terça-feira, 14 de setembro de 2021

CineEco 2021: Cinco Ecotalks, Antestreias Nacionais, Concertos e mais destaques da 27.ª edição

O CineEco - Festival Internacional de Cinema Ambiental de Seia anunciou os principais destaques da 27.ª edição, que decorre entre 9 e 16 de Outubro. Estão já assegurados três filmes em ante-estreias nacionais, um destes está já confirmado: La Croisade, de Louis Garrel.

A abrir o evento, no dia 9 de Outubro, será exibido o documentário O Lago Sagrado, Uma viagem por uma estrada profunda e gelada, com a presença da realizadora Carla Varanda e do fotógrafo Mário Lisboa. Antes da sessão, será inaugurada a mostra fotográfica sobre o lago gelado de Baikal, na Rússia, patente de 9 de Outubro a 30 de Novembro. O concerto de abertura do CineEco estará a cargo dos Anaquim.

Nos dias 10, 11, 12, 14 e 15 de Outubro, haverá espaço para cinco Ecotalks sobre temáticas associadas ao cinema e ao ambiente, com a participação de nomes como Christiane Torloni, actriz brasileira e realizadora do filme Amazónia, o Despertar da Florestania, premiado na edição passada; Chico Guariba, director da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental de São Paulo; Jorge Pelicano, cineasta e repórter de imagem; Diogo Reffóios, nómada digital; Joana Sá, pianista, improvisadora e compositora; Cristina Branquinho professora de ecologia e investigadora, entre outros.

A 13 de Outubro, Dörte Schneider, especialista certificada em matéria de educação e sensibilização para uma produção mais verde, dará uma palestra sobre Green Shotting, com foco na adopção de práticas ambientais sustentáveis e integração de modelos de produção mais verdes.

De 9 de Outubro a 30 de Novembro estará também patente no Foyer Auditório a mostra Artes Plásticas – Projeto ReciclARTE, da companhia ASTA Teatro, que integra artes plásticas, teatro, música e lixo, para a criação de objectos artísticos e de forma a combater o insucesso escolar e educar para a reciclagem, reutilização e reaproveitamento de resíduos. 

A 16 de Outubro, em parceria com o Festival DME, poderá ser vista a instalação interativa Lugares Invisíveis, uma mostra com paisagens sonoras e visuais que visam a reflexão sobre o meio ambiente, diferentes níveis de poluição e a nossa relação com o planeta. 

Mais informações sobre o CineEco Seia em www.cineeco.pt.

Sem comentários: