25-abril-billboard

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Doclisboa 2021: 11 Filmes a não perder

A 19.ª edição do Doclisboa está de regresso às salas da capital. O festival começa hoje, dia 21, e prolonga-se até 31 de Outubro. O Hoje Vi(vi) um Filme dá-te algumas sugestões de filmes que não deves perder.

Landscapes of Resistance (Pejzaži Otpora), Marta Popivoda
"O filme segue as memórias de Sonja (97 anos), combatente antifascista, uma das primeiras mulheres da resistência na Jugoslávia e também uma das cabecilhas do movimento de resistência em Auschwitz, mostrando que é sempre possível pensar e resistir."
21 OUT / 21h00
Culturgest – Grande Aud.

Danse Macabre (Morana Sati), Thunska Pansittivorakul, Phassarawin Kulsomboon
"Danse Macabre é uma dança que investiga mortes que são recordadas e esquecidas na história, incluindo a de reis, cidadãos e apátridas. Na Tailândia, houve muitas mortes suspeitas ao longo dos últimos 90 anos, mas ninguém se atreveu a questioná-las."
27 OUT / 22h00
Cinema Ideal
28 OUT / 15h00
Culturgest – Pequeno Aud.

Distopia, Tiago Afonso
"Ao longo de treze anos, de 2007 a 2020, o filme acompanha a mudança no tecido social da cidade do Porto. Demolições, expulsões e realojamentos que afectam a comunidade cigana do Bacelo, a população do Bairro do Aleixo e os vendedores da Feira da Vandoma."
23 OUT / 21h30
São Jorge – Sala M. Oliveira
29 OUT / 10h30
Culturgest – Grande Aud.

Hotel Royal, Salomé Lamas
"'No decorrer dos meus deveres de limpeza, examinei os pertences de cada hóspede do hotel e observei, através dos detalhes, vidas que permanecerão desconhecidas', diz a camareira temporária, incapaz de se relacionar, num grande hotel à beira-mar."
22 OUT / 18h15
São Jorge – Sala M. Oliveira
23 OUT / 11h00
São Jorge – Sala M. Oliveira

Castro's Spies, Ollie Aslin, Gary Lennon
"A história emocionante de um grupo de elite de espiões cubanos infiltrados nos EUA nos anos 1990. Do recrutamento ao treino à captura em terreno norte-americano, o filme espreita um mundo secreto de identidades falsas, relações amorosas e traição."
22 OUT / 22h00
Culturgest – Grande Aud.
26 OUT / 15h45
Culturgest – Grande Aud.

Gorbachev. Heaven, Vitaly Mansky
"Gorbachev mudou o mundo no século XX. Foi o arquitecto da Glasnost e da Perestroika e derrubou o Muro de Berlim. Por outro lado, o império soviético colapsou sob o seu comando e o seu próprio povo desaprova-o."
22 OUT / 14h30
São Jorge – Sala 3
24 OUT / 18h45
Culturgest – Grande Aud.

Uprising, Steve McQueen, James Rogan
"Análise de três acontecimentos de 1981 e de como definiram as relações raciais para uma geração: o incêndio de New Cross, em que morreram 13 adolescentes negros; o Dia de Acção do Povo Negro, que reuniu mais de 20 000 pessoas; e os motins de Brixton."
31 OUT / 14h45
Culturgest – Grande Aud.

Kinorama – Beyond the Walls of the Real, Edgar Pêra
"Filme auto-reflexivo, resultado de uma década de investigação no formato estereoscópico, capítulo final do filme-dissertação de doutoramento O Espectador Espantado. Aborda temas como tempo e realidade, manipulação e liberdade, cinema 3D e para além."
24 OUT / 19h30 
C. City Campo Pequeno – Sala 3
27 OCT / 19h30 
C. City Campo Pequeno – Sala 3

Alcindo, Miguel Dores
"A 10 de Junho de 1995, para celebrar o Dia da Raça e a vitória na Taça de Portugal do Sporting, um grupo de etno-nacionalistas portugueses sai às ruas do Bairro Alto, em Lisboa, para espancar pessoas negras. O resultado oficial foram 11 vítimas, uma delas mortal."
24 OUT / 19h00
São Jorge – Sala M. Oliveira

Eunice ou Carta a Uma Jovem Actriz (Eunice or a Letter to a Young Actress), Tiago Durão
"Revisitamos a vida de Eunice Muñoz através das memórias privadas da sua casa. Observamos o lado íntimo da actriz, que aqui não representa nenhum papel que não seja o de ser quem é ao lado de quem ama. Observamos a cumplicidade natural com Lídia, vemos como as separam 62 anos de corpo e nem um único de espírito. Abrem-nos as portas à sua intimidade e aos seus rituais domésticos. Convictas de que o teatro é mais real do que a vida, a estas duas actrizes coube viver uma mais pura forma de vida, que ultrapassasse todas as verossimilhanças do teatro, transformando o cinema na mais bela vigarice do mundo."
31 OUT / 15h30
São Jorge – Sala M. Oliveira

Roadrunner: A Film About Anthony Bourdain, Morgan Neville
"Chef, escritor, aventureiro, provocador: Anthony Bourdain viveu a vida descaradamente. Um olhar íntimo e de bastidores sobre a forma como um chef anónimo se tornou num ícone cultural mundialmente famoso."
28 OUT / 22h00
São Jorge – Sala M. Oliveira
31 OUT / 10h30
São Jorge – Sala 3

Sem comentários: