terça-feira, 5 de outubro de 2021

Festa do Cinema Italiano 2021: Nanni Moretti a abrir; Emma Dante a fechar (e a abrir o 'Olhares do Mediterrâneo')

A 14.ª edição da Festa do Cinema Italiano terá o novo filme de Nanni Moretti, Tre piani (Três Andares), a abrir, e a encerrar estará Le sorelle Macaluso (As Irmãs Macaluso), de Emma Dante.

Tre piani

A sessão de encerramento da Festa, em Lisboa, será, simultaneamente, o Filme de Abertura do Olhares do Mediterrâneo, numa parceria entre os dois festivais.

Tre piani (Três Andares) será exibido no dia 2 de Novembro, no Cinema São Jorge, em antestreia. O filme adapta o romance homónimo de Eshkol Nevo, e conta "a história de três famílias que vivem num prédio de três andares num bairro de Roma. Durante 10 anos, as vidas de cada família são determinadas por eventos que obrigam as personagens a lidar com situações dolorosas, difíceis e inconformáveis. As escolhas que cada um faz vão determinar o curso da sua existência". Tres piani estreia nas salas portuguesas a 4 de Novembro.

Le sorelle Macaluso (As Irmãs Macaluso), terceira longa-metragem da dramaturga Emma Dante, será exibido no dia 10 de Novembro, no Cinema São Jorge. O filme acompanha cinco irmãs - Maria, Pinuccia, Lia, Katia e Antonella - na infância, na idade adulta e na velhice. "Nascidas e criadas num apartamento no último andar de um prédio nos arredores de Palermo. Uma casa que carrega os sinais do passar do tempo dos que cresceram e dos que ainda vivem. A história de cinco mulheres, de uma família, das que vão embora, das que ficam e das que resistem"

Le sorelle Macaluso

Festa do Cinema Italiano acontece de 2 a 10 de Novembro, em Lisboa (Cinema São Jorge, UCI El Corte Inglés, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, Culturgest), de 2 a 4 de Novembro em Coimbra (TAGV – Teatro Académico Gil Vicente), de 3 a 5 de Novembro, em Beja (Pax Júlia Teatro Municipal), de 4 a 7 de Novembro, em Setúbal (Auditório Charlot), de 4 a 7 de Novembro, em Penafiel (Cinemas Cinemax), de 4 a 10 de Novembro no Porto (Cinema Trindade), de 4 a 7 de Novembro, em Cascais (Cinema da Villa), 6 e 7 de Novembro, em Alverca do Ribatejo (TEIV – Teatro Estúdio Ildefonso Valério), de 15 a 16 de Novembro, em Aveiro (Teatro Aveirense), de 18 a 25 de Novembro, em Tomar (Cine-Teatro Paraíso), de 23 a 26 de Novembro, em Almada (Auditório Fernando Lopes Graça), seguindo para outras cidades portuguesas a anunciar em breve.

Mais informações em https://festadocinemaitaliano.com/.

Sem comentários: