As celebrações d' O Dia Mais Curto estão de regresso pelo nono ano consecutivo com sessões de cinema por todo o país.
A chegada do Inverno ao hemisfério norte serve de mote para a celebração da curta-metragem. Todos os anos, entre 21 e 22 de Dezembro, com a chegada da Estação mais fria, assinala-se o dia mais curto do ano.
A Agência da Curta Metragem apresenta este ano quatro programas distintos, para todas as idades e públicos, com filmes portugueses ou internacionais, exibidos de norte a sul, no continente e ilhas. Curtas do Mundo propõe uma viagem por as obras exibidas na mais recente edição do festival Curtas Vila do Conde. O programa Novas Curtas Portuguesas dá a oportunidade para conhecer autores nacionais e as suas histórias, enquanto as secções dedicadas aos mais jovens, Curtinhas para Todos (M/6) e Amiguinhos (M/3), oferecem muita animação e educação pela imagem.
Aos programas propostos pela Agência da Curta Metragem, somam-se ainda as programações próprias das várias associações ou cineclubes que aderiram ao evento, sessões especiais para escolas, e a sua exibição televisiva ou online.
NOVAS CURTAS PORTUGUESAS - Duração 72’ · M/12
Laura Carreira · Portugal · Reino Unido
«Anna, uma trabalhadora temporária, passeia o cão de manhã antes de ir às compras. Vagueia pela secção de produtos com desconto do supermercado, tentando encontrar os mais acessíveis. À medida que se aproxima da caixa, a agência liga; perdeu o turno. The Shift procura capturar a condição vulnerável de um trabalhador temporário e revelar as consequências imediatas da distância perigosamente curta e sempre presente que separa emprego e pobreza, segurança e tumulto.»
«Um olhar sobre o caso do assassinato de Gisberta Salce Jr., transexual, seropositiva, toxicodependente e sem-abrigo que foi violentamente torturada durante vários dias por um grupo de 14 adolescentes no Porto, em 2006. Com testemunhos de amigas transexuais de Gisberta, assim como entrevistas inéditas a dois dos envolvidos no caso. Abordando conceitos como memória, violência, condição social, discriminação e identidade de género, “O Teu Nome É” confronta dessa forma diferentes perspetivas e dimensões da condição humana. (Prémio My Generation – 29.º Curtas Vila do Conde).»
Mónica Martins Nunes · Portugal · Alemanha
«Velhos montes vão caindo vagarosamente sobre a terra. A mesma terra da qual um dia foram erguidos. E sem protesto, voltam a ser só chão, como se não tivessem abrigado gerações de gente lavrando, semeando, ceifando, amassando e comendo o fruto do duro trabalho. Fingindo não ter escutado as estórias, modas, décimas e outras poesias; e testemunhado a seca, o abandono, a fuga para a cidade. Sortes acompanha a vida dos restantes habitantes e seus animais, espalhados pela Serra de Serpa no Baixo Alentejo. Ao ritmo do trabalho do campo e pela voz dos poetas populares, torna-se retrato dos que ficaram e réquiem aos que foram.»
CURTAS DO MUNDO - Duração 78’ · M/12
WE HAVE ONE HEART
Katarzyna Warzecha· Polónia
2020 · ANI · DOC · 11‘
«Depois da morte da sua mãe, Adam depara-se com algumas cartas que os pais trocaram anos antes. Esta é uma oportunidade para ele saber mais sobre o pai que nunca conheceu. A justaposição de desenhos animados e material de arquivo faz-nos voltar quarenta anos atrás e permite-nos descobrir um extraordinário segredo de família.»
A QUESTO PUNTO
Pablo Cotten, Joseph Rozé · França
2021 · FIC · 26‘
«Depois de se conhecerem numa festa, Isaac e Ava passam a noite a caminhar no frio inverno parisiense e, sem se aperceberem, apaixonam-se. Mas Ava tem que ir para o Brasil no dia seguinte. Enquanto ele espera por ela sozinho, Isaac descobre que o avião de Ava desapareceu.»
O REI DAVID
Lila Pinell · França
2021 · FIC · 41‘
«Shana está à procura de um emprego e precisa de dinheiro para deixar a França e seu grupo errado. Mas o passado que ela quer esquecer nunca está longe. Além disso, quererá ela realmente deixar tudo para trás?»
CURTINHAS PARA TODOS - Duração 54’ · M/6
KIKI, O PASSARINHO
Julie Rembauville, Nicolas Bianco-Levrin · França
2020 · ANI · 6’
«Um pássaro sonha em voar com os pássaros livres lá fora. Quando finalmente tem uma oportunidade, foge e encontra um amigo que lhe propõe viver em liberdade. (Menção honrosa M/3 – 29.º Curtas Vila do Conde)»
TESOURO
Alexandre Manzanares, Guillaume Cosenza, Philipp Merten, Silvan Moutte--Roulet · França
2020 · ANI · 7’
«Uma paixão que surge nas profundezas do mar acaba por ser confrontada com uns desafios bem peculiares.»
GUARDA-CHUVAS
José Prats, Álvaro Robles · França · Espanha
2020 · ANI · 12’
«Numa vila onde a chuva nunca para, Kyna passa os dias a brincar, protegida pelo seu pai. Uma noite, a sua cadela desaparece. (Menção Honrosa M/6 – 29.º Curtas Vila do Conde).»
VANILLE
Guillaume Lorin · França · Suíça
2020 · ANI · 29’
«Vanille, uma jovem parisiense, embarca numa aventura exótica e cheia de mistério em Guadalupe. São umas férias que prometem ser cheias de surpresas! (Prémio Curtinhas – 29.º Curtas Vila do Conde)»
AMIGUINHOS - Duração 44’ · M/3
CLICK
Marine Jacob · Bélgica
2017 · ANI · 1’
«Num jardim zoológico, um menino tenta fotografar uma borboleta e ignora os outros animais à sua volta.»
PAWO
Antje Heyn · Alemanha
2015 · ANI · 8’
«Pawo (tibetano para “ser corajoso”) é a aventura mágica de uma pequena boneca, que se encontra num mundo curioso. Graças a alguns estranhos companheiros, ela torna-se gradualmente consciente da sua força e habilidades.»
DODU – O RAPAZ DE CARTÃO
José Miguel Ribeiro · Portugal
2010 · ANI · 5’
«Dodu, o rapaz de cartão, é muito sensível e vive numa cidade hostil para as crianças. Por isso, passa muitas horas dentro de casa, a brincar com Carica, a sua amiga joaninha. Sempre que Dodu arranha a superfície do caixote de cartão, cria mundos maravilhosos habitados por criaturas invulgares que o ajudam a lidar com as suas emoções e a crescer.»
URSA – A CANÇÃO DA AURORA BOREAL
Natalia Malykhina · Noruega
2021 · ANI · 10’
«Uma bela e melancólica história sobre um pequeno urso polar que está sozinho no escuro e frio Ártico à procura da sua mãe.»
A LUPA
Nazgol Emami · Alemanha
2017 · ANI · 11’
«Com muita imaginação e uma lupa, uma menina consegue transformar a sua nova casa num mundo mágico. Se ao menos não houvesse aquele toque irritante da campainha! Quem poderá ser?»
DESPERTADOR
Filip Diviak · República Checa
2017 · ANI · 10’
«Num país nórdico e frio, no início do século 19, acompanhamos a história da vida estereotipada de um velho cujo trabalho é ser o despertador, ou seja, um homem que desperta pessoas. A sua vida ainda é a mesma, até ao dia em que ele ganha um velho e brilhante sino.»
Sem comentários:
Enviar um comentário