sábado, 23 de outubro de 2021

O Dia Mais Curto 2021 regressa para celebrar o cinema em curta-metragem

As celebrações d' O Dia Mais Curto estão de regresso pelo nono ano consecutivo com sessões de cinema por todo o país. 

A chegada do Inverno ao hemisfério norte serve de mote para a celebração da curta-metragem. Todos os anos, entre 21 e 22 de Dezembro, com a chegada da Estação mais fria, assinala-se o dia mais curto do ano.

A Agência da Curta Metragem apresenta este ano quatro programas distintos, para todas as idades e públicos, com filmes portugueses ou internacionais, exibidos de norte a sul, no continente e ilhas. Curtas do Mundo propõe uma viagem por as obras exibidas na mais recente edição do festival Curtas Vila do Conde. O programa Novas Curtas Portuguesas dá a oportunidade para conhecer autores nacionais e as suas histórias, enquanto as secções dedicadas aos mais jovens, Curtinhas para Todos (M/6) e Amiguinhos (M/3), oferecem muita animação e educação pela imagem.

Aos programas propostos pela Agência da Curta Metragem, somam-se ainda as programações próprias das várias associações ou cineclubes que aderiram ao evento, sessões especiais para escolas, e a sua exibição televisiva ou online.


NOVAS CURTAS PORTUGUESAS - Duração 72’ · M/12

THE SHIFT

Laura Carreira · Portugal · Reino Unido

2020 · FIC · 9’

«Anna, uma trabalhadora temporária, passeia o cão de manhã antes de ir às compras. Vagueia pela secção de produtos com desconto do supermercado, tentando encontrar os mais acessíveis. À medida que se aproxima da caixa, a agência liga; perdeu o turno. The Shift procura capturar a condição vulnerável de um trabalhador temporário e revelar as consequências imediatas da distância perigosamente curta e sempre presente que separa emprego e pobreza, segurança e tumulto.»


O TEU NOME É

Paulo Patrício · Portugal

2021 · ANI · 24’

«Um olhar sobre o caso do assassinato de Gisberta Salce Jr., transexual, seropositiva, toxicodependente e sem-abrigo que foi violentamente torturada durante vários dias por um grupo de 14 adolescentes no Porto, em 2006. Com testemunhos de amigas transexuais de Gisberta, assim como entrevistas inéditas a dois dos envolvidos no caso. Abordando conceitos como memória, violência, condição social, discriminação e identidade de género, “O Teu Nome É” confronta dessa forma diferentes perspetivas e dimensões da condição humana. (Prémio My Generation – 29.º Curtas Vila do Conde).»


SORTES

Mónica Martins Nunes · Portugal · Alemanha

2021 · FIC · 39’

«Velhos montes vão caindo vagarosamente sobre a terra. A mesma terra da qual um dia foram erguidos. E sem protesto, voltam a ser só chão, como se não tivessem abrigado gerações de gente lavrando, semeando, ceifando, amassando e comendo o fruto do duro trabalho. Fingindo não ter escutado as estórias, modas, décimas e outras poesias; e testemunhado a seca, o abandono, a fuga para a cidade. Sortes acompanha a vida dos restantes habitantes e seus animais, espalhados pela Serra de Serpa no Baixo Alentejo. Ao ritmo do trabalho do campo e pela voz dos poetas populares, torna-se retrato dos que ficaram e réquiem aos que foram.»


CURTAS DO MUNDO - Duração 78’ · M/12

WE HAVE ONE HEART

Katarzyna Warzecha· Polónia

2020 · ANI · DOC · 11‘

«Depois da morte da sua mãe, Adam depara-se com algumas cartas que os pais trocaram anos antes. Esta é uma oportunidade para ele saber mais sobre o pai que nunca conheceu. A justaposição de desenhos animados e material de arquivo faz-nos voltar quarenta anos atrás e permite-nos descobrir um extraordinário segredo de família.»


A QUESTO PUNTO

Pablo Cotten, Joseph Rozé · França

2021 · FIC · 26‘

«Depois de se conhecerem numa festa, Isaac e Ava passam a noite a caminhar no frio inverno parisiense e, sem se aperceberem, apaixonam-se. Mas Ava tem que ir para o Brasil no dia seguinte. Enquanto ele espera por ela sozinho, Isaac descobre que o avião de Ava desapareceu.»


O REI DAVID

Lila Pinell · França

2021 · FIC · 41‘

«Shana está à procura de um emprego e precisa de dinheiro para deixar a França e seu grupo errado. Mas o passado que ela quer esquecer nunca está longe. Além disso, quererá ela realmente deixar tudo para trás?»


CURTINHAS PARA TODOS - Duração 54’ · M/6

KIKI, O PASSARINHO

Julie Rembauville, Nicolas Bianco-Levrin · França

2020 · ANI · 6’

«Um pássaro sonha em voar com os pássaros livres lá fora. Quando finalmente tem uma oportunidade, foge e encontra um amigo que lhe propõe viver em liberdade. (Menção honrosa M/3 – 29.º Curtas Vila do Conde)»


TESOURO

Alexandre Manzanares, Guillaume Cosenza, Philipp Merten, Silvan Moutte--Roulet · França

2020 · ANI · 7’

«Uma paixão que surge nas profundezas do mar acaba por ser confrontada com uns desafios bem peculiares.»


GUARDA-CHUVAS

José Prats, Álvaro Robles · França · Espanha

2020 · ANI · 12’

«Numa vila onde a chuva nunca para, Kyna passa os dias a brincar, protegida pelo seu pai. Uma noite, a sua cadela desaparece. (Menção Honrosa M/6 – 29.º Curtas Vila do Conde).»


VANILLE

Guillaume Lorin · França · Suíça

2020 · ANI · 29’

«Vanille, uma jovem parisiense, embarca numa aventura exótica e cheia de mistério em Guadalupe. São umas férias que prometem ser cheias de surpresas! (Prémio Curtinhas – 29.º Curtas Vila do Conde)»


AMIGUINHOS - Duração 44’ · M/3

CLICK

Marine Jacob · Bélgica

2017 · ANI · 1’

«Num jardim zoológico, um menino tenta fotografar uma borboleta e ignora os outros animais à sua volta.»


PAWO

Antje Heyn · Alemanha

2015 · ANI · 8’

«Pawo (tibetano para “ser corajoso”) é a aventura mágica de uma pequena boneca, que se encontra num mundo curioso. Graças a alguns estranhos companheiros, ela torna-se gradualmente consciente da sua força e habilidades.»


DODU – O RAPAZ DE CARTÃO

José Miguel Ribeiro · Portugal

2010 · ANI · 5’

«Dodu, o rapaz de cartão, é muito sensível e vive numa cidade hostil para as crianças. Por isso, passa muitas horas dentro de casa, a brincar com Carica, a sua amiga joaninha. Sempre que Dodu arranha a superfície do caixote de cartão, cria mundos maravilhosos habitados por criaturas invulgares que o ajudam a lidar com as suas emoções e a crescer.»


URSA – A CANÇÃO DA AURORA BOREAL

Natalia Malykhina · Noruega

2021 · ANI · 10’

«Uma bela e melancólica história sobre um pequeno urso polar que está sozinho no escuro e frio Ártico à procura da sua mãe.»


A LUPA

Nazgol Emami · Alemanha

2017 · ANI · 11’

«Com muita imaginação e uma lupa, uma menina consegue transformar a sua nova casa num mundo mágico. Se ao menos não houvesse aquele toque irritante da campainha! Quem poderá ser?»


DESPERTADOR

Filip Diviak · República Checa

2017 · ANI · 10’

«Num país nórdico e frio, no início do século 19, acompanhamos a história da vida estereotipada de um velho cujo trabalho é ser o despertador, ou seja, um homem que desperta pessoas. A sua vida ainda é a mesma, até ao dia em que ele ganha um velho e brilhante sino.»

Sem comentários: