O IndieLisboa 2022 anunciou uma retrospectiva da obra da realizadora Doris Wishman.
"Doris Wishman (1912-2002) passou meio século na vanguarda da má reputação, tornando explícito com o seu cinema aquilo que não era permitido à imagem. Autodidata, Wishman construiu sozinha a sua carreira, produzindo, realizando e montando a maior parte dos filmes que compõem a sua filmografia, e que serão apresentados em conjunto com a Cinemateca Portuguesa já na próxima edição do festival", foi anunciado em comunicado.
"Estreou-se em 1960 e tornou-se pioneira da sexploitation feminina no cinema ao longo da década. Começou por produzir os chamados nudie cuties, dos quais se destaca Nude on the Moon (1961), uma longa-metragem de fantasia científica que leva dois astronautas a descobrir uma colónia de nudistas na lua. Mas o crescente desinteresse do público pelo estilo fez com que a cineasta mudasse o rumo do seu cinema e seguisse o caminho dos roughies, um subgénero popular à época que combinava desejo e violência, e que em Wishman acabou por denunciar um olhar sobre o que significa ser mulher. Com o frenético Bad Girls Go to Hell (1965), a sua obra-prima por excelência, hostilidade para com as mulheres e tentações pervertidas tornaram-se temas recorrentes. Audaciosamente eróticos e de carácter protofeminista, fazem ainda parte da sua lista de filmes mais conhecidos os títulos Deadly Weapons (1974), Double Agent 73 (1974), ou o semi-documentário Let Me Die a Woman (1978)."
Afastou-se da indústria cinematográfica na década de 1980, e a artista Peggy Ahwesh reencontrou-a em Miami, em 1994, a trabalhar numa sex shop. Na sua zine The Films of Doris Wishman, Ahwesh descreve a realizadora como uma “mulher obcecada com os temas do estatuto social e liberdade feminina, o drama contemporâneo do medo, desconfiança e o desafio entre os sexos”. Peggy Ahwesh marcará presença no IndieLisboa, para acompanhar a retrospectiva Sem-Vergonha, ou o Cinema de Doris.
O IndieLisboa regressa de 28 de Abril a 8 de Maio, no Cinema São Jorge, Culturgest, Cinemateca Portuguesa e Cinema Ideal.
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