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quinta-feira, 28 de julho de 2022

Queer Lisboa 2022 abre com 'Fogo-Fátuo' e anuncia primeiros destaques

O Queer Lisboa anunciou os primeiros títulos da sua 26.ª edição, que acontece de 16 a 24 de Setembro, no Cinema São Jorge e na Cinemateca Portuguesa. 

Fogo-Fátuo, de João Pedro Rodrigues, será o filme de abertura (uma comédia erótica em jeito de musical, sobre o qual escrevemos aqui) e Esther Newton Made Me Gay, de Jean Carlomusto, (documentário sobre Esther Newton, antropóloga social, activista lésbica, e precursora dos Estudos de Género e da Teoria Queer) marcará o encerramento do festival. 

O Queer Lisboa anunciou igualmente a retrospectiva Notes on Camp: o Delírio Drag do Gay Girls Riding Club. Trata-se de "uma incursão pelo universo 'camp' através da obra cinematográfica do colectivo que dá título ao ciclo, formado em finais dos anos 1950 por um grupo de homens que se juntava aos domingos para andar a cavalo, e que começou a organizar festas drag (as Annual Halloween Balls), que persistiram até finais da década de 1980. No início da década de 1960, o colectivo começa a produzir filmes que são o 'camp' na sua essência: paródias a clássicos de cinema de Hollywood"

Suddenly, Last Sunday, de 1962, foi o primeiro filme do colectivo e julga-se irremediavelmente desaparecido, uma citação directa ao Suddenly, Last Summer (1959), de Joseph L. Mankiewicz, escrito a partir da peça de Tennessee Williams. Seguiu-se outra curta-metragem, no mesmo ano, que já fará parte da retrospectiva apresentada no festival, Always on Sunday, uma paródia ao filme grego Never on Sunday (1960), de Jules Dassin. Em 1963, o colectivo filma What Really Happened to Baby Jane, apresentado apenas um par de meses após a estreia em sala de What Ever Happened to Baby Jane? (1962). Também de 1963 é The Roman Springs on Mr. Stone, paródia drag ao The Roman Spring of Mrs. Stone (1961), de José Quintero. O primeiro título do Gay Girls Riding Club que não é referência directa a nenhum filme específico surge em 1967, com The Spy on the Fly, uma sátira aos primeiros filmes da saga James Bond. Em 1972, surge única longa-metragem do colectivo, All about Alice, alusão directa a All about Eve (1950), de Joseph L. Mankiewicz. Nesta retrospectiva, tanto os filmes originais como as obras que por estes foram inspiradas irão ser exibidos na Cinemateca Portuguesa.

As competições do Queer Lisboa 26 e restante programação fora de competição serão reveladas em breve. Mais informações sobre o festival em http://queerlisboa.pt/.

FILMES ANUNCIADOS:

Noite de Abertura

Fogo-Fátuo / Will-o’-the-Wisp, João Pedro Rodrigues (Portugal, 2022, 67’)

Noite de Encerramento

Esther Newton Made Me Gay, Jean Carlomusto (EUA, 2022, 92’)

Retrospectiva - “Notes on Camp: o Delírio Drag de Gay Girs Ridding Club”

All about Alice, Ray Harrison (EUA, 1972, 68’) 

Always on Sunday, Connie B. de Mille (aka Ray Harrison) (EUA, 1962, 8’) 

The Roman Springs on Mrs. Stone, Connie B. de Mille (aka Ray Harrison) (EUA, 1963, 19’) 

The Spy on the Fly, Ray Harrison (EUA, 1967, 43’) 

What Really Happened to Baby Jane, Connie B. de Mille (aka Ray Harrison) (EUA, 1963, 32’) 

+

All about Eve, Joseph L. Mankiewicz  (EUA, 1950, 138’) 

Myra Breckinridge, Michael Sarne (EUA, 1970, 94’) 

Never on Sunday / Pote tin Kyriaki, Jules Dassin (Grécia, 1960, 91’) 

Suddenly, Last Summer, Joseph L. Mankiewicz  (EUA, 1959, 114’) 

What Ever Happened to Baby Jane?, Robert Aldrich (EUA, 1962, 134’)

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