sábado, 17 de setembro de 2022

Arquiteturas Film Festival 2022: De 27 de Setembro a 1 de Outubro no Porto

A 9.ª edição do Arquiteturas Film Festival muda-se para o Porto, de 27 de Setembro a 1 de Outubro, com o mote Slow Down! e muito cinema, debates, exposição e masterclasses.

A ideia de “abrandamento” comanda a edição deste ano, "ainda que isso implique demolir, reduzir, reutilizar, ou subtrair a arquitectura". Ao longo de cinco dias, o festival assentará em quatro eixos: Programa Oficial, Programa da Instituição Convidada, Programa Experimental e Programa de Competição. Cada eixo do programa está associado a um ou dois locais da cidade: ao Cinema Passos Manuel, à Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), à Fundação Instituto Marques da Silva (FIMS), ao INSTITUTO e à Casa Comum.

Nesta 9.ª edição, o Arquiteturas deixa de ter um país convidado e passa a convidar uma instituição. O escolhido este ano é o Centre for Documentary Architecture (CDA), fundado pela alemã Ines Weizman, e irá juntar, no festival, "arquitectos, cineastas, artistas, programadores digitais, historiadores e outros amantes da arquitectura para refletir sobre a noção de arquivo, através da apresentação de filmes, debates e uma exposição na FIMS, que poderá ser visitada gratuitamente durante o festival" e ficará patente até 22 de Outubro.

Programa

O Programa Oficial, com curadoria da arquitecta e jornalista Catarina de Almeida Brito, e pelo director do festival, Paulo Moreira, inclui a sessão de abertura, no Cinema Passos Manuel, com o filme Landscape Healing, de Richard John Seymour. Depois da sessão haverá uma conversa entre o realizador, o arquitecto norueguês fundador do atelier 3RW arkitekter, Haakon Rasmus Rasmussen, e a arquitecta e fundadora do atelier DK-CM, Cristina Monteiro, com moderação da gestora de projectos e de programação do INSTITUTO, Raquel Pais.

Landscape Healing, Richard John Seymour

Nas manhãs dos dias seguintes, Richard John Seymour e Ines Weizman conduzem masterclasses na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, que terão o acompanhamento do professor especialista em Arquitectura e Cinema, Luís Urbano.

O Programa da Instituição Convidada terá lugar na Fundação Instituto Marques da Silva, e inicia com uma conferência da directora, Ines Weizman, e inauguração da exposição The Matter of Data. Documentary Architecture as Historical Method. O acesso à FIMS, inclusive à exposição, é gratuito durante o festival.

O Programa Experimental acontece na sede da organização do festival, o INSTITUTO, na Rua dos Clérigos. O programa está a cargo da arquitecta e curadora Mariana Pestana, e apresenta pela primeira vez em Portugal uma selecção de filmes da série Critical Cooking Show, produzidos para a 5.ª edição da Bienal de Design de Istambul, em 2020, que teve a curadoria da portuguesa.

Competição

Dos filmes submetidos à Open Call do Arquiteturas Film Festival, foram selecionados 23 filmes, que serão exibidos em oito sessões na Casa Comum, no edifício da Reitoria da Universidade do Porto. A selecção foi coordenada por Sofia Mourato, antiga directora do festival, e incluiu um comité composto por Andreia Garcia, Daniela Silva, Sara Nunes e Vasco Mendes. O júri da competição é composto pela arquitecta e professora Joana Rafael; pela co-fundadora do colectivo Locument, a polaca Romea Muryń; pela artista, arquitecta e investigadora croata Ivana Sehic; pelo cineasta e artista visual Miguel C. Tavares; e pelo realizador Duarte Natário.

Os prémios serão entregues nas categorias de Documentário, Ficção, Filme Experimental, Talento Emergente, Prémio do Público e Consciência Social. Os filmes premiados serão apresentados em duas sessões, no último dia do festival, no Cinema Passos Manuel.

Entre os filmes seleccionados, destacam-se Remnants of Memory, de Jyll Johnstone e Michael Arlen Davis (EUA, 2021); Memories of the Berlin Room, de Jörn Staeger (Alemanha, 2021); Light Snatcher (Finlândia, 2021), de Charlotte Airas; Bawa’s Garden (Reino Unido e Sri Lanka, 2022) de Clara Kraft Isono; Them, the Land and Us (Brasil, 2020), de Vitor Villaça Campanario; Group Affairs, de Onur Can Tepe e Marcel IJzerman (Países Baixos, 2022), entre outros. Entre os realizadores com presença confirmada no festival estão: Jonathan Ben-Shaul (What Shall We Do With These Buildings?, Ucrânia, 2022), Melanie Pereira (Places of Absence, Portugal, 2021), Charlotte Airas (Light Snatcher) e Onur Can Tepe (Group Affairs). Portugal conta com quatro filmes em competição: Waters of Pastaza (2022), de Inês T. Alves; Places of Absence (2021), de Melanie Pereira; Lethes (2021), de Eduardo Brito; e Luz de Presença (2021), de Diogo Costa Amarante.

Waters of Pastaza, Inês T. Alves

O acesso às sessões do Arquiteturas Film Festival é gratuito, sujeito à limitação dos espaços (para o programa Experimental, o INSTITUTO tem um limite de lotação de 30 pessoas). A masterclass na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, necessita de inscrição prévia, através do email do festival.

O programa completo do festival e toda a informação pode ser consultada em arquiteturasfilmfestival.com.

Sem comentários: