quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Estreias da Semana #531

Esta Quinta-feira, chegam às salas de cinema portuguesas dez novos filmes. Também há novidades no streaming.

Black Adam (2022)
Na antiga Kahndaq, o escravo Teth Adam é presenteado com os poderes dos deuses. Ao usar esses poderes para se vingar da morte do filho, é castigado e feito prisioneiro. 5 mil anos depois, é subitamente liberto e, uma vez mais, impõe ao mundo o seu sombrio sentido de justiça. Recusando render-se, Teth Adam é desafiado por uma equipa de heróis modernos conhecidos como a Sociedade da Justiça - Hawkman, Doutor Fate, Atom Smasher e Cyclone - que procuram devolvê-lo ao cativeiro eterno.

Filme-documentário do colectivo Bataclan 1950 e Bagabaga Studios mostra como é viver na Zona J, sem preconceitos e ao som dos ritmos vibrantes dos jovens que lá habitam. Chelas nha Kau (Chelas, meu lugar) nasceu da vontade de um grupo de amigos que quiseram contar as suas histórias e as histórias do seu bairro, nos seus termos, através da sua perspectiva e música. Produzido e realizado de forma colectiva, é o reflexo de um processo criativo de experimentação colaborativo, que apresenta o olhar das diversas pessoas que pegam na câmara e mostram aquilo que lhes é próximo e importante. Um filme que nasceu no decorrer de um atelier de multimédia criado para jovens da Zona J.

Cinderella e a Pequena Feiticeira (2022)
Ella And The Little Sorcerer
Ella e os amigos partem em busca da magia que pode ajudar o príncipe Alex, que ficou preso no corpo de um rato, a voltar à sua forma humana. Mesmo perante muitas adversidades, eles encontram o caminho e aprendem que a amizade é a cura mais poderosa nos momentos difíceis.

Mutu Mbi: Má Pessoa (2022)
Mutu Mbi
Após ter assassinado a mulher por ganância, Otchaly Hanji, um artista plástico bem sucedido, faz recair sobre a família uma maldição. A onda de segredos e mistérios que se segue transformam a vida dos Hanji num inferno na Terra.

O Exorcismo de Deus (2022)
The Exorcism of God
Um padre americano que trabalha no México é considerado um santo por muitos paroquianos locais. No entanto, devido a um exorcismo falhado, carrega um segredo que o perturba. Até ao dia em que terá a oportunidade de enfrentar o seu demónio uma última vez.

Objectos de Luz (2022)
A evocação da luz no cinema leva a Personagem do Homem da Luz a reflectir sobre ela, sua essência e as suas múltiplas manifestações, numa revisitação a espaços geográficos e de memórias.

Sabor (2021)
Vị / Taste
Bassley, um futebolista nigeriano que vive no Vietname, não consegue ganhar a vida desde que partiu a perna. Ele e quatro mulheres de meia-idade, para quem por vezes trabalha, decidem escapar à desilusão da vida quotidiana. Vão para uma velha casa onde juntos criam um mundo especial para si próprios. Mas esta utopia íntima não pode durar para sempre.

Sem Deixar Rastos (2021)
Żeby nie było śladów / Leave No Traces
Varsóvia, Polónia, 1983. Um caso de homicídio com motivações políticas abala a nação. Grzegorz Przemyk, estudante, activista e filho da poeta oposicionista Barbara Sadowska, é espancado até à morte pela polícia por ter recusado mostrar o seu cartão de identidade. Determinado a lutar para que seja feita justiça, Jurek Popiel - a única testemunha - torna-se o inimigo número um do Estado. Entre mentiras e ameaças, rapidamente é vítima de perseguição cerrada pelo aparelho mediático, jurídico e militar do regime opressivo do General Wojciech Jaruzelski, que tudo fará para o desacreditar e impedir de testemunhar em tribunal.

Submissão (2020)
Violada pelo marido, Lúcia apresenta queixa às autoridades. Luta contra o sistema legal português com a ajuda da assistente do Procurador para forçar o marido que é filho do Vice Procurador do Estado, a apresentar-se no Tribunal. O caso é julgado à porta fechada e Lúcia tenta encontrar justiça num mundo predominantemente masculino.

Terminal Norte (2021)
Durante o confinamento de 2020, Lucrecia Martel volta para a sua terra natal em Salta, uma região conservadora da Argentina. Lá, acompanha Julieta Laso que, como uma musa, a apresenta a um grupo de mulheres artistas que desafiam a opinião dos outros em volta das fogueiras. Neste documentário, Martel aprofunda a voz sedutora de Julieta. O "Eu" da protagonista abre-se para o encontro de vozes e corpos destoantes que a câmara nunca se cansa de acompanhar. O resultado é um tributo para uma comunidade que, apesar de temporária, serve como antídoto para a pandemia.

Netflix Portugal:

Estreou a 19 Outubro:

A Escola do Bem e do Mal (2022)
The School for Good and Evil
Na aldeia de Gavaldon, Sophie e Agatha são duas grandes amigas desajustadas que partilham um laço. Sophie é uma costureira loira que sonha escapar à sua vida monótona e tornar-se princesa, ao passo que Agatha, com a sua estética sombria e mãe excêntrica, tem todo o aspeto de uma bruxa. Certa noite, sob uma lua vermelha, um poder arrasta-as para uma escola onde começam as histórias dos grandes contos de fadas. Mas algo está errado: Sophie é deixada na Escola do Mal, dirigida pela glamorosa e cáustica Lady Lesso, e Agatha fica na Escola do Bem, dirigida pela bondosa Professora Dovey. Como se não bastasse terem de partilhar aulas com descendentes da Bruxa Má, do Capitão Gancho e o garboso filho do Rei Artur, as raparigas descobrem através do director que só um beijo do verdadeiro amor pode mudar as regras e enviá-las às escolas e ao destino que lhes foram reservados. Mas quando uma figura sombria ameaça destruir a escola e o resto do mundo, a única via para sequer ambicionar um final feliz parece ser sobreviver ao conto de fadas em que as suas vidas se tornaram. Baseado nos livros de Soman Chainani.

Amazon Prime Video

Estreia a 21 de Outubro:

Argentina, 1985 (2022)
Filme inspirado na história de Julio Strassera, Luis Moreno Ocampo e da sua jovem equipa de advogados, numa batalha desigual onde tentam levar a tribunal os membros da ditadura militar argentina.

Apple TV +

Estreia a 21 de Outubro:

Raymond & Ray (2022)
Uma odisseia que decorre ao longo de 36 horas durante as quais dois meios-irmãos prestam a última homenagem a um péssimo pai. Raymond, um homem de negócios discreto, bate à porta de Ray, um músico carismático que atrai mulheres e problemas para onde quer que vá, para lhe dizer que o pai de ambos faleceu. Segue-se uma caótica reunião de família e uma viagem que se desenrola de forma tanto inesperada como pungente para cumprir o último desejo do morto: que sejam os seus dois filhos a cavar a sepultura. No meio de tumultos e revelações, Raymond e Ray aprendem, finalmente, a partilhar o que lhes vai na alma e chegam à conclusão de que não estão apenas a caminho de enterrar o passado.

Sem comentários: