quinta-feira, 20 de outubro de 2022

'Ice Merchants' está nomeado para os European Film Awards

O filme Ice Merchants, de João Gonzalez, é um dos cinco nomeado para Melhor Curta-Metragem, nos Prémios do Cinema Europeu (European Film Awards). A cerimónia de entrega dos troféus está marcada para 10 de Dezembro, em Reiquiavique, na Islândia.

A par da co-produção de Portugal, França e Reino Unido, estão também nomeados Granny's Sexual Life / Babičino seksualno življenje (Eslovénia e França), de Urška Djukić e Émilie Pigeard, Love, Dad (Republica Checa e Eslováquia), de Diana Cam Van Nguyen, Techno, Mama (Lituânia), de Saulius Baradinskas, e Will My Parents Come to See Me (Áustria, Alemanha e Somália), de Mo Harawe.

A categoria de Curtas-metragens Europeias é organizada pela EFA – Academia de Cinema Europeu / European Film Academy, em colaboração com festivais de cinema de toda a Europa. Em festivais, um júri independente apresenta a candidatura de uma curta-metragem. A lista final contou com 29 candidatos, a partir dos quais os festivais participantes nomearam cinco filmes para o Prémio do Cinema Europeu. Os vencedores serão votados pelos 4400 membros da Academia do Cinema Europeu.

Em 2020, o filme O Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias, de Regina Pessoa, também esteve nomeado na mesma categoria. Ice Merchants juntou-se aos candidatos de 2022, graças ao Prémio para Melhor Curta-Metragem conquistado no Motovun Film Festival, na Croácia. No último fim-de-semana, a curta de João Gonzalez foi também galardoada com o Animest Trophy, na Roménia, conquistando a 5.ª qualificação que a habilita para uma nomeação para os Oscars.

Mais informações sobre os Prémios do Cinema Europeu em https://europeanfilmawards.eu/. A crítica do Hoje Vi(vi) um Filme a Ice Merchants pode ser lida em https://hojeviviumfilme.blogspot.com/2022/08/curtas-vila-do-conde-2022-competicao.html.

Sem comentários: