25-abril-billboard

sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Cinemateca Portuguesa homenageia António da Cunha Telles com sessão de 'O Cerco' a 26 de Novembro

A Cinemateca Portuguesa presta homenagem a António da Cunha Telles, falecido no passado dia 23 de Novembro, com a exibição de O Cerco, este Sábado, dia 26 de Novembro, às 21h30. 

A sessão é de entrada livre, mediante levantamento de ingresso na bilheteira. O Cerco foi o primeiro filme realizado por Cunha Telles, em 1970, e conta com Maria Cabral, Miguel Franco, Zita Duarte e Ruy de Carvalho no elenco.

Citando Manuel Cintra Ferreira, no excerto partilhado pela Cinemateca Portuguesa, O Cerco é, antes de mais, um rosto. Depois uma paisagem. O rosto é Maria Cabral, a paisagem é Lisboa. Num caso como no outro, Cunha Teles apostou na diferença e na espontaneidade. Este corpo, diferente e novo no cinema de então, inscreve-se numa paisagem também diferente: Lisboa é a cidade dos corvos, mas este ex-libris toma uma conotação diferente da que lhe dá o emblema da cidade. São aves de rapina, mas sem coragem, que se afirmam na exploração dos mais frágeis”.

O filme inicialmente programado para este horário, Vanya on 42nd Street, da retrospectiva Louis Malle, mantém a sessão de 30 de Novembro, às 19h30, e passará na sala M. Félix Ribeiro. Já Les Années Lumière, de Alain Tanner, será exibido na sala Luís de Pina, no mesmo dia, às 19h00.

Mais informações em https://www.cinemateca.pt/.

Sem comentários: