A Cinemateca Portuguesa apresenta a retrospectiva O Cinema Clássico de Dorothy Arzner, de 6 a 29 de Dezembro.
Esta que será a última retrospetiva de 2022 dará a conhecer a obra da cineasta americana Dorothy Arzner (1897-1979), "realizada entre finais dos anos 1920 e inícios dos 1940 em contracorrente, mas no seio do cânone de Hollywood que nas décadas posteriores a ignorou". Serão apresentadas 13 longas-metragens, restauradas e crescentemente divulgadas em anos recentes.
Em 1933, Dorothy Arzner foi a primeira mulher a integrar o Directors Guild of America e a única realizadora mulher a filmar regularmente nos estúdios de Hollywood durante a “idade de ouro”. Com muita experiência como argumentista e montadora, "Arzner teve de forçar a sua passagem à realização na Paramount, distinguindo-se pelo domínio do ofício, o talento para descobrir actores e actrizes que haviam de tornar-se grandes estrelas (entre os quais Fredric March, Clara Bow, Katharine Hepburn ou Joan Crawford) ou uma iniludível originalidade de perspectiva. Reconhecida pela sua personalidade vincada e por estar sempre 'à frente do seu tempo', assinou filmes marcados pela abordagem da experiência feminina e da sexualidade, questionando costumes, convenções e estereótipos".
Reunindo a obra actualmente existente da cineasta, as 13 longas-metragens, de Get Your Man, 1927, a First Comes Courage, 1943, a retrospetiva inclui ainda três outros títulos: The Red Kimona (Walter Lang, 1925, com a participação de Arzner como argumentista); o colectivo Paramount on Parade (1930, em que um dos segmentos é assinado por Arzner); o documentário alemão sobre a realizadora Sehnsucht Nach Frauen: Dorothy Arzner (Katja Raganelli, Konrad Wickler, 1983).
TÍTULOS PROGRAMADOS | RETROSPETIVA DOROTHY ARZNER, CINEMATECA, DEZEMBRO 2022
Get Your Man / À Procura de Um Noivo, prod. Paramount-Famous Players Lasky, 1927
The Wild Party / Louca Orgia, prod. Paramount-Famous Players Lasky, 1929
Sarah and Son, prod. Paramount-Famous Players Lasky, 1930
Anybody’s Woman, prod. Paramount, 1930
Honor Among Lovers / Honra de Amantes, prod. Paramount, 1931
Working Girls, prod. Paramount, 1931
Merrily We Go to Hell / Quando a Mulher se Opõe, prod. Paramount, 1932
Christopher Strong / O Que Faz o Amor, prod. RKO, 1933
Nana, prod. United Artists, 1934
Craig’s Wife / Egoísmo de Mulher, prod. Columbia, 1936
The Bride Wore Red / A Noiva de Vermelho, prod. MGM, 1937
Dance, Girl, Dance / Dança, Rapariga, Dança, prod. RKO, 1940
First Comes Courage / Crepúsculo Sangrento, prod. Columbia, 1943
+
The Red Kimona, Walter Lang, prod. Mrs. Wallace Reid Productions, 1925 / Arzner participa na adaptação do argumento
Paramount on Parade / Paramount em Gala, 1930 co/r: Otto Brower, Edmund Goulding, Victor Heerman, Edwin Knopt, Rowland V. Lee, Ernst Lubitsch, Lothar Mendes, Victor Schertzinger, Edward Sutherland, Frank Tuttle, prod. Paramount, 1930 / Arzner realiza a sequência The Gallows Song – Nichavo
Sehnsucht Nach Frauen: Dorothy Arzner / Longing for Women: Dorothy Arzner, Katja Raganelli, Konrad Wickler, 1983 / documentário
Sem comentários:
Enviar um comentário