25-abril-billboard

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

'O Lobo Solitário' na corrida para o Oscar de Melhor Curta-metragem

O Lobo Solitário, de Filipe Melo, está entre os 15 filmes finalistas na corrida para o Oscar de Melhor Curta-metragem em Imagem Real. Desta shortlist sairão os cinco nomeados finais.

É a terceira obra portuguesa nas shortlists dos Oscars 2023, juntando-se às curtas de animação Ice Merchants e O Homem do Lixo.

Recordamos a nossa crítica a O Lobo Solitário.

"Numa noite como outra qualquer, Vítor Lobo, o 'lobo solitário', entra na Viva FM, uma estação de rádio 'com gente dentro' (como reza o lema), onde conduz o seu programa de conversas noturnas com os ouvintes, uns regulares e outros estreantes. O tema do programa para essa noite era emoções, mas o 'lobo solitário' estaria muito longe de imaginar uma noite tão emocionante como a que o aguardava."

Um programa da madrugada numa rádio local torna-se num potencial expoente do suspense cinematográfico em O Lobo Solitário. Filipe Melo filma um plano-sequência de 20 minutos que, se por um lado, começa por explorar a familiaridade da rádio, por outro, transforma-se numa ameaça que atravessa a chamada telefónica e coloca o radialista no meio de um caso de polícia. 

Adriano Luz é a cara do terror, numa noite em que se falava de emoções. A transformação da personagem, em directo para ouvintes e para quem o acompanha no online, é reveladora de um misto de desespero e impotência. Do outro lado, António Fonseca é capaz de transmitir toda a raiva e descontrolo através da voz, ao ponto de conseguirmos imaginá-lo fisicamente no ecrã. O Lobo Solitário é uma experiência empolgante, numa fusão entre as auras mágicas da rádio e do cinema.


Eis a lista completa de candidatos aos cinco lugares finais na categoria de Melhor Curta em Imagem Real:

All in Favor

Almost Home

An Irish Goodbye

Ivalu

Le Pupille

The Lone Wolf (O Lobo Solitário)

Nakam

Night Ride

Plastic Killer

The Red Suitcase

The Right Words

Sideral

The Treatment

Tula

Warsha

Sem comentários: