Esta Quinta-feira, chegam aos cinemas portugueses nove novos filmes. Close, Nação Valente, Sombras Brancas e Suzume são algumas das estreias.
Casa do Prazer (2022)
La maison
Emma, 27 anos, francesa, muda-se para Berlim e decide entrar num bordel a fim de descobrir e compreender as prostitutas, o tema do seu novo romance. Como uma gonzojornalista, Emma torna-se uma delas e a sua experiência, que deveria durar apenas algumas semanas, prolonga-se dois anos. Escrever o livro foi uma desculpa para Emma viver uma fantasia difícil de admitir na nossa sociedade?
Close (2022)
Léo e Rémi, dois amigos de 13 anos, passam as férias de verão juntos, numa intimidade inocente, própria da idade. Quando o ano lectivo começa, a proximidade entre ambos é alvo de comentários depreciativos e preconceituosos por parte dos colegas. Léo afasta-se. Rémi desaparece, subitamente. Léo aproxima-se de Sophie, a mãe de Rémi, para tentar compreender o que aconteceu...
Evil Dead Rise: O Despertar (2023)
Evil Dead Rise
Regresso dos filmes de terror que fizeram sucesso a partir dos anos 80. A ação muda-se da floresta para a cidade e acompanha a visita de Beth à sua irmã mais velha, Ellie, que cria três filhos sozinha num acanhado apartamento em Los Angeles. O reencontro é interrompido pela descoberta de um livro misterioso nas entranhas do edifício. A súbita aparição de demónios carnívoros impelem-nas para um combate desesperado pela sobrevivência, ao enfrentarem a mais tenebrosa versão de uma família que se possa imaginar.
Letrux - Viver é um Frenesi (2023)
Viver é um frenesi é um documentário que acompanha Letrux em São Pedro da Aldeia, uma pequena cidade do litoral para onde se mudou quando ficou impossibilitada de trabalhar e viver no Rio de Janeiro. Entre o refúgio idílico de uma cidade bela e vazia, o filme percorre caminhos de descobertas a partir do resgate dos diários da adolescência e dos vídeos de família feitos no início dos anos 90, na mesma região. Do isolamento à volta aos palcos no Circo Voador, em 2022, o documentário traz uma reconstrução criativa de memórias e um encontro íntimo com o imaginário poético e bem-humorado de Letrux.
Medida Provisória (2020)
Num futuro alternativo, o governo brasileiro decreta uma medida provisória que visa obrigar os cidadãos negros a migrar para África. A nova lei afeta a vida do casal formado pela médica Capitú (Taís Araújo) e pelo advogado Antonio (Alfred Enoch), bem como a do seu primo, o jornalista André (Seu Jorge), que mora com eles no mesmo apartamento. Juntos, decidem resistir à medida imposta, criando um movimento de resistência que vai inspirar a nação.
Nação Valente (2022)
A história começa em 1974, apenas um ano antes da independência do país, após séculos de domínio português. Os portugueses e os seus descendentes estão a deixar o país enquanto os revolucionários angolanos reclamam gradualmente a terra. Uma rapariga mumuíla descobre o amor e o perigo quando o seu caminho se cruza com o de um militar português e um grupo de soldados isolado do mundo exterior, cumpre cegamente as ordens brutais do comandante, em nome da Pátria.
Os Mundos de Mia: O Filme (2022)
Mia and Me: The Hero of Centopia
Mia é novamente chamada ao mundo fantástico de Centopia, onde conhece Iko, um elfo da ilha de Lotus que precisa da sua ajuda. Toxor, um vilão monstruoso, parecido com um sapo, está a tomar conta da ilha com a sua magia negra, transformando os habitantes num exército sem vontade própria. Mia, com os seus velhos e novos amigos, segue os passos da mítica heroína de Centopia para unir três antigas pedras mágicas com o poder de derrotar Toxor. Na viagem, travam amizade com um unicórnio enquanto lidam com o irritante e fiel exército de Toxor.
Sombras Brancas (2023)
Aos 71 anos, José Cardoso Pires sofreu um acidente vascular cerebral, perdendo a capacidade de se relacionar com o mundo e de reconhecer ou sequer articular palavras. Lugares, situações e personagens passaram a fundir-se numa mistura entre a vida real, a ficção e a sua memória, num mundo luminoso e quase sem sombras. Entre sombras brancas e palavras difusas, entramos no mundo do escritor para nos cruzarmos com referências e personagens do seu mundo literário, como Alexandra Alpha, mas também da sua vida. Encontramos algumas das personalidades que marcaram um tempo e uma geração da sociedade portuguesa, amigos e camaradas como Alves Redol, António Lobo Antunes, a poetisa Natália Correia, o pintor Júlio Pomar ou o realizador Artur Semedo. Contando a sua "última história", a mais definitiva de toda a sua carreira, a da sua involuntária viagem pelo território das sombras brancas, e regressado ao mundo dos cérebros vivos, após dobrar o meridiano da morte, o escritor afirmou: "Isto de alguém se recomeçar assim depois de nulo, é algo que deslumbra e ultrapassa".
Suzume (2022)
Suzume no tojimari
Suzume, 17 anos, perdeu a mãe quando era pequena. No caminho para a escola, conhece um jovem misterioso. A sua curiosidade desencadeia uma calamidade que põe em perigo a população do Japão, o que obriga Suzume a iniciar uma missão para corrigir o seu erro e impedir a tragédia.
Sem comentários:
Enviar um comentário