25-abril-billboard

terça-feira, 11 de abril de 2023

Festival Política 2023: De 21 a 23 de Abril, no Cinema São Jorge, com A Garota Não, Selma Uamusse, filmes e debates

O Festival Política 2023 regressa ao Cinema São Jorge, em Lisboa, de 21 e 23 de Abril, tendo a Pós-Democracia como tema principal deste ano.

Como explicam os directores artísticos Bárbara Rosa e Rui Oliveira Marques, o Festival Política vai ser “palco e voz do resgate da ideia de que os valores democráticos são inegociáveis, tendo na mira os casos crescentes de abraço ao autoritarismo e que levam os cidadãos a votar na sua própria negação”

O evento traz cinema, performances, música, humor, exposições, debates e actividades para crianças centradas na defesa do sistema democrático e na promoção da cidadania, intervenção cívica e direitos humanos.

No cinema, são 21 os filmes que compõem a programação. Destaque para o documentário de realização colectiva, Novíssimas cartas portuguesas, "onde um grupo de mulheres questiona em que ponto se encontra a luta feminista, no 50.º aniversário do livro Novas Cartas Portuguesas"; Absconded. Young Russians On The Run "acompanha as duas primeiras semanas desde o ataque da Rússia à Ucrânia"; ou Alcarràs, de Carla Simón, sobre "uma família de agricultores, numa pequena aldeia na Catalunha, que luta por novas formas de sustento depois do proprietário dos terrenos decidir arrancar todas as árvores para instalar painéis solares". Antes desta longa-metragem, exibida em parceria com o Gabinete do Parlamento Europeu em Lisboa, será "feita a evocação do vencedor do Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2023: o corajoso povo da Ucrânia". Destaque ainda para as sessões de curtas-metragens Mulheres Que Lutam, com histórias no feminino, dos EUA, Brasil e Alemanha, e Portugal ao espelho, com cinco títulos nacionais.

Na música, A Garota Não protagoniza uma conversa cantada. Seleção Portuguesa: 10 milhões de convocados é um manifesto da artista e activista de Setúbal, "preparado propositadamente para a ocasião, onde se fala de mudanças em que acredita e sobre alguns dos assuntos que a inquietam". Por sua vez, Selma Uamusse "reúne um plantel de mulheres para dialogar acerca do seu contributo na construção de uma sociedade mais generosa, a partir de lugares de fala distintos". Da mesa redonda para o palco, encontra-se o rap de intervenção da MC G Fema, a afirmar-se enquanto mulher no rap em Portugal. Com humor, os prémios Monstros do Ano, de Fernando Alvim, ocupam o festival numa “Edição quase quase política” para homenagear os portugueses que têm uma palavra a dizer sobre o país e o mundo.

De regresso ao Festival Política estará o Cara-a-cara com os/as deputados/as, que vai permitir uma conversa de cinco minutos entre cidadãos e deputados/as representantes dos partidos com assento na Assembleia da República sobre um tema, dúvida ou questão (participação sujeita a inscrição prévia através do e-mail participa.politica@gmail.com).

Para o público mais novo, haverá uma oficina de pensamento para crianças O que é a Liberdade? (inscrições em participa.politica@gmail.com) e o espetáculo de teatro infantil e atelier Não se deixem enganar! Um conto panfletário de 2019.

Durante o festival, as vitrines do Cinema São Jorge vão exibir a exposição de fotografia Revelação, uma iniciativa da CooLabora (cooperativa de intervenção social da Covilhã), que retrata os sonhos de crianças e jovens ciganos escondidos pelo preconceito e pela falta de oportunidades. Isa Marques e Airton Cesar Monteiro apresentam ainda outra exposição de fotografia.

Para garantir a acessibilidade e a inclusão, todas as actividades e eventos são de entrada livre e acompanhadas por interpretação em Língua Gestual Portuguesa. Os filmes são legendados em português, incluindo os em língua portuguesa. Os bilhetes gratuitos, para cada sessão, estão disponíveis apenas no próprio dia, na bilheteira do Cinema São Jorge.

Depois de Lisboa, o Festival Política vai até Braga, de 4 a 6 de Maio no Centro de Juventude.

Toda a informação disponível em www.festivalpolitica.pt.

Sem comentários: