O IndieLisboa - Festival Internacional de Cinema começa esta Quinta-feira, 27 de Abril e prolonga-se até 7 de Maio no Cinema São Jorge, Culturgest, Cinemateca Portuguesa, Cinema Ideal, Cinema Fernando Lopes e piscina da Penha de França. O Hoje Vi(vi) um Filme deixa-te algumas sugestões de filmes a não perder no festival lisboeta.
MIÚCHA, A VOZ DA BOSSA NOVA, de LILIANE MUTTI e DANIEL ZARVOS
INDIEMUSIC
Brasil / França / Estados Unidos
Documentário, 2022, 98'
"Miúcha é uma voz feminina que se liberta, neste documentário, dos descritivos que a reduziram a irmã de Chico Buarque, mulher de João Gilberto e colaboradora de Vinicius de Moraes ou Tom Jobim. As suas contribuições para o movimento da bossa nova são aprofundadas e acompanhamos a forma como a cantora navegou o seu casamento e tentou definir a sua carreira. O filme conta com arquivos pessoais que incluem fotografias, cartas, aguarelas e gravações áudio."
ÍNDIA, de TELMO CHURRO
COMPETIÇÃO NACIONAL
SMART7
Portugal
Ficção, 2022, 123'
"Três gerações de homens portugueses — Tiago, Raul e Manuel — que vivem entre sonhos, glórias perdidas e crises existenciais vêem as suas vidas interligadas com a de Karen, uma mulher brasileira que passeia por Lisboa, enquanto vai mandando cartas que contam as suas deambulções. Um filme em oposição a uma ideia de uma cidade gentrificada."
MAL VIVER | VIVER MAL, de JOÃO CANIJO
Portugal / França
Ficção, 2023, 252'
"Um díptico de João Canijo que passou pelo mais recente Festival de Berlim: Mal Viver na competição principal, tendo recebido o Urso de Prata, e Viver Mal na secção Encounters. Canijo, que sempre filmou material difícil, explora o que acontece em relações entre mães e filhas onde falta amor. Nesta dupla perspetiva, um filme em duas partes, a âncora é um hotel. Onde Mal Viver se foca nos proprietários, Viver Mal centra-se nos hóspedes."
THE ADULTS, de DUSTIN GUY DEFA
Estados Unidos
Ficção, 2023, 91'
"Michael Cera, conhecido por comédias como Superbad ou Arrested Development, protagoniza um filme melancólico e intimista, onde Eric, de volta à terra natal para uma visita ostensivamente curta, terá de lidar com as duas irmãs e a tentação de um jogo de poker local. É como se os verdadeiros adultos não estivessem presentes, deixando estes irmãos a ter de lidar com a questão de se chegarão a comunicar realmente."
PEARL, de TI WEST
BOCA DO INFERNO
Estados Unidos / Canadá / Nova Zelândia
Ficção, 2022, 103'
"Cronologicamente, Pearl posiciona-se como prequela de X (2022) e dá-nos a conhecer a origem da vilania presente nesse primeiro filme. Ti West brilha, enquanto realizador, montador, argumentista e produtor, num género em que a criatividade ultrapassa sempre os parcos meios de produção. Esteticamente bastante diferente de X, Pearl traz-nos uma Mia Goth magistral e um piscar de olhos, tanto cómico quanto violento, a O Feiticeiro de Oz ou Mary Poppins."
LE BARRAGE, de ALI CHERRI
COMPETIÇÃO INTERNACIONAL
França / Sudão / Líbano / Alemanha / Sérvia
Ficção, 2022, 80'
"Maher é o protagonista nesta história que se passa nas margens do Nilo no Sudão que lida com a imaginação deste trabalhador no fabrico de tijolos, que vive exilado do Darfur. Os dias de trabalho esgotante são pontuados pelo exercício de uma actividade pós-laboral peculiar: a construção de uma estrutura feita de lama e outros materiais. Tudo decorre na desolação da normalidade até ao dia em que a sua criação desaparece."
SAFE PLACE, de JURAJ LEROTIĆ
COMPETIÇÃO INTERNACIONAL
Croácia
Ficção, 2022, 102'
"Um retrato duro e cru de um período tumultuoso de 24 horas que desordena a vida de uma pequena família. Damir, um homem com uma saúde mental debilitada pela depressão, tenta cometer suicídio. O irmão (protagonizado pelo realizador, naquela que é uma obra autbiográfica) e a mãe tentam agarrá-lo à vida, mas os protocolos sistémicos em que Damir é colocado, estéreis, impessoais e desprovidos de empatia, sublinham a falta de espaços realmente seguros."
PÁTIO DO CARRASCO, de ANDRÉ GIL MATA
COMPETIÇÃO NACIONAL
Portugal
Ficção, 2023, 44'
"Adaptação do conto de Franz Kafka, Um Fratricida. Sr. Wese e Schmar são irmãos, mas em breve verão o amor da Sra. Wese como o limite do amor fraterno. E Pallas tudo observa, impávido e sereno."
ROSINHA E OUTROS BICHOS DO MATO, de MARTA PESSOA
Portugal
Documentário, 2023, 101'
"Um filme que perscruta a ideia de 'racismo suave' e como esta vem beber ao enaltecido colonialismo português. A Rosinha titular é uma nativa guineense que se torna no símbolo da primeira exposição colonial portuguesa apresentada pelo Estado Novo em 1934. Uma viagem ao passado para entender o presente."
SAINT OMER, de ALICE DIOP
SILVESTRE - COMPETIÇÃO
França
Ficção, 2022, 122'
"Alice Diop entra no mundo da ficção contando a história de Rama, uma professora de literatura e romancista que viaja até Saint-Omer para acompanhar um julgamento, estando nos primeiros meses de gravidez. No lugar do réu está Lawrence Coly, uma estudante imigrante senegalesa acusada de ter deixado a filha, com pouco mais de um ano, abandonada na praia. A afinidade que Rama sente face à experiência de vida de Lawrence deixa-a apreensiva em relação ao seu futuro."
IN UKRAINE, de PIOTR PAWLUS, TOMASZ WOLSKI
Polónia / Alemanha
Documentário, 2023, 83'
"Um país destruído pela invasão russa. Os realizadores levam-nos numa viagem que vai além das imagens nos noticiários para uma experiência in loco, aprofundando a noção do que significa participar numa guerra."
NOTRE CORPS, de CLAIRE SIMON
SILVESTRE - FORA DE COMPETIÇÃO
França
Documentário, 2023, 168'
"Claire Simon coloca a sua câmara numa clínica ginecológica francesa para fazer um filme sobre o que é ter um corpo feminino, as tribulações das consultas e as relações entre médicos e pacientes. Assim, passamos tempo num mundo povoado por terapias hormonais e partos, diagnósticos de endometriose ou cancro, tornando experiências individuais em algo que é sentido colectivamente, revelando-se um mosaico que contempla o universo feminino."
LITTLE RICHARD: I AM EVERYTHING, de LISA CORTES
INDIEMUSIC
Estados Unidos
Documentário, 2023, 98'
"Little Richard é tudo, e talvez isso tenham sido coisas a mais que nunca conseguiu conciliar totalmente. Este documentário revisita a vida de um homem que foi definida pelas músicas que criou e que mudaram o rock’n’roll americano. Mas também por uma luta interna, ao longo da sua vida, entre uma vontade irrepreensível de se expressar, sem se definir pela sua sexualidade ou pela cor da pele, e a sua religião."
FAUST, de JAN ŠVANKMAJER
RETROSPECTIVA
República Checa / França / Reino Unido / Alemanha
Ficção / Animação, 1994, 90'
"Claymation, marionetas, stop motion. Tudo elementos atirados como barro à parede surrealista para criar uma versão da história de Fausto e a sua dança com Lúcifer que junta elementos de Goethe e Christopher Marlowe, bem como algum folclore tradicional e ainda uma visita kafkiana a uma corte portuguesa."
A RAINHA DIABA, de ANTONIO CARLOS DA FONTOURA
DIRECTOR'S CUT
Brasil
Ficção, 1973, 99'
"António Carlos Fontoura realizou, em 1974, este filme de terror queer que, entretanto, se tornou num objecto de culto (agora apresentado em cópia restaurada). A Rainha Diaba (protagonizada por Milton Gonçalves, 1933-2022) é quem controla, dos bastidores de um bordel, o crime organizado da cidade. De sombra mate nos olhos e navalha pronta a dominar (pernas ou traidores), a sua autoridade sobre o cartel vai ser posta em causa e o romper da guerra é iminente."
RAGTAG, de GIUSEPPE BOCCASSINI
DIRECTOR'S CUT
Itália / Alemanha / França
Documentário / Experimental, 2022, 84'
"Um filme que pega em imagens de centenas de filmes noir, maioritariamente americanos, mas não só, para criar uma colagem cronológica de momentos intrigantes e cativantes que, deslocados do seu contexto, constroem novas paisagens visuais. Um zig-zag iconoclasta pela matéria do cinema, que se verte num ensaio sobre tropos e recorrências de um dos géneros mais marcantes da história do cinema."
ORLANDO, MA BIOGRAPHIE POLITIQUE, de PAUL B. PRECIADO
SESSÕES ESPECIAIS
França
Ficção / Documentário / Experimental, 2023, 98'
"Um filme que pega na figura de Orlando de Virginia Woolf para contrastar a história dos anos 1930 com a contemporaneidade, mas continuando as considerações sobre género enquanto construção social e política que vai para lá de uma metamorfose corporal. Uma visão das pessoas transgénero como em constante batalha, com leis, costumes e preconceitos, mas também em diálogo com as forças da poesia e do amor."
SESSÕES ESPECIAIS - 5L
Portugal
Ficção, 2019, 107'
"Sete anos depois de Até Ver a Luz, Basil da Cunha regressou à Reboleira para contar esta história de regressos, de fins, um retrato de uma juventude e de um espaço social. Spira, 18 anos, está de volta ao bairro após anos num centro de detenção juvenil. Os amigos continuam lá, assim como as festas ou os esquemas para ganhar a vida. As retroescavadoras destroem as casas do bairro, Iara entretanto tornou-se uma mulher e o tráfico é sonho e pesadelo."
Todas as informações sobre o festival podem ser consultadas em https://indielisboa.com/.
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