"...mas hoje é o dia mais feliz da minha vida"
João Arruda
*7/10*
Revolução (Sem) Sangue é a homenagem de Rui Pedro Sousa aos mortos de Abril, tantos anos esquecidos. Quando se comemoram os 50 anos da Revolução dos Cravos, o realizador trouxe aos cinemas a celebração da Liberdade, mas também o respeito pelos que morreram num dia que era para ser apenas de celebração.
Rui Pedro Sousa criou um filme dinâmico e com uma montagem ritmada, que apresenta, intercaladamente, as personagens e as suas histórias individuais, as suas lutas ou os seus sonhos. Há uma inevitável aproximação da plateia aos protagonistas e a emoção toma conta da sala, à medida que o momento da tragédia se aproxima.
Excelente trabalho dos actores Rafael Paes, Diogo Fernandes, Manuel Nabais, Lucas Dutra, João Arrais, João Bettencourt, entre tantos outros, que são espelho de uma talentosa nova geração do cinema português, e interpretaram com tanto amor e entrega acontecimentos com 50 anos, como se estivessem a acontecer na actualidade.
Na sua estreia nas longas-metragens, Rui Pedro Sousa mostrou competência e muito trabalho de pesquisa, respeitando a memória daqueles homens, e homenageando-os a eles e às suas famílias. Revolução (Sem) Sangue é um início auspicioso de um realizador para ter debaixo de olho.
Sem comentários:
Enviar um comentário