segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

No Dia Mais Curto ainda há muitas curtas-metragens para ver

Hoje, 21 de Dezembro, assinala-se O Dia Mais Curto, que tem vindo a ser celebrado ao longo do mês, um pouco por todo o país e online. 

Ainda há sessões a acontecer presencial  e virtualmente. Nada como recordar os programas desta edição d' O Dia Mais Curto. Consulta horários e locais em http://www.odiamaiscurto.curtas.pt/#agenda.

CURTAS DO MUNDO - 72’ · M/12

"Esta seleção reúne seis curtas-metragens de vários pontos do globo e múltiplas visões da realidade, colocando o espectador em contacto com questões da sociedade contemporânea."

O 28, de Fabien Meyran · França (2019 · ANI · 5‘)

"Em Lisboa, um casal de turistas alemães está pronto para subir a rua no 28, o mítico elétrico lisboeta. Subitamente, os travões falham e todos os ocupantes são arrastados para uma vertiginosa viagem… com um bebé a bordo!"

NÃO ESTAMOS PERTO DE SER SUPER-HERÓIS, de Lia Bertels · Bélgica · Portugal (2019 · ANI · 13‘)

"A recolha de testemunhos a partir de entrevistas a crianças é a base para este filme, que constrói, a partir desses depoimentos, uma abordagem ao mundo da infância e uma reflexão sobre a passagem à idade adulta."

EU, JULIA, de Arvin Kananian · Suécia (2020 · FIC · 15’)

"Julia, uma jovem adolescente de 14 anos, testemunha frequentemente os maus tratos físicos e psicológicos que o seu pai exerce sobre a sua mãe. O medo em que Julia vive diariamente reflete-se nas diversas atividades que inicia, mas que nunca consegue finalizar por recear a reação do pai extremamente controlador."


MEMORÁVEL, de Bruno Collet · França (2019 · ANI · 12‘)

"Louis, um pintor, e a sua esposa Michelle passaram recentemente por alguns acontecimentos estranhos. O universo em seu redor parece estar a mudar. Lentamente, móveis, objetos e pessoas perdem o seu realismo. Eles separam-se; às vezes, desintegram-se."

ALTÖTTING, de Andreas Hykade · Portugal · Alemanha · Canadá (2020 · ANI · 12’)

"Sabem, quando eu era uma criança, apaixonei-me pela Virgem Maria, aconteceu numa pequena aldeia da Baviera chamada Altötting."

TESTEMUNHA, de Ali Asgari · Irão · França (2020 · FIC · 15‘)

"Testemunha retrata uma mãe que acede ao pedido da filha para trocar um vestido e pondera parar para ajudar alguém em apuros. Filmado com um olhar preciso que eleva a tensão potencial de qualquer pequeno gesto, aqui as consequências das decisões atingem-nos de surpresa e perduram no olhar dos outros."

NOVAS CURTAS PORTUGUESAS - 70’ · M/12

"Muito mais do que novas, estas curtas metragens são pérolas da produção nacional mais recente, com uma atenção especial sobre alguns dos mais jovens e promissores realizadores portugueses."

NESTOR, de João Gonzalez · Portugal · Reino Unido (2019 · ANI · 6’)

"Nestor, um homem com vários comportamentos obsessivo-compulsivos, vive num barco-casa instável que nunca para de oscilar."

BUSTARENGA, de Ana Maria Gomes · Portugal · França (2019 · DOC · 30’)

"Como acontece em todos os verões desde que nasceu, Ana vai a Bustarenga, uma pequena aldeia situada na montanha, no interior de Portugal. Aos 36 anos, esta parisiense de origem portuguesa ainda é solteira. Os habitantes da aldeia, preocupados com o seu futuro, fazem-na compreender que o tempo urge. Ana vai ouvir os conselhos e os avisos dos moradores para encontrar o príncipe encantado segundo os preceitos da aldeia."


NHA MILA, de Denise Fernandes · Portugal · Suíça (2020 · FIC · 19’)

"Depois de 14 anos longe da sua terra natal, Salomé viaja para a Ilha de Santiago, Cabo-Verde, para ver o seu irmão cuja vida está presa por um fio. Faz escala no aeroporto de Lisboa, onde Águeda, empregada de limpeza, a reconhece como 'Mila', sua velha amiga de infância. Águeda convida-a a passar as horas de escala em sua casa, com as mulheres da sua família. Enquanto Salomé luta para desmagnetizar a dolorosa ligação com a sua terra, o espírito do bairro devolve-a à essência à qual ela pertence."

O CORDEIRO DE DEUS, de David Pinheiro Vicente · Portugal · França (2020 · FIC · 15’)

"As festas de verão de uma vila portuguesa enchem-se de sensualidade e violência neste enigmático retrato de uma íntima família."


CURTINHAS PARA TODOS - 42’ · M/6

"As curtas selecionadas provêm de diversas partes do mundo e prometem muita diversão para os mais pequenos. Prepare-se para conhecer um mundo com muita animação, diversão e… peripécias."

ALMA ELÉTRICA, de Joni Männistö · Finlândia · Coreia do Sul (2013 · ANI · 5’)

"Alma Elétrica lança um olhar eletrificante sobre uma cidade muito movimentada."

SINAIS DE TRÂNSITO, de Vincent Gallagher · Irlanda (2010 · ANI · 3’)

"Uma louca aventura urbana com sinais de trânsito que ganham vida."

ALGUMA COISA, de Elena Walf · Alemanha (2015 · ANI · 7’)

"Petróleo, ouro e fogo são os tesouros dentro das orgulhosas montanhas gigantes. Para a pequena montanha é impossível acompanhar estes feitos. Ela tem apenas na sua posse esta Alguma Coisa minúscula, estranha e inútil."

AMAR, de Andrew Hinton · Reino Unido · Índia (2011 · FIC · 10’)

"Amar tem 14 anos e é o melhor aluno da sua turma. No futuro, sonha em ser jogador profissional de críquete, mas, para já, o jovem é o ganha-pão da sua família, tendo dois empregos que o ocupam seis dias e meio por semana e frequentando a escola à tarde. Neste documentário observacional, acompanhamos o dia-a-dia de Amar."

O PÁSSARO VERDE, de Maximilien Bougeois, Quentin Dubois, Marine Goalard, Irina Nguyen-Duc, Pierre Pervey · França (2017 · ANI · 7’)

"Esta é a história de um verde, barulhento, mas, adorável pássaro que põe o seu primeiro ovo."

OS DOIS AMIGOS, de Natalia Chernysheva · França (2014 · ANI · 4’)

"Uma lagarta e um girino tornam-se amigos à medida que crescem e evoluem nos seus habitats. Um dia a mudança é de tal ordem que deixam de se reconhecer."

ESTÓRIA DO GATO E DA LUA, de Pedro Serrazina · Portugal (1995 · ANI · 6’)

"Um poema. Uma estória feita de silêncio e de cumplicidade. Luz e sombra, o apelo da noite, a lua como paixão... Esta é a estória de quem tentou tornar o sonho realidade, a estória do gato e da lua."


AMIGUINHOS * - 39’ · M/3

"Este programa reúne uma seleção de filmes europeus do Short Circuit - uma rede europeia de organismos que se dedicam à promoção e divulgação de curtas-metragens – e transporta para a tela toda a magia do Cinema."

CAT LAKE CITY, de Antje Heyn · Alemanha (2019 · ANI · 7’)

"O gato Percy mal pode esperar pelo seu dia de descanso na Cat Lake City – o paraíso de férias felino. Mas este lugar não é aquilo que se esperava. Nem sequer o lugar da toalha é seguro como Percy achava."

TRUZ TRUZ, de Ivana Guljašević Kuman · Croácia (2018 · ANI · 4’)

"O submarino amarelo explora o oceano, conhecendo diferentes criaturas que o cumprimentam a si e à menina que o acompanha. Mas estará mesmo o submarino a navegar ou faz tudo parte de um jogo de imaginação de uma menina com um brinquedo e um balde cheio de água?"

AS PANQUECAS DA AVÓ, de Dominyka Adomaitytė, Vykintas Labanauskas · Lituânia (2019 · ANI · 2’)

"Um filme sobre uma avó que aguarda ansiosamente uma visita."

O ÚLTIMO DIA DE OUTONO, de Marjolaine Perreten · Suíça · França · Bélgica (2019 · ANI · 7’)

"Animais da floresta colecionam partes de bicicletas abandonadas para contruir veículos adaptados ao seu tamanho. Uma grande corrida aproxima-se: a corrida do último dia de outono."

PARAPLÜ, de Markus Kempken · Alemanha (2008 · ANI · 2’)

"Três homens no comboio. Qual deles se irá molhar?"

DESEQUILIBRADO, de Tom Caulfield · Irlanda (2015 · ANI · 3’)

"A dobradiça que range recebe o óleo. Mas quando o barulho escapa do óleo, com certeza que te irá apanhar!"

PENTEANDO, de Eglė Mameniškytė · Lituânia (2019 · ANI · 5’)

"Pentear é um ato meditativo que leva à contemplação e introspeção. Este é um autorretrato animado esculpido no movimento e tempo sobre a memória e a relação com os outros. O cabelo torna-se uma rede simbólica que liga o passado e o presente, memórias e a atual relação pai-filha."

TRAMPOLIM, de Maarten Koopman · Holanda (2013 · ANI · 3’)

"A tela é um trampolim no qual pessoas e animais brincam. De debaixo do trampolim observamos, divertidos, até que as coisas tomam um rumo inesperado…"

RIDE, de Paul Bush · Portugal · Reino Unido (2018 · ANI · 6’)

"Centenas de motas são animadas, frame a frame, nesta homenagem à cultura e design das motas dos anos 50 e 60. Um motociclista prepara a sua mota e parte para uma viagem idealizada no campo e no futuro."

* Para além das exibições presenciais, Amiguinhos também se encontra disponível online de 1 a 21 de Dezembro no serviço de video on demand da Agência da Curta Metragem.

QUATRO JANELAS DISCRETAS PARA O MUNDO DE REGINA PESSOA

A NOITE

HISTÓRIA TRÁGICA COM FINAL FELIZ

KALI, O PEQUENO VAMPIRO

TIO TOMÁS, A CONTABILIDADE DOS DIAS


Toda a informação sobre O Dia Mais Curto pode ser consultada em http://www.odiamaiscurto.curtas.pt/index.html.

Sem comentários: