25-abril-billboard

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

KINO 2021 apresenta programação completa

A 18.ª edição da KINO - Mostra de Cinema de Expressão Alemã apresenta 18 longas-metragens entre 21 e 27 de Janeiro, no Cinema São Jorge, em Lisboa, e em Filmin.pt.

A mostra divide-se em três secções: Visões, Perspetivas e Realidades. Visões presta homenagem a cineastas e elencos já consagrados, onde se encontram títulos como Berlin Alexanderplatz, Schwesterlein (Irmãzinha), Flatland (Planuras), Exil (Exílio), Glück gehabt (Golpe de sorte) e Cortex.

Na secção Perspetivas encontram-se filmes como Futur Drei (Futuro três), Kokon (Casulo), Nackte Tiere (Animais a nu), Neubau (Lar doce lar), Rival e Sag Du Es Mir (Diz-me tu então).

Já a secção Realidades apresenta quatro documentários que abordam temas semelhantes: a ideia de origem em contraste com a atribuição de uma identidade pelos outros e por si próprio em Becoming Black, o sentido de pertença e a construção de alteridade, aquilo de que este se compõe e até onde é admitido no filme In the Name of Scheherazade oder der erste Biergarten in Teheran (Em nome de Xerazade ou o primeiro beergarden no Teerão), a viagem iniciática pela Alemanha de leste depois da queda do muro e as reminiscências na atualidade, em busca de respostas para o crescimento da extrema-direita populista a que se assiste na Europa em Deutschlandreise - Ein Roadmovie zwischen Gestern und Heute (Viagem pela Alemanha – um road movie entre ontem e hoje) e a vivência das expectativas pessoais em contraste com as oportunidades sociais em Jetzt oder Morgen (Pode ficar para amanhã).

A programação completa da KINO, bem como as informações de horários e bilheteira podem ser consultadas no site do Goethe-Institut Portugal em https://www.goethe.de/ins/pt/pt/kul/sup/kpo.html. Todos os filmes (com excepção de Cortex) estarão disponíveis também online no dia seguinte à sua exibição no Cinema São Jorge, em Filmin.pt.

Sem comentários: