25-abril-billboard

quarta-feira, 5 de maio de 2021

O Ídolo, escrito a partir de argumento de Fernando Pessoa, estreia a 12 de Maio

A curta-metragem O Ídolo, de Pedro Varela, criada a partir de um argumento inédito, escrito há quase cem anos por Fernando Pessoa, estreia a 12 de Maio em https://www.samsung.com/pt/idolo/.

O desafio foi lançado pela Samsung e pela Agência Uzina ao realizador e argumentista Pedro Varela, também como forma de promoção do novo smartphone Samsung Galaxy S21 Ultra 5G, equipamento usado para filmar a curta-metragem na totalidade.

O Ídolo baseia-se no argumento inédito Note for a thriller, or film, "escrito há quase cem anos, em que diversas personagens recebem a difícil missão de transportar um artefacto de valor incalculável a bordo de um navio que faz a travessia transatlântica entre Nova Iorque e Southampton. Este jogo arriscado, que mais parece um estudo sobre a natureza humana, é o ponto de partida de uma aventura onde ninguém é quem aparenta ser. A aventura, contada no formato de curta-metragem, tem a duração de 20 minutos, naquele que é o primeiro filme produzido a partir de um argumento de Fernando Pessoa, a chegar aos ecrãs."

Para a produção do filme O Ídolo, foi ainda recriada a Ecce Film, a produtora pensada por Fernando Pessoa com um logotipo desenhado pelo próprio, que seria responsável pela produção dos seus argumentos.

Quando surgiu o convite, Pedro Varela não hesitou em aceitar: "Criar personagens e dar-lhes voz, esse é o lugar onde sou feliz, e aqui senti que partilhei esse momento com alguém que sempre foi uma gigante influência na minha vida. Fazer justiça ao que o Pessoa teria na sua intenção original, foi o meu único objectivo. Foi esse o meu mergulho. Apesar do  desafio de filmar o filme através de um smartphone, não podia estar mais feliz com o resultado final”, explica.

Por seu lado, José Correia, Director de Marketing de Produto Mobile da Samsung explica a aposta da marca neste projecto: "Este ano, e tendo em conta o contexto particular que vivemos, a Samsung enquanto parceiro de relevo no panorama nacional, quis destacar o papel da nossa cultura através de um dos seus autores mais representativos, Fernando Pessoa". E acrescenta: "Nos dias de hoje, registamos as nossas vidas e contamos as nossas histórias através dos smartphones - e é por isso que a câmara é um dos recursos mais importantes para o utilizador. O resultado final deste que é o primeiro filme de Fernando Pessoa é a prova da capacidade e versatilidade do Samsung Galaxy S21 Ultra 5G em evidenciar o melhor de cada imagem do início ao fim”. 

O filme foi rodado entre Viana do Castelo, a Serra de Sintra e Lisboa, sendo que toda a acção nos remete para o ano de 1928. O elenco conta com actores como Tiago FelizardoAna Vilela da CostaSoraia Tavares, Paula Magalhães, entre outras participações nacionais e internacionais.

Lançado em 2011, o livro Fernando Pessoa – Argumentos para Filmes deu a conhecer mais uma faceta da vida e obra de Fernando Pessoa, o seu interesse pelo Cinema e pela sua dimensão artística na perspetiva do autor. O livro apresenta seis argumentos originais (em português, inglês e francês) que reflectem, na sua maioria, temas do mundo pessoano, como as múltiplas identidades do ser e a curiosidade pela natureza humana.

Mais informações sobre O Ídolo em https://www.samsung.com/pt/idolo/.

Sem comentários: