quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Centenário de 'Amor de Perdição' comemora-se com filme-concerto na Cinemateca e no Coliseu do Porto

A Cinemateca Portuguesa celebra o centenário de Amor de Perdição (Georges Pallu, 1921), com o terceiro de uma série de filmes-concerto dedicados à Invicta Film. No dia 13 de Novembro, às 17h00, será exibido na Cinemateca e, a 14 de Novembro, será a vez de passar no Coliseu do Porto, pelas 17h30.

As sessões contam com acompanhamento ao vivo por Nicholas McNair e os solistas da Orquestra Metropolitana de Lisboa, dirigidos pelo Maestro Cesário Costa.

A sessão na Cinemateca marcará a primeira apresentação pública da nova cópia digital do filme, com a partitura original composta por Armando Leça, reconstruída e adaptada por Nicholas McNair. Os materiais musicais foram transcritos e estudados por uma equipa de musicólogos da NOVA FCSH, constituída por Manuel Deniz Silva e Bárbara Carvalho

Estreado a 9 de novembro de 1921, no Cinema Olímpia, no Porto, Amor de Perdição foi a mais famosa adaptação literária da Invicta Film e um dos grandes trabalhos de Pallu, "onde se destacam os vários exteriores do filme que revisitam os principais cenários do romance de Camilo Castelo Branco: as ruas estreitas de Viseu, a Universidade de Coimbra e a cidade do Porto".

A partitura original de Armando Leça para o filme "foi a primeira a ser recuperada, reconstruída e interpretada, graças à iniciativa e ao trabalho da maestrina Gillian Anderson e do pianista Nicholas McNair, na década de 1990, tendo sido apresentada com o filme em diferentes versões e dispositivos instrumentais em Lisboa, no Porto e em Washington. As fontes manuscritas sobreviventes, conservadas no espólio do compositor depositado na Área de Música da Biblioteca Nacional de Portugal, encontram-se infelizmente incompletas, sendo constituídas por uma partitura de conjunto bastante lacunar e de fragmentos das partes para cada um dos instrumentos. A versão agora apresentada retoma todas as secções completas da partitura de Armando Leça, que serão interpretadas pelo ensemble de piano e cordas. As secções em falta foram reconstruídas por Nicholas McNair, que as interpretará ao piano."

A imagem digitalizada e a música interpretada pelos solistas da OML (que será oportunamente gravada), resultarão numa cópia digital de alta definição (DCP) para projecção em sala, bem como numa nova edição DVD da Cinemateca Portuguesa, que dará continuidade à colecção de títulos do cinema mudo português.

 

Programa musical

Música para o filme AMOR DE PERDIÇÃO, de Georges Pallu (1921)

Compositor: Armando Leça (1891-1977)

Reconstrução e adaptação da partitura: Nicholas McNair

Transcrição e estudo crítico: Manuel Deniz Silva (INET-md - NOVA FCSH) e Bárbara Carvalho (CESEM - NOVA FCSH)


Solistas da Metropolitana

José Pereira, Joana Dias (violinos), Joana Cipriano (viola), Catarina Gonçalves (violoncelo), Vladimir Kouznetsov (contrabaixo), Nicholas McNair (pianista convidado / Cinemateca)

Direção Musical: Cesário Costa

Sem comentários: