25-abril-billboard

domingo, 5 de dezembro de 2021

'O Dia Mais Curto' 2021 com sessões especiais no Cinema Trindade, Cinema Ideal e Cinemateca Portuguesa

O mês de Dezembro já começou e as celebrações d' O Dia Mais Curto também, com sessões de cinema por todo o país. 

Além dos quatro programas distintos - Curtas do Mundo, Novas Curtas Portuguesas, Curtinhas para Todos (M/6) e Amiguinhos (M/3) - já apresentados pela Agência da Curta Metragem, foram agora reveladas as sessões especiais no Cinema Trindade,  no Porto, onde será apresentada uma selecção de filmes sobre questões de género e identidade; Cinema Ideal, em Lisboa, onde decorre uma sessão dedicada à obra de João Rosas, com os filmes Entrecampos, Maria do Mar e Catavento; e na Cinemateca Portuguesa, com uma programação mais transversal, incluindo filmes em torno de um tema: o mar. As sessões especiais contarão com a presença dos realizadores.

SESSÃO ESPECIAL NA CINEMATECA

74’ · M/10

A SEA CAVE NEAR LISBON (A BOCA DO INFERNO)
Henry William Short · Portugal
1896 · FIC · 1’
"A SEA CAVE NEAR LISBON fez parte do programa da célebre primeira sessão dos irmãos Lumière, em 1896, e trata-se, provavelmente, das primeiras imagens sobre o mar português. Rodado pelo britânico Harry Short, na Boca do Inferno em Cascais, o filme é um lampejo sobre o mar, mas também um lampejo do que viria a ser o cinema. Apresentado em cópia 35mm."

FADO LUSITANO
Abi Feijó · Portugal
1995 · ANI · 6’
"Portugal sente-se um pequeno País na cauda da Europa. Tem um coração errante, um espírito aventureiro, uma alma amargurada e um corpo obediente."

TRÁFEGO E ESTIVA
Manuel de Guimarães · Portugal
1968 · FIC · 17’
"TRÁFEGO E ESTIVA é um título de importância histórica, já que se trata do primeiro filme português originalmente filmado em 70mm. Iminentemente publicitário, produzido por Ricardo Malheiro, mostrando as actividades de estiva do porto de Lisboa do ponto de vista da sua eficácia e do progresso, é um filme de belas imagens (em scope) e música de Carlos Paredes. É exibido em cópia digital, realizada no âmbito do projeto FILMar, com o apoio do programa EEAGrants 2014-2021."

... E ERA O MAR
José Fonseca e Costa · Portugal
1966 · FIC · 11’
"…E ERA O MAR é a primeira de uma série de curtas-metragens, realizadas por José Fonseca e Costa para fins institucionais ou promocionais realizadas, onde se nota o interesse pela arquitectura e os seus espaços sociais e políticos. Uma abordagem inovadora para um filme de promoção de um hotel junto à praia de Sesimbra, com ênfase para a sua arquitectura e design de interiores bem como para o contraste entre o rico património natural e as construções da aldeia, lado a lado com as atividades tradicionais dos pescadores. Menção honrosa nos prémios do SNI referentes a 1966 (atribuídos em 1967) e prémio da melhor Fotografia. O filme tem como comentário musical excertos das Variações Sinfónicas de César Franck. Apresentado em cópia digital."

NÁUFRAGOS
Pedro Neves · Portugal
2018 · DOC · 17’
"Tudo começa sempre como um dia qualquer. Uma partida para o mar, a espera em terra. Há uma surpresa. Um navio que abalroa um pequeno barco, uma onda que o vira,. Há gritos, homens presos no porão, pescadores ao frio abrigados numa balsa dias a fio. Em terra recebe-se a notícia. Chora-se, prepara-se o luto, espera-se por um raio de sol que traga gente viva. As datas não mais se esquecem, as marcas ficam no corpo e na memória de quem as viveu."

SUPERFÍCIE
Rui Xavier · Portugal
2007 · FIC · 13’
"Por muito calma que pareça a superfície do oceano, cada vez que cruzamos a linha, que divide a terra do mar, entramos num mundo desconhecido e imprevisto. Ao voltarmos a terra será que o nosso mundo se mantém igual?"

LASCAS
Natália Azevedo Andrade · Hungria
2020 · ANI · 10’
"Três crianças, aborrecidas e negligenciadas, vivem das aventuras que criam nas suas cabeças, até que chega o dia em que tentam escapar de sua casa. A mãe, sempre atarefada, parece emocionalmente alheia ao que se passa em torno dela. À medida que as crianças crescem, e a rotina da mãe se torna cada vez mais cansativa, os segredos desta casa misteriosa tornam-se aparentes."

O Teu Nome É, Paulo Patrício

SESSÃO ESPECIAL NO CINEMA TRINDADE
68’ · M/10

ELO
Alexandra Ramires · Portugal · França
2020 · ANI · 11’
"Durante um dia anoitecido, dois personagens procuram adaptar-se."

2019 · ANI · 14’
"Oscar é uma criança que germe na horta dos seus pais. Ninguém sabe o seu sexo biológico, mas ele reivindica o género masculino. Um dia, Oscar vive uma extraordinária mas dolorosa aventura num mundo autoritário e opressivo. Conseguirá ele ter o reconhecimento de identidade que tanto deseja?"

2021 · ANI · 24’
"Um olhar sobre o caso do assassinato de Gisberta Salce Jr., transexual, seropositiva, toxicodependente e sem-abrigo, que foi violentamente torturada durante vários dias por um grupo de 14 adolescentes no Porto, em 2006. Com testemunhos de amigas transexuais de Gisberta, assim como entrevistas inéditas a dois dos envolvidos no caso. Abordando conceitos como memória, violência, condição social, discriminação e identidade de género, O Teu Nome É confronta dessa forma diferentes perspectivas e dimensões da condição humana."

LUZ DE PRESENÇA
Diogo Costa Amarante · Portugal
2021 · FIC · 19’
"Numa noite chuvosa, um homem triste sai de casa para entregar uma carta. Pelo caminho, numa esquina, cruza-se com uma mulher que o avisa para ter atenção à estrada, que o piso está escorregadio. Assim conheci Diana. Fragilizado por um desgosto de amor, Gonçalo cai da sua mota."

SESSÃO ESPECIAL NO CINEMA IDEAL
103’ · M/10

ENTRECAMPOS
João Rosas · Portugal
2012 · FIC · 32’
"Mariana tem 11 anos e acabou de se mudar de Serpa para Lisboa com o pai. Os primeiros dias na cidade são passados a arrumar a casa e a conhecer o novo bairro, Entrecampos. Após o primeiro dia de aulas, Mariana perde-se a voltar para casa da escola e tem de telefonar ao pai a pedir ajuda. No dia seguinte, trava amizade com um rapaz da sua turma, Nicolau, e o irmão deste, Simão, mais velho. Os dois irmãos convidam Mariana para lanchar e ajudam-na a chegar a casa."

MARIA DO MAR
João Rosas · Portugal
2015 · FIC · 30’’
"Um fim de semana de Verão numa casa rural na zona de Sintra. Nicolau, um rapaz de 14 anos, passa dois dias na companhia do irmão mais velho, Simão, e os amigos deste, todos a caminho dos 30. A bela e reservada Maria do Mar é alvo da atenção de todos, mas Nicolau é quem mais verá a sua vida perturbada por aquela inesperada presença feminina. Entre trabalhos de casa e subidas à árvore, história sobre um falecido avô engatatão e a origem da forma dos tortellini, um amigo mascarado em ressaca amorosa e jogos de sedução dançante, Nicolau vai olhando para aquele grupo de jovens adultos com o espanto de quem não pertence àquele mundo e o fascínio de nada voltar a ser como dantes."

CATAVENTO
João Rosas · Portugal
2020 · FIC · 41’
"É Verão em Lisboa e Nicolau é um rapaz indeciso. Entre as dúvidas quanto ao curso universitário a seguir e que tipo de rapariga escolher para sua namorada, Nicolau passa os dias a tentar perceber quem quer ser quando for grande. O problema é que, prestes a acabar os exames do ensino secundário, grande já ele é, sem por isso ter as coisas mais claras. De indecisão em indecisão, Nicolau vai navegando à vista, tendo como única bússola para as suas possíveis escolhas as raparigas por quem se vai apaixonando e com quem imagina outros tantos possíveis futuros."

Todas as informações e agenda de sessões d' O Dia Mais Curto podem ser consultadas em https://odiamaiscurto.curtas.pt/index.html.

Sem comentários: