quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Crítica: Harry Potter 20º Aniversário: De Volta a Hogwarts / Harry Potter 20th Anniversary: Return to Hogwarts (2022)

"The legacy of the movies is, I suspect, that my children's generation will show them to their children. So you could be watching it in 50 years' time, easy. I'll not be here, sadly, but... But Hagrid will, yes."
Robbie Coltrane


*7.5/10*

Harry Potter 20th Anniversary: Return to Hogwarts é um presente de ano novo para todos os fãs da saga ou meros curiosos.

"Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson juntam-se ao cineasta Chris Columbus e a outros membros do elenco dos oito filmes de Harry Potter, pela primeira vez, numa jornada de regresso a Hogwarts para comemorar o aniversário do primeiro filme, Harry Potter e a Pedra Filosofal, que foi lançado há 20 anos"

Neste regresso ao passado e a alguns dos cenários, o filme revela imagens do making-of das oito longas-metragens, a interacção com os fãs, excertos de cada filme, além de  entrevistas e conversas com o elenco, onde também recordam momentos que os marcaram verdadeiramente.

Com foco especial nos três protagonistas, o documentário recupera grande parte do elenco, 20 anos depois do primeiro filme - e 10 após o último. Para além de Daniel, Emma e Rupert, regressam a Harry Potter 20th Anniversary: Return to Hogwarts Helena Bonham Carter (Bellatrix Lestrange), Robbie Coltrane (Hagrid), Ralph Fiennes (Lord Voldemort), Jason Isaacs (Lucius Malfoy), Gary Oldman (Sirius Black), Tom Felton (Draco Malfoy), James Phelps, Oliver Phelps (os gémeos Fred e George Weasley), Mark Williams (Arthur Weasley), Bonnie Wright (Ginny Weasley), Alfred Enoch (Dean Thomas), Mateus Lewis (Neville Longbottom), Evanna Lynch (Luna Lovegood), entre outros. 
 

De Harry Potter e a Pedra Filosofal, até Harry Potter e os Talismãs da Morte: Parte 2, viveram-se a infância e os castings, o início da adolescência, com as dúvidas e primeiras paixões, e o início da idade adulta, que firma a família que se criou ao longo de 10 anos de filmagens. E se a história de Harry Potter e amigos (os inadaptados com que tantas crianças se identificam) marcou o crescimento dos actores e dos fãs, continua a perdurar junto de novas gerações.
 
Emotivo e nostálgico, Harry Potter 20th Anniversary: Return to Hogwarts comemora e recorda tudo o que a saga construiu, sem nunca esquecer os actores que já partiram.

Sem comentários: