quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Festa do Cinema Francês 2022: De 26 de Outubro a 20 de Novembro em 10 cidades portuguesas

A 23.ª edição da Festa do Cinema Francês regressa a 10 cidades portuguesas, de 26 de Outubro a 20 de Novembro, com mais de 80 filmes e muitos convidados. 

Toda a Gente Gosta de Jeanne, de Céline Deavaux, é o filme de abertura da Festa, a 26 de Outubro, no Cinema São Jorge, em Lisboa, com a presença da realizadora e parte do elenco. Os actores Nuno Lopes e Pedro Lacerda fazem parte do elenco e a acção da longa-metragem desenrola-se em Lisboa. Já O Inocente, de Louis Garrel, fará as honras de encerramento, no dia 6 de Novembro, também no Cinema São Jorge.

Toda a Gente Gosta de Jeanne, de Céline Devaux

Antestreias, Filmes Inéditos ou Revisitados

Para além destas duas antestreias nacionais, destaque ainda para a exibição de Un beau matin, de Mia Hansen-Løve, com Léa Seydoux no papel de Sandra, uma jovem mãe que está a criar sozinha a filha; e de Simone - A Viagem do Século, de Olivier Dahan, que conta a história da política francesa Simone Veil. Em estreia estarão também Irmão e Irmã, de Arnaud Desplechin; Os Passageiros da Noite, de Mikhaël Hers; ou A Acusação, de Yvan Attal.

Antoine Barraud vem a Portugal apresentar o seu filme Madeleine Collins, sobre Judith, uma mulher que mantém uma vida dupla entre a Suíça e França. Também O Pátio dos Milagres contará com a presença dos seus realizadores Hakim Zouhani e Carine May na Festa.

Haverá ainda a possibilidade de ver ou rever 20 produções francesas já exibidas nas salas de cinema em Portugal, entre 2021 e 2022. O Acontecimento, de Audrey Diwan; Vortex, de Gaspar Noé; Ilusões Perdidas, de Xavier GiannoliJane por Charlotte, de Charlotte GainsbourgO que nos Une, de Bernard Campan e Alexandre Jollien; e Notre Dame em Chamas, de Jean-Jacques Annaud, são algumas da obras que irão passar pela secção Segunda Chance da Festa do Cinema Francês.

Entre os convidados desta edição estão os realizadores Arnaud DesplechinRégis RoinsardCéline DevauxAntoine BarraudEmma BenestanSylvain PrudhommePhilippe BéziatHakim Zouhani e Carine May.

Cinema à Mesa e CineJovem

A gastronomia chega ao grande ecrã na secção Cinema à Mesa, com quatro filmes em que a culinária está no centro da acção: A Brigada, de Louis-Julien Petit; Champagne!, de Nicolas Vanier; Assim é a Vida, de Olivier Nakache e Eric Toledano; e Delicioso, de Eric Besnard.

Menino Nicolau – A Felicidade Não Pode Esperar, de Amandine Fredon e Benjamin Massoubre

Na CineJovem, secção dedicada aos mais novos e famílias, não faltarão filmes de ficção, animação, documentário e um clássico da cinematografia francesa. Fahim, de Pierre-François Martin-LavalO Menino Nicolau – A Felicidade Não Pode Esperar, de Amandine Fredon e Benjamin Massoubre, As Aventuras de Lia, de Julien Fournet, e Adeus Rapazes, de Louis Malle (que também integra a retrospectiva Louis Malle na Cinemateca Portuguesa), farão parte desta secção.

Retrospectiva Louis Malle e programa ACID

Durante o Festival de Cannes, a ACID (Associação para a Distribuição de Cinema Independente) dá visibilidade a realizadores cujos trabalhos têm escassa distribuição. Nesse sentido, a Festa vai exibir o documentário Atlantic Bar, de Fanny Molins.

Já em parceria com a Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, será apresentada, ao longo do mês de Novembro, uma retrospectiva do trabalho do realizador francês Louis Malle (1932-1995).

A Festa do Cinema Francês realiza-se em Lisboa, Almada, Oeiras, Coimbra, Porto, Évora, Viseu, Faro, Lagos e Funchal. Mais informações sobre o festival em https://www.festadocinemafrances.com/.


CALENDÁRIO - FESTA DO CINEMA FRANCÊS 2022

LISBOA

26 de Outubro a 6 de Novembro: Cinema São Jorge

2 a 30 de Novembro: Cinemateca Portuguesa


ALMADA

26 a 28 de Outubro: Auditório Fernando Lopes-Graça


COIMBRA

26 a 29 de outubro: Teatro Académico de Gil Vicente


OEIRAS

27 a 30 de Outubro: Auditório Municipal Eunice Muñoz

17 a 20 Novembro: Cinemas NOS


PORTO

7 a 12 de Novembro: Teatro Municipal do Porto - Rivoli

10 ao 15 de Novembro  - Trindade 

17 a 20 de Novembro - Cinemas NOS Alameda


FARO

17 a 20 de Novembro: Cinemas NOS Fórum Algarve


VISEU

17 a 20 de novembro: Cinema NOS Fórum Viseu


ÉVORA

17 a 20 de Novembro: Cinemas NOS Évora Plaza


LAGOS

15, 16, 17 e 19 de Novembro: Biblioteca Municipal


FUNCHAL

17 a 20 de Novembro: Cinemas NOS Fórum Madeira

Sem comentários: