25-abril-billboard

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Caminhos do Cinema Português 2022: De 5 a 19 de Novembro em Coimbra

O Festival Caminhos do Cinema Português revelou os filmes seleccionados para a edição de 2022, que acontece de 5 a 19 de Novembro, no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), a Casa do Cinema de Coimbra, Auditório Salgado Zenha e o Convento de São Francisco.

A abrir o festival, no dia 5 de Novembro, estará Histórias Selvagens (1978), de António Campos, no ano em que se comemora o centenário do seu nascimento. O filme será exibido numa cópia restaurada pela Cinemateca Portuguesa.

Selecção Caminhos conta com Alma Viva, de Cristèle Alves Meira, a submissão portuguesa para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro; Fogo Fátuo, de João Pedro Rodrigues; Mato Seco em Chamas, de Joana Pimenta e Adirley QueirósAs Sacrificadas, de Aurélie Oliveira Pernet; Nunca Nada Aconteceu, de Gonçalo Galvão Teles; O Teu Peso Em Ouro, de Sandro Aguilar; Saturno, de André Guiomar e Luís CostaAs Maçãs Azuis, de Ricardo Leite; Atrás Dessas Paredes, de Manuel MozosIce Merchants, de João Gonzalez; Casaco Rosa, de Mónica Santos; Garrano, de David Doutel e Vasco Sá; ou O Homem do Lixo, de Laura Gonçalves.

Fogo Fátuo, de João Pedro Rodrigues

Na Selecção Ensaios, Portugal está representado com 22 filmes em 53, numa selecção onde estão presentes realizadores como Leonardo Martinelli ou Jakub Prysak. As sessões da Selecção Caminhos e Ensaios decorrerão de 12 a 18 de Novembro no TAGV

Na Selecção Outros Olhares, destaque para os documentários Cesária Évora, de Ana Sofia Fonseca, Um Corpo Que Dança, de Marco Martins, A Visita e um Jardim secreto, de Irene M. Borrego, Objectos de Luz, de Acácio de Almeida, e Onde fica Esta Rua? ou Sem Antes nem Depois, de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata. As exibições acontecem de 6 a 11 de Novembro na Casa do Cinema de Coimbra, às 21h30. 

A secção Filmes da Lusofonia, dedicada aos 200 anos da independência do Brasil, conta as curtas Saindo com estranhos da Internet, Sideral ou Portugal Pequeno e as longas-metragens Alan, Kevin, O Bom Cinema ou Do Amor ninguém escapa.

Também em cópias restauradas, serão exibidas no Caminhos obras como A Praga, de José Mojica Martins, Eles não usam black tie, de Leon Hirszman, ou Pixote, de Hector Babenco.

A encerrar o festival estará o Cine-Concerto Hipnotismo ao Domicílio (1927), de Reinaldo Ferreira, por Vítor Torpedo & The Pop Kids, ao qual se seguirá a cerimónia de entrega de prémios, no dia 19 de Novembro, às 21h30, na Sala D. Afonso Henriques do Convento de São Francisco. 

Mais informações sobre o Caminhos do Cinema Português em https://www.caminhos.info/28-caminhos.

Sem comentários: