25-abril-billboard

domingo, 26 de março de 2023

Batalha Centro de Cinema apresenta programa para Abril e Maio

O Batalha Centro de Cinema, no Porto, divulgou o seu programa para os meses de Abril e Maio. 

El Futuro Ya no Está Aquí é o novo ciclo temático do Batalha e será apresentado entre 6 e 31 de Maio, oferecendo uma perspetiva sobre o processo de libertação de Espanha e a sua transição para a democracia. Realizadores como Pedro Almodóvar, Carlos Saura, Eloy de la Iglesia e o movimento Quinqui, "com o seu foco na delinquência, representaram no grande ecrã as margens da sociedade, juntamente com a primeira realizadora feminista do país, Josefina Molina, e as novas expressões de cinema queer e trans, anteriormente proibidas pelo Franquismo". O ciclo traz ao público nove filmes e uma performance.

The Souvenir

A cineasta britânica Joanna Hogg terá a primeira retrospectiva em Portugal apresentada no Batalha, de 1 de Abril a 17 de Maio. Destaque para o filme de 2019, The Souvenir, drama autobiográfico sobre o crescimento pessoal e criativo de uma estudante de cinema. A retrospectiva inclui a estreia nacional do seu mais recente The Eternal Daughter (2022). O Batalha apresenta também uma retrospectiva dedicada a Luísa Homem, de 14 de Abril a 13 de Maio, que inclui os filmes da realizadora e uma selecção das suas colaborações. No dia 5 de Maio, será apresentado um foco dedicado a Riar Rizaldi, com as curtas-metragens do artista e uma performance-ensaio sobre a história propagandística dos filmes de terror indonésios.

A 29 e 30 de Abril, chega ao Batalha Towards the Last Movies, um programa que inclui uma selecção de filmes vistos por ícones do século XX momentos antes das suas mortes. São os “últimos filmes” de Anne Frank, Kurt Cobain, Pier Paulo Pasolini, Olof Palme, o culto Heaven’s Gate, entre outros. A proposta traduz-se num exercício de resistência pela noite dentro que termina na manhã do dia seguinte — entre as 17h15 e as 10h00 —, com bilhete único de 10 euros  - e os espectadores mais perseverantes serão premiados.

Em Abril e Maio, serão assinalados o centenário do mestre do cinema britânico Lindsay Anderson; o Dia da Terra, com uma sessão programada pela Greve Climática Estudantil do Porto; o 25 de Abril, com um filme e uma conversa-performance de Filipa César e Alexandre Alves Costa; e uma sessão dedicada a Louis Benassi, artista, cineasta e produtor da contracultura. Destaque também para a antestreia dos novos filmes de João Canijo, Mal Viver (2023) e Viver Mal (2023).

Mal Viver 

No programa mensal Luas Novas, dedicado aos nomes emergentes do cinema português, serão apresentadas as obras de Laura Carreira, a 20 de Abril, e de Welket Bungué, a 19 de maio.

O ciclo Seleção Nacional, dedicado ao cinema português e à sua história, continuará a apresentar a Constelação #2: El Dorado, com foco na relação do cinema português com as ex-colónias e filmes de Alberto Seixas Santos, Faria de Almeida, Inês de Medeiros, Carlos Conceição, José Miguel Ribeiro, Margarida Cardoso, entre outros.

Quinzenalmente, aos Domingos, acontecem as Matinés do Cineclube apresentam uma seleção de filmes que recordam momentos-chave da vida do Cineclube do Porto, o mais antigo cineclube português em actividade.

O programa para Famílias, com sessões quinzenais entre 1 de Abril e 27 de Maio, inclui filmes que se cruzam com a restante programação de cinema e o espectáculo Lanterna Mágica, no qual o realizador Abi Feijó e a professora Elsa Cerqueira propõem uma viagem até às raízes do cinema, musicada ao vivo por André Aires, Guilherme Magalhães e Rafael Silva.

No ciclo de palestras A Minha História de Cinema, o Batalha Centro de Cinema recebe o filósofo coreano Byung-Chul Han, a 11 de Abril, e a cineasta e escritora vietnamita Trinh T. Minh-há a 9 de Maio, para explicarem "a sua relação com diferentes formas de produção de cinema, através de experiências e a apresentação de filmes que marcam a vida e até práticas profissionais".

Entre 20 de Maio e 20 de Agosto, a Sala-Filme acolhe a exposição de CAConrad com Alice dos Reis e Pedro Neves Marques, Escondidas na caverna que forjamos umas das outras. Para introduzir ao públicoo trabalho da poeta americana CAConrad, esta exposição inclui elementos fílmicos produzidos em Nova Iorque no Verão de 2022 e novas obras produzidas a partir da escrita da autora. O programa da exposição inclui, a 21 de Maio, uma leitura de The Book of Frank com CA Conrad e convidados.

O programa completo está disponível em batalhacentrodecinema.pt.

Sem comentários: