O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço anunciou mais novidades para a sua edição de 2023. O evento acontece de 31 de Julho a 6 de Agosto.
O Cinema Autobiográfico será o tema central do Fora de Campo, o Curso de Verão promovido pelo MDOC, em paralelo com o festival. O programa "pretende articular e pôr em contacto experiências criativas de proveniências diversas – de cineastas, associações científicas e artísticas e investigadores de universidades e produtores culturais, países e continentes diversos. O programa detalhado pode ser consultado no site do evento, assim como os orientadores seleccionados para este ano".
Tal como nas anteriores edições, o MDOC integrará duas Residências no quadro da programação Plano Frontal: uma cinematográfica e outra na área da fotografia. As residências são destinadas aos alunos em final de curso que frequentam Escolas do Ensino Superior de Cinema, de Audiovisuais e Fotografia, ou que tenham concluído recentemente a sua formação. As candidaturas já se encontram abertas nas plataformas digitais do festival.
O MDOC voltará também a integrar o espaço X-RAYDOC, "onde se faz a análise de filmes cuja importância seja indiscutível para uma História do documentário". Nesta edição, estarão em análise Stravinsky (Canadá, 1966, 49') e Lonely Boy (Canadá, 1962, 26') de Roman Kroitor e Wolf Koenig. A conversa conta com a participação de Jorge Campos e Luís Mendonça.
Destaque ainda para as Cineférias, "um programa de condições especiais para acesso ao festival destinado a alunos dos cursos de Cinema, Audiovisuais ou de Comunicação". Toda a informação pode ser consultada no site do festival.
O MDOC - Festival Internacional de Documentário de Melgaço já tinha anunciado a masterclass com o cineasta e fotógrafo iraquiano Maythem Ridha.
Mais informações em www.mdocfestival.pt.
Sem comentários:
Enviar um comentário