segunda-feira, 30 de maio de 2016

Sugestão da Semana #222

Das estreias da passada semana, a Sugestão da Semana destaca a comédia Bons Rapazes, com Russell Crowe e Ryan Gosling.

BONS RAPAZES


Ficha Técnica:
Título Original: The Nice Guys
Realizador: Shane Black
Actores: Russell Crowe, Ryan Gosling, Angourie Rice, Matt Bomer
Género: Acção, Comédia, Crime
Classificação: M/14
Duração: 116 minutos

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Estreias da Semana #222

Esta semana as estreias dividem-se por dois dias, 25 e 26 de Maio. Em semana de feriado, são cinco os filmes a estrear.

Alice do Outro Lado do Espelho (2016)
Alice in Wonderland: Through the Looking Glass
Alice Kingsleigh (Mia Wasikowska) passou os últimos anos a seguir as pisadas do pai e a navegar pelos mares. De volta a Londres, encontra um espelho mágico que lhe permite regressar ao reino fantástico do País das Maravilhas e aos seus amigos Coelho Branco (Michael Sheen), Lagarto (Alan Rickman), Gato de Cheshire (Stephen Fry) e Chapeleiro Louco (Johnny Depp). E é precisamente o Chapeleiro Louco que enfrenta um grave problema: perdeu a sua excentricidade. Mirana (Anne Hathaway) envia então Alice para pedir o Chronosphere, um globo metálico que se encontra no interior da câmara do Grande Relógio que alimenta todo o tempo. Ao regressar ao passado, Alice vai deparar-se com amigos e inimigos em pontos diferentes das suas vidas e embarcar numa corrida perigosa para salvar o Chapeleiro Louco, antes que seja tarde de mais.

Aluga-se Família (2015)
Une famille à Louer
Paul-André é um quarentão introvertido. Rico, mas solitário, aborrece-se e decide que precisa de uma família. Violette, que está prestes a ser despejada da sua casa receia perder a custódia dos dois filhos. É então que Paul-André lhe faz uma proposta: Violette e os filhos passam a ser a sua família e ele paga-lhes todas as dívidas.

Bons Rapazes (2016)
The Nice Guys
Em Los Angeles, durante a década de 70, Holland March (Ryan Gosling) e Jackson Healy (Russell Crowe) são dois detectives privados forçados a trabalhar em conjunto para deslindarem um caso que envolve o desaparecimento de uma jovem e a morte aparentemente não relacionada de uma antiga estrela de filmes para adultos.

O Amor É Uma Coisa Estranha (2014)
Love Is Strange
Após 39 anos juntos, Ben e George decidem dar o nó numa conservatória do registo civil em Manhattan, na sequência da aprovação da lei que permite o casamento entre homossexuais. No regresso da lua-de-mel, Ben é despedido do seu emprego de longa data como maestro de coro numa escola católica mista, por causa dos votos de casamento. Sem economias, o casal percebe que não tem condições para continuar a pagar o pequeno apartamento em Chelsea, onde vive. Poucos dias depois de se juntarem para celebrar as núpcias, família e amigos reúnem-se para descobrir como ajudar os dois amigos.

Uma Nova Amiga (2014)
Une Nouvelle Amie
Uma mulher faz uma descoberta surpreendente acerca do marido da sua falecida melhor amiga.

domingo, 22 de maio de 2016

Cannes 2016: Os vencedores

Já são conhecidos os vencedores do Festival de Cannes 2016.


Competição Oficial

Palma de Ouro
I, DANIEL BLAKE, de Ken LOACH

Grande Prémio do Júri
JUSTE LA FIN DU MONDE (IT'S ONLY THE END OF THE WORLD), de Xavier DOLAN

Melhor Realizador (Ex-aequo)
Olivier ASSAYAS (PERSONAL SHOPPER) e Cristian MUNGUI (GRADUATION)

Prémio do Júri 
AMERICAN HONEY, de Andrea ARNOLD

Melhor Argumento
THE SALESMAN (FORUSHANDE), de Asghar FARHADI

Melhor Actor:
Shahab HOSSEINI, em THE SALESMAN (FORUSHANDE)

Melhor Actriz
Jaclyn JOSE, em MA' ROSA

Caméra d’Or
DIVINES, de Houda BENYAMINA

Palma de Ouro para Melhor Curta-metragem
TIMECODE, de Juanjo GIMÉNEZ

Menção Especial - Curta-metragem
A MOÇA QUE DANÇOU COM O DIABO, de João Paulo MIRANDA MARIA

Palma de Ouro Honorária
Jean-Pierre LÉAUD

Palme Dog (póstumo)
Nellie, em PATERSON

Un Certain Regard

Prémio Un Certain Regard
THE HAPPIEST DAY IN THE LIFE OF OLLI MÄKI (HYMYILEVÄ MIES), de Juho KUOSMANEN

Prémio do Júri - Un Certain Regard
HARMONIUM (FUCHI NI TATSU), de Kôji FUKADA

Prémio de realização Un Certain Regard
CAPTAIN FANTASTIC, de Matt ROSS

Prémio de Melhor Argumento - Un Certain Regard
Delphine COULIN, Muriel COULIN, por THE STOPOVER (VOIR DU PAYS)

Prémio Especial Un Certain Regard
THE RED TURTLE (LA TORTUE ROUGE), de Michael DUDOK DE WIT


A lista completa de vencedores e outras informações podem encontrar-se aqui.

Sugestão da Semana #221

Das estreias da passada Quinta-feira, o Hoje Vi(vi) um Filme destaca A Lagosta como Sugestão da Semana. O mais recente filme do realizador grego Yorgos Lanthimos conta com Colin Farrell, Rachel WeiszLéa Seydoux, Ben Whishaw e John C. Reilly no elenco. A crítica pode ser lida aqui.

A LAGOSTA


Ficha Técnica:
Título Original: The Lobster
Realizador: Yorgos Lanthimos 
Actores: Colin FarrellRachel WeiszLéa SeydouxBen WhishawJohn C. Reilly, Jessica BardenAriane LabedAngeliki Papoulia
Género: Comédia, Drama, Romance
Classificação: M/16
Duração: 118 minutos

sábado, 21 de maio de 2016

Estreias da Semana #221

Na passada Quinta-feira, chegaram aos cinemas portugueses dez novos filmes. A Lagosta, Cinzento e NegroX-Men: Apocalipse são alguns dos títulos em destaque.

A Canção do Mar (2014)
Song of the Sea
Ben e sua irmã mais nova Searsha - a última criança-foca - embarcam numa viagem fantástica, através de um mundo de lendas e criaturas mágicas, numa tentativa de voltarem à sua casa à beira-mar. O filme é inspirado nas "Selkies", criaturas de origem mitológica do folclore irlandês, que vivem como focas no mar, mas que em terra se tornam humanas.

A Correspondência (2016)
La Corrispondenza
Amy Ryan (Olga Kurylenko) é uma jovem estudante universitária que nos tempos livres trabalha como dupla no cinema e na televisão. Amy é também a amante do professor de astrofísica Ed Phoerum (Jeremy Irons), um homem casado. Apesar das limitações, o relacionamento dura seis anos, com encontros na desabitada casa de família de Ed, em Borgoventoso, na Itália. Um dia, o professor desaparece sem dar qualquer explicação. Amy tenta perceber o porquê da distância e de ele continuar a enviar-lhe mensagens todos os dias. São mensagens de voz, emails e até mesmo mensagens de vídeo gravadas em DVD e entregues pelo correio.

Num futuro distópico não tão distante quanto isso, todos os solteiros, de acordo com as leis da Cidade, são levados para o Hotel, onde se vêem obrigados a encontrar um par romântico em 45 dias. Caso contrário, serão transformados num animal à escolha e libertados na floresta.

Aqui, em Lisboa: Episódios da Vida da Cidade (2015)
Em 2013, para celebrar o seu décimo aniversário, o festival de cinema IndieLisboa convidou quatro realizadores para filmarem em Lisboa. Quatro autores com quatro visões diferentes da cidade de Lisboa, passando pela ficção, o documentário, a comédia ou o fantástico.

Atividades Criminosas (2015)
Criminal Activities
Quatro amigos tropeçam numa oportunidade de negócio irrecusável. Quando corre mal, descobrem que parte do financiamento veio de um chefe da máfia particularmente cruel. Agora, têm de sequestrar um elemento da família de um chefe rival. Se falharem, pagarão o que devem com a própria vida.

Cinzento e Negro (2015)
Uma história vulcânica. Traição, roubo e fuga, perseguição e vingança. Amor, solidão e morte.

O Gang - Assalto Arriscado (2016)
Braqueurs
Yanis, Eric, Nasser e Frank formam o gang de assaltantes mais eficiente de toda a região de Paris. Entre cada golpe, cada um deles gere, da melhor forma possível, a sua vida familiar, entre sentimentos de paranóia, isolamento e bastante ansiedade face ao próximo assalto. É então que Amine, o irmão mais novo de Yanis, deixa-se levar pela ganância, comete um erro e leva todos a terem que trabalhar para os maiores criminosos da cidade. Ao invés de terem como alvo um carro blindado de transporte de valores, como costumava acontecer, desta vez o objectivo é roubar um carregamento de vários quilos de heroína.

O Senhor Juiz (2015)
L'Hermine
Michel Racine é um juiz solitário, temido e odiado por todos. Rígido consigo e com os outros, é chamado o Juiz dos dois dígitos: com ele, todos apanham mais de dez anos. Tudo muda quando reencontra Birgit Lorensen-Coteret, um dos membros do júri que terá de julgar um homem acusado de homicídio.

Uma Aventura no Jurássico (2012)
Dino Time
Uma máquina do tempo leva Ernie, Júlia e Max a uma viagem de 65 milhões de anos ao passado, até a um ninho de uma Tiranossauro Rex que os adopta como filhos. Os três terão de conseguir voltar para casa, mas não sem antes explorar o mundo Jurássico e viver grandes aventuras.

X-Men: Apocalipse (2016)
X-Men: Apocalypse
Desde o início da civilização, Apocalipse era adorado como um deus. O primeiro e mais poderoso mutante do universo X-Men, acumulou poderes e tornou-se imortal. Ao acordar após milhares de anos, fica desiludido com o mundo que encontra e recruta um grupo de poderosos mutantes, incluindo um desiludido Magneto (Michael Fassbender), para purificar a humanidade e criar uma nova ordem mundial, sobre a qual reinará. Com o destino da Terra em causa, Raven (Jennifer Lawrence), com a ajuda do Professor X (James McAvoy), irá liderar uma equipa de jovens mutantes para combater o inimigo e salvar a humanidade da destruição.

terça-feira, 17 de maio de 2016

Crítica: Macbeth (2015)

"What's done, it's done."
Lady Macbeth
*7/10*

No ano em que se assinalam 400 anos da morte de William Shakespeare, Macbeth chegou aos cinemas pela mão de Justin Kurzel. Uma interpretação assombrosa da obra do escritor, sombria, obscura, dotada de um visual desarmante.

Macbeth (Michael Fassbender), o Senhor de Glamis, recebe uma profecia de um trio de bruxas que um dia se tornará Rei da Escócia. Consumido pela ambição e incentivado pela sua esposa, Lady Macbeth (Marion Cotillard), Macbeth mata o rei e toma o trono para si .


O risco não assustou o realizador Justin Kurzel. Fiel ao classicismo do texto, que, por si só, não chegaria para conquistar o público, é visualmente que ficamos "enfeitiçados", qual quadro em movimento. Sombras, nevoeiro, cores escuras mas carregadas de sensações e sentimentos fortes. Um trabalho de mestre da direcção de fotografia, hipnótico. A banda sonora e efeitos sonoros são outro ponto forte. Remetem-nos para um tempo de traição e guerra, de bruxas e fantasmas.

Nas interpretações, Michael Fassbender é um Macbeth trágico e esplêndido, com garra, coragem, medo e respeito pelos pecados que comete. Por seu lado, Marion Cotillard não deslumbra nem conquista com a sua Lady Macbeth corrosiva, persuasiva, quase uma bruxa, que se perde entre feitiços, loucura e ambição desmedida.


Tudo por uma coroa, Macbeth de Kurzel não vai marcar a História das adaptações cinematográficas de Shakespeare, mas oferece um belíssimo filme de autor e mais uma fabulosa performance de Fassbender.

segunda-feira, 16 de maio de 2016

A Festa do Cinema 2016 já começou

A 2ª edição da Festa do Cinema começou hoje, dia 16, e prolonga-se até 18 de Maio. Durante estes três dias, os bilhetes de cinema estarão a 2.50€ nas salas de cinema nacionais.

A organização espera chegar aos 250 mil espectadores, depois do sucesso da edição de 2015.


Este ano, a Festa do Cinema estabeleceu uma parceria com a Academia Portuguesa de Cinema, que permitiu que o filme vencedor dos Prémios Sophia 2016, Amor Impossível, de António-Pedro Vasconcelos, volte a estar em exibição em salas seleccionadas, durante os dias da festa. Também o vencedor dos Globos de Ouro da Sic (também parceiro desta edição), As Mil e Uma Noites, de Miguel Gomes, será reposto em sala durante a Festa do Cinema.

A APEC - Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas, com o apoio do ICA - Instituto do Cinema e do Audiovisual, e dos distribuidores de conteúdos audiovisuais, representados pela FEVIP - Associação de Defesa das Obras Audiovisuais, GEDIPE  - Associação para a Gestão de Direitos de Autor, Produtores e Editores, e da IGAC - Inspeção-geral das Atividades Culturais, promovem, pelo segundo ano consecutivo, a Festa do Cinema em cerca de 500 salas, com mais de 94 mil lugares, durante três dias.

No valor dos bilhetes da Festa do Cinema não estão incluídos lugares VIP, sessões em 3D, IMAX, 4DX e eventos especiais.

Por aqui já fomos ver o Ensurdecedor e não ficaremos por aqui. Vão ao cinema.

Podia Ser Eu #6

O Podia Ser Eu regressa com uma escolha que já devia ter surgido há mais tempo mas que, incrivelmente, só agora me apercebi que me assentava que nem uma luva. Com um sentido de justiça muito apurado, eis a romântica, divertida, imaginativa e altruísta Amélie Poulain. Audrey Tautou veste-lhe tão bem a pele.


AMÉLIE POULAINO Fabuloso Destino de Amélie (Le fabuleux destin d'Amélie Poulain)

domingo, 15 de maio de 2016

Prémios Sophia 2016: Vencedores

A cerimónia de entrega dos Prémios Sophia, da Academia Portuguesa de Cinema, aconteceu na passada Sexta-feira, no Centro Cultural de Belém, e Ana Bola foi a anfitriã. Amor Impossível e Capitão Falcão foram os grandes vencedores da noite.


Eis a lista completa de galardoados:

Melhor Filme

- Amor Impossível de António-Pedro Vasconcelos, MGN FILMES

- Montanha de João Salaviza, Filmes do Tejo II

- Yvone Kane de Margarida Cardoso, Filmes do Tejo II

- As Mil e Uma Noites - Volume 2, O Desolado de Miguel Gomes, O Som e a Fúria

Melhor Actriz Principal

- Vitória Guerra - Amor Impossível

- Beatriz Batarda - Yvone Kane

- Isabel Ruth - Se eu Fosse Ladrão, Roubava

- Soraia Chaves - Amor Impossível


Melhor Actor Principal

- José Mata - Amor Impossível

- Gonçalo Waddington - Capitão Falcão

- Adriano Luz - As Mil e Uma Noites – Volume 1, O Inquieto

- David Mourato - Montanha


Melhor Argumento Original

- João Salaviza - Montanha

- Margarida Cardoso - Yvone Kane

- Tiago R. Santos - Amor Impossível

- João Leitão e Nuria Leon Bernardo - Capitão Falcão


Melhor Fotografia

- João Ribeiro - Yvone Kane

- André Szankowski - Cosmos

- Miguel Sales Lopes - Amor Impossível

- Acácio de Almeida – Se eu Fosse Ladrão, Roubava


Melhor Direcção Artística

- Ana Vaz - Yvone Kane

- Nuno Tomaz, Mário Melo Costa e João Leitão - Capitão Falcão

- Clara Vinhais - Amor Impossível

- Rui Alves - O Pátio das Cantigas


Melhor Documentário em Longa-Metragem

- Pára-me de Repente o Pensamento de Jorge Pelicano

- Volta à Terra de João Pedro Plácido

- Alto Bairro de Rui Simões

- Portugal- Um Dia de Cada Vez de João Canijo e Anabela Moreira


Melhor Documentário em Curta-Metragem

- Atopia de Luís Azevedo e Alexandre Marinho

- Fora da Vida de Filipa Reis e João Miller Guerra

- A Torre de Salomé Lamas

- África Abençoada de Aminata Embalo


Melhor Maquilhagem e Cabelos

- Emmanuelle Fèvre e Ramona - Yvone Kane

- Helena Gonçalves - Capitão Falcão

- Susana Correia e Sandra Meleiro - Amor Impossível

- Iris Peleira - Cosmos


Melhor Curta-Metragem de Animação

- Amélia & Duarte de Alice Guimarães e Mónica Santos

- Nossa Senhora da Apresentação de Abi Feijó

- Vígil de Rita Cruchinho Neves

- O Campo à Beira Mar de André Ruivo


Melhor Actriz Secundária

- Maria D’Aires - Amor Impossível

- Maria João Pinho - Montanha

- Lia Carvalho - Amor Impossível

- Carla Chambel - Se eu Fosse Ladrão, Roubava


Melhor Actor Secundário

- Carlos Malvarez - Amor Impossível

- José Martins - Amor Impossível

- David Chan Cordeiro - Capitão Falcão

- José Pinto - Capitão Falcão


Melhor Realizador

- Margarida Cardoso - Yvone Kane

- António-Pedro Vasconcelos - Amor Impossível

- João Salaviza - Montanha

- Miguel Gomes - As Mil e Uma Noites - Volume 2, O Desolado


Melhor Som

- Vasco Pedroso, Branko Neskov e Elsa Ferreira - Amor Impossível

- Hugo Leitão - Capitão Falcão

- Olivier Blanc - Montanha

- Elsa Ferreira e Pedro Ricardo Nunes - Yvone Kane


Melhor Guarda Roupa

- Isabel Quadros - Capitão Falcão

- Nádia Henriques - Yvone Kane

- Silvia Grabowski e Lucha D’Orey – As Mil e Uma Noites – Volume 2, O Desolado

- Mia Lourenço – Amor Impossível


Melhor Montagem

- João Braz - Yvone Kane

- Pedro Ribeiro - Amor Impossível

- Edgar Feldman e João Salaviza - Montanha

- Mário Melo Costa - Capitão Falcão


Melhor Banda Sonora Original

- José M. Afonso - Amor Impossível

- Pedro Marques - Capitão Falcão

- Norberto Lobo - Montanha

- Nuno Malô - O Pátio das Cantigas


Prémio Sophia Estudante

- Afrodite de Gonçalo Nobre de Almeida

- Ghiocel de Mara Ungureanu

- Terra Mãe de Ricardo Couto

- Palhaços de Pedro Crispim


Melhor Curta-Metragem de Ficção

- O Rebocador de Jorge Cramez

- Rampa de Margarida Lucas

- Aula de Condução de André Santos e Marco Leão

- A Glória de Fazer Cinema em Portugal de Manuel Mozos


Prémios Carreira: Carmen Dolores e a Fernando Costa.

Sugestão da Semana #220

A passada Quinta-feira foi rica em estreias sonantes. A Sugestão da Semana destaca Money Monster, realizado por Jodie Foster, com George Clooney e Julia Roberts.

MONEY MONSTER


Título Original: Money Monster
Realizadora: Jodie Foster
Actores: George Clooney, Julia Roberts, Jack O'Connell, Dominic West, Caitriona Balfe, Giancarlo Esposito
Género: Drama, Thriller
Classificação: M/12
Duração: 95 minutos

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Estreias da Semana #220

Nove filmes chegaram aos cinemas esta Quinta-feira. Muitas são as opções para assistir nos próximos dias.

Capitão Dentes de Sabre (2014)
Kaptein Sabeltann og skatten i Lama Rama
Pinky é um jovem que sonha navegar os sete mares. Foi encontrado pelo Capitão Dentes de Sabre num naufrágio, a flutuar numa cesta. Desde então, Pinky é o protegido da tripulação, mas nem todos simpatizam com ele. Um dia, o Capitão Dentes de Sabre consegue encontrar o mapa para a lendária terra de Lama Rama. Um local mítico, cujo tesouro é o maior do mundo. Como são excelentes piratas, não podiam deixar passar uma oportunidade destas. Rumam a caminho de Lama Rama, onde vão ter de usar todos os artifícios para conseguir o tesouro.

Dheepan - O Refúgio (2015)
Dheepan
Para escapar à Guerra Civil do Sri Lanka, um ex-combatente, uma jovem mulher e uma menina, fazem-se passar por uma família e fogem para França. Acabam por se instalar na periferia de Paris. Praticamente não se conhecem, mas vão tentar construir uma vida juntos.

Duplo Confronto (2016)
Precious Cargo
Depois de um assalto fracassado, Eddie (Bruce Willis), um poderoso chefe do crime, lança-se no encalço de Karen (Claire Forlani), a mulher que o traiu. Na tentativa de reconquistar a confiança de Eddie, Karen alicia o seu ex-amante e ladrão profissional Jack (Mark-Paul Gosselaar) a levar a cabo um assalto a um carregamento de jóias. Mas no decurso do assalto há, mais uma vez, lealdades traídas e Eddie, Karen e Jack vão ter de resolver as diferenças que os separam num duplo confronto final.

Ensurdecedor (2015)
Louder Than Bombs
Três anos após a sua morte inesperada, a preparação de uma exposição em homenagem à famosa fotógrafa de guerra Laura Freed reúne o marido e os dois filhos, pela primeira vez em anos. Mas quando um segredo perturbador ressurge, os três homens são forçados a olhar uns para os outros e a para si mesmos sob uma nova luz. Um retrato de sonhos, decepções e segredos familiares desenvolvido através de fragmentos não-lineares de memórias partilhadas, desafios diários e tentativas forçadas de coexistir.

Má Vizinhança 2 (2016)
Neighbors 2: Sorority Rising
Mac e Kelly são pais há pouco tempo, quando uma república de estudantes do sexo feminino se muda para a casa ao lado. Perante a ameaça, o casal vê-se obrigado a unir forças com os antigos rivais para enfrentarem as novas e barulhentas vizinhas.

Milagre de Lourdes (2011)
Je m'appelle Bernadette
Entre Fevereiro e Julho de 1858, na gruta de Massabielle, a Virgem Maria terá aparecido 18 vezes a Bernadette Soubirous, uma jovem miserável de Lourdes. O anúncio das aparições provocou uma pequena revolução na ordem estabelecida.

Money Monster (2015)
Lee Gates (George Clooney) é um carismático guru da bolsa e oferece sugestões de investimento no seu popular programa de televisão. Durante uma emissão em directo, Kyle Budwell (Jack O'Connell), um espectador enfurecido que perdeu todo o dinheiro após seguir um dos conselhos de Gates, toma-o como refém juntamente com a produtora Patty Fenn (Julia Roberts) e a equipa do programa, ameaçando matá-los. Com o tempo a esgotar-se, Gates e Fenn terão de encontrar uma forma de se manterem vivos e, simultaneamente, desvendarem a verdade por trás de uma enorme teia de mentiras.

Ninguém Quer a Noite (2015)
Nadie Quiere La Noche
Gronelândia, 1908. Josephine, a corajosa mulher do famoso explorador do Árctico, Robert Peary, embarca numa perigosa viagem seguindo a rota do marido em direcção ao Pólo Norte. Ao mesmo tempo, decide ignorar os avisos de viajantes polares mais experientes sobre o Inverno que se aproxima. Com grande sacrifício, atinge por fim o acampamento base de Robert. Josephine recusa regressar a casa e insiste em passar o Inverno na cabana. Só Allaka, a jovem inuit que vive num iglo e conhece bem o frio, lhe faz companhia. À medida que a grande noite polar se aproxima, Josephine percebe que tem mais em comum com aquela mulher de um mundo distante, do que alguma vez poderia pensar.

O Menino e o Mundo (2014)
Um menino abandona a sua aldeia para procurar o pai e descobre um mundo dominado por seres estranhos e fantásticos. Uma animação que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.

domingo, 8 de maio de 2016

Sugestão da Semana #219

Das estreias da passada Quinta-feira, a Sugestão da Semana destaca o derradeiro filme de José Fonseca e Costa. Lê a crítica do Hoje Vi(vi) um Filme.

AXILAS


Ficha Técnica:
Título Original: Axilas
Realizador: José Fonseca e Costa
Actores: Pedro Lacerda, Elisa Lisboa, Margarida Marinho, Luís Mascarenhas, Paula Guedes, Cecília Guimarães, Rui Morrison
Género: Comédia, Drama
Classificação: M/16
Duração: 87 minutos

sábado, 7 de maio de 2016

Crítica: Axilas (2016)

"A axila da mulher tem uma beleza misteriosamente inefável que nenhuma outra parte do corpo feminino possui"
*8/10*

Axilas, o derradeiro filme de José Fonseca e Costa, é um presente cheio de humor negro e muita personalidade. O cineasta escrevia na nota de intenções para esta longa-metragem que seria "um conto do absurdo, insólito a tal ponto que vai fazer rir a partir da matéria de que são compostos acontecimentos pelos quais se chora, embora se saiba que a morte vive dentro de nós desencadeando-se, as mais das vezes, quando por ela não se espera." As intenções cumprem-se mas com um pesar adicional, já que não se esperava que, aquando da estreia, Fonseca e Costa já não estivesse entre nós (o filme foi terminado por Paulo Milhomens). E ele faz-nos mesmo rir com as desgraças, um humor fúnebre mas inteligente e jovial.


A partir do conto homónimo do escritor brasileiro Rubem Fonseca, Axilas apresenta-nos Lázaro de Jesus (Pedro Lacerda), filho adoptado de uma senhora rica de Lisboa, a quem chama Avó (Elisa Lisboa). É ela que o apresenta ao Padrinho (André Gomes), um grande empresário que o toma como seu protegido, e a Angelina (Margarida Marinho), a mulher com quem a Avó pretende que ele se case. Mas Lázaro tem outros interesses ocultos, o mais importante dos quais é uma fixação obsessiva pelas axilas femininas. Quando vê a violinista Maria Pia (Maria da Rocha) a tocar, Lázaro apaixona-se de imediato e passa a viver em função dela, o que irá precipitar um final imprevisível.

A educação extremamente católica molda todos os acontecimentos do filme e será a responsável pelo inesperado final. A Avó, o padre, a beata ideal para casar e a confissão diária dominam a existência de Lázaro, que vê assim anulada a sua personalidade, na Lisboa dos seus pecados.


Numa primeira metade mais sombria, com um humor negro que quase nos culpa por lhe acharmos graça, as descobertas do protagonista fazem-no mudar e construir uma personalidade sua, que acompanhamos ao longo da segunda metade. Num tom mais apaixonado e enlouquecido, com um humor alegre e sarcástico, seguimos os passos de Lázaro, que, influenciado pelos segredos e fetiches do falecido avô - as axilas e o seu lado sexual - nos surpreende. A beleza e a poesia que descobre na axila feminina são o motor que desencadeia esta súbita mudança, no protagonista e na longa-metragem. Parece que vemos dois filmes num só, que se encaixam, justificam e completam.

Axilas é feito de analepses que nos fazem compreender melhor a timidez, recato e submissão de Lázaro. Ao mesmo tempo, há uma crítica social óbvia, quer aos ociosos que vivem da riqueza da família, como à ganância e falta de moral dos que se dizem religiosos. Os trocadinhos provocadores e os diálogos, que vão do mais ordinário ao mais palavroso, são outra das singularidade de Axilas.


Pedro Lacerda é irrepreensível como Lázaro, um actor que sabe usar como ninguém as expressões faciais, transmitindo tormento e dor ou ausência de arrependimento. Ele, um poeta, que é o fruto da falsidade e repreensão constante (lê Camilo, não come bolo) e sem razão.

Original, irónico e mordaz, José Fonseca e Costa deixou-nos uma despedida em grande. Axilas é triste e alegre, insólito mas cheio de verdades. Uma comédia negra bem acompanhada pela música clássica e pelas axilas da violinista, qual perdição de Lázaro.

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Estreias da Semana #219

Onze novos filmes estrearam esta Quinta-feira nas salas de cinema portuguesas.

Anjos e Sombras (2016)
Exposed
A jovem professora Isabel De La Cruz surge numa fotografia que está entre as limitadas provas encontradas pelo detective Scotty Galban, durante a investigação do homicídio do seu parceiro. Ao aproximar-se da resolução do crime, Galban acredita que Isabel pode ter testemunhado o crime. A situação fica ainda mais complicada quando estranhas ocorrências afectam a religiosa Isabel depois de testemunhar um milagre.

Axilas (2016)
Lázaro de Jesus é o filho adoptado de uma senhora rica de Lisboa, a quem chama Avó. É ela que o apresenta ao Padrinho, um grande empresário que o toma como seu protegido, e a Angelina, a mulher com quem a Avó pretende que ele se case. Mas Lázaro tem outros interesses ocultos, o mais importante dos quais é uma fixação obsessiva pelas axilas femininas. Quando vê a violinista Maria Pia a tocar, Lázaro apaixona-se de imediato e passa a viver em função dela. É um amor total e sufocante, a que Maria Pia não corresponde e que irá precipitar um final imprevisível.

Janis: Little Girl Blue (2015)
Janis Joplin é uma das cantoras rock mais respeitadas e emblemáticas de todos os tempos, uma figura trágica que emocionou milhões de ouvintes e abriu novos caminhos criativos antes de sua morte em 1970, aos 27 anos. Janis: Little Blue Girl explora a história de Joplin, apresentando um retrato íntimo e perspicaz de uma artista inovadora e complexa. O documentário é narrado pela cantora Cat Power,

Mudar de Vida. José Mário Branco, vida e obra (2014)
Mudar de Vida. José Mario Branco, vida e obra é um documentário sobre a vida e obra do músico, compositor, poeta, actor, activista, cronista, produtor musical, José Mário Branco, um homem dos sete ofícios que usa as suas canções, cuja actualidade se mantém, como instrumento transformador da realidade. A rodagem começou em Abril de 2005 e durante sete anos passou por Portugal e França, por ensaios, gravações de discos, conversas e concertos. No filme, José Mário Branco fala de música, das suas convicções, da sua geração, do Estado Novo, da guerra colonial, da sua prisão e exílio. Trata-se do retrato de um homem que marcou o panorama artístico e cultural português e para quem a cantiga foi [sempre] uma arma.

Negócio das Arábias (2015)
A Hologram for the King
As culturas colidem quando um empresário americano (Tom Hanks) é enviado para a Arábia Saudita para fechar o que ele espera ser o negócio de uma vida. Perplexo com os costumes locais e frustrado pela burocracia que atrasa dia após dia a sua apresentação ao rei, ele finalmente encontra o equilíbrio com a ajuda de um motorista de táxi espertalhão (Alexander Black) e de uma bela médica saudita (Sarita Choudhury).

O Nosso Milagre (2016)
Miracles from Heaven
Na sequência de um acidente, uma jovem descobre estar milagrosamente curada da doença rara que a afligia.

Ratchet e Clank (2016)
Ratchet and Clank
Ratchet e Clank são os heróis a quem cabe a missão de impedir que o vilão Drek conclua o seu processo de "desplanetização". Ratchet é um corajoso lombax, o último da espécie, e cresceu sozinho num longínquo planeta. Clank é um pequeno e desajustado robô com mais cérebro do que músculos. Quando se deparam com uma arma perigosa capaz de destruir planetas inteiros, juntam forças com a equipa dos Rangers Galácticos. E o sonho de Ratchet pode estar prestes a concretizar-se quando finalmente conhece o seu herói, o Capitão Qwark, líder dos Rangers.

Rio Corgo (2015)
Silva, um velho vagabundo, chega, de trouxa ao ombro, a uma aldeia portuguesa isolada, onde se instala numa casa abandonada. Conhece Ana, com quem cria uma relação de amizade e iniciação. Fascinada por este homem com uma história de vida romanesca, a jovem desliza progressivamente para o seu universo imaginário, povoado de seres sobrenaturais, dos quais a figura principal é a amada e defunta Carolina. Mas Silva sofre estranhas crises que o levam inevitavelmente para o hospital, onde uma dúzia de mulheres benevolentes entram nele. Conseguirão elas salvá-lo?

Sobrevivente (2015)
Survivor
Uma funcionária do Departamento de Estado na embaixada americana em Londres é acusada de um crime que não cometeu. Forçada a fugir, tenta limpar o seu nome e impedir um ataque terrorista em grande escala previsto para Times Square durante a véspera de Ano Novo.

Tini - Depois de Violetta (2016)
Tini - El Gran Cambio de Violetta
Filme sobre uma nova fase da actriz sensação, Martina "Tini" Stoessel. Numa história que conta capítulos da vida real da estrela adolescente, Violetta deixa para trás o mundo que foi retratado na série de sucesso e embarca numa nova aventura de um verão sem fim, que a vai definir não só enquanto pessoa, mas também fazê-la emergir como uma nova artista.

Viver À Margem (2014)
Time Out of Mind
George (Richard Gere) é um homem desesperado. A vida parece ter passado por ele. Sem alguém a quem recorrer, encontra-se à deriva nas ruas de Nova Iorque. Após esgotar todas as hipóteses de encontrar uma casa, George procura refúgio no Bellevue Hospital, o maior centro de acolhimento de Manhattan para homens sem-abrigo. Num ambiente hostil e desconcertante, George torna-se amigo de outro morador do abrigo (Ben Vereen) e recupera a esperança de reparar a sua relação com a filha (Jena Malone).