quarta-feira, 8 de maio de 2019

IndieLisboa'19: Alva (2019)

*6.5/10*


Em Alva, Ico Costa regressa à sua predilecção por personagens marginais, seja por vontade própria, seja porque a sociedade se recusa a recebê-los. Depois de Quatro Horas Descalço e de Antero, o realizador volta a um protagonista outsider, de poucas palavras e de acções impulsivas, que encontra na floresta refúgio para os seus temores e fantasmas.

Inspirado por duas histórias publicadas na imprensa, Ico Costa conta-nos a história de um homem que, após cometer um homicídio, se refugia na floresta. O filme foi filmado no centro de Portugal, junto ao rio Alva - que dá título à longa-metragem.

Filmado em 16mm, Alva coloca-nos ao lado de Henrique no seu dia-a-dia pacato de trabalho com os animais, onde poucas são as frases que troca com quem se cruza. Henrique vive isolado numa casa no campo, onde a companhia mais fiel parece ser o seu cão. Os planos fechados aproximam-nos do protagonista e fazem-nos questionar sobre o que o atormenta - mas cedo descobrimos. Tanto o grão da película, o excelente trabalho da direcção de fotografia, como a expressão triste e angustiada de Henrique adensam a solidão que rodeia a casa e a floresta.


A vingança alimenta a acção e a culpa remói o criminoso. O objectivo do assassinato não parece ter sido atingido, longe disso. Alva é eficaz ao aproximar-nos de Henrique, ao fechar-nos na sala de cinema, sozinhos com o fugitivo - quais cúmplices -, e faz-nos tentar perceber as suas atitudes. E Henrique, na sua fuga, funde-se com a Natureza.

Alva só peca pela duração, pois, apesar dos silêncios de Henrique muito dizerem, a sua história esgota-se demasiado depressa.

Alva, de Ico Costa, faz parte da Competição Nacional do IndieLisboa'19.

Culturgest - Grande Auditório
09/05/2019  -  21h30
Cinema Ideal
11/05/2019  -  18h00

Sem comentários: