25-abril-billboard

sábado, 7 de março de 2020

FICLO 2020: Programa completo

A 2.ª edição do FICLO - Festival Internacional de Cinema e Literatura de Olhão já tem o programa fechado. Haverá foco no grande cinema italiano e filmes em estreia nacional, para além do já anunciado foco na obra do realizador Albert Serra e o ciclo gótico tropical.

O evento promove 12 estreias nacionais e um conjunto de actividades paralelas dedicadas à escrita, debate e aprofundamento das conexões entre o cinema e a literatura, como os passeios performáticos pela cidade ou a leitura encenada por Rogério de Carvalho do argumento escrito em residência pelo realizador Tiago Hespanha.

I Do Not Care if We Go Down in History as Barbarians, de Radu Jude
Este ano, a Competição Internacional integra nove obras de produção recente: Adoration (filme de abertura do FICLO), Valley of Souls (filme de encerramento do festival), ambos com uma estrutura de conto e viagem dantesco, envolvidos por uma atmosfera poética; a viagem sem retorno no deserto de Fortress, de Ludovica Andò e Emiliano Aiello, inspirado no romance de Dino Buzzati; a viagem através da memória histórica em I Do Not Care if We Go Down in History as Barbarians, de Radu Jude, assim como em Endless Night, de Eloy Enciso; ainda There Was a little Ship, de Marion Hänsel, Out Stealing Horses, de Hans Petter Moland, e ainda o périplo pela consciência dividida e anulada em The Good Girls, de Alejandra Márques Abella. A estes títulos junta-se o português Campo, de Tiago Hespanha, que tem a natureza humana como ponto de partida.

Destaque para o foco nos filmes italianos que, desde o pós-guerra, levam a narrativa contemporânea ao cinema. O ciclo integra grandes clássicos de Rossellini, Visconti, Antonioni e Pasolini, propondo uma lista de filmes que se valem da estrutura narrativa e da temática da viagem para a exploração da identidade, outro dos grandes assunto da literatura contemporânea.

O FICLO - Festival Internacional de Cinema e Literatura de Olhão acontece entre 28 de Março e 5 de Abril. Mais informações em https://ficlo.pt/.

Campo, de Tiago Hespanha
SELECÇÃO COMPETIÇÃO INTERNACIONAL

Adoration, Fabrice du Welz, Bélgica, fic., 2020, 98' (Estreia nacional)
Endless Night [Longa Noite], Eloy Enciso, Espanha, fic., 2019, 93'
Fortress [Fortezza], Ludovica Andò, Emiliano Aiello, Itália, fic., 2019, 72' (Estreia nacional)
Out Stealing Horses [Ut og stjæle hester], Hans Petter Moland, Noruega, fic., 2019, 123’ (Estreia nacional)
The Good Girls [Las Niñas Bien], Alejandra Marquez, México, fic., 2018, 93' (Estreia nacional)
There was a Little Ship [Il était un petit navire], Marion Hänsel, Bélgica, doc., 2019, 65' (Estreia nacional)
Valley of Souls [Tantas Almas], Nicolás Rincón Gille, Colombia, fic., 2019, 127’ (Estreia nacional)

Sem comentários: