O Teu Nome É e Alcindo são os grandes vencedores do Festival Política 2022.
Dos 22 filmes a concurso na secção de Cinema nas três edições do evento, em Lisboa, Braga e Loulé, O teu nome é, de Paulo Patrício (crítica no Hoje Vi(vi) um Filme), foi o grande vencedor do Prémio do Júri. O filme de animação "explora os últimos dias de Gisberta Salce Júnior, morta às mãos de um grupo de 14 jovens em 2006, mergulhando nos depoimentos daqueles que conheciam a mulher transgénero, seropositiva, sem-abrigo e toxicodependente, e contando o relato da sua morte, após ser torturada e espancada".
Nas categorias de Prémio do Público e Prémio Sub-30 (para produções de realizadores com menos de 30 anos) o vencedor foi Alcindo, de Miguel Dores (crítica no Hoje Vi(vi) um Filme), "sobre o brutal assassinato de Alcindo Monteiro, vítima de crime de ódio por parte de um grupo de etno-nacionalistas que, na madrugada de Santo António, em 1995, percorreram o Bairro Alto agredindo pessoas negras, culminando em 11 feridos graves e na trágica morte do jovem de 27 anos".
Nas três cidades onde passou, o Festival Política 2022 contou com 4000 participantes, que assistiram a diversas actividades entre cinema, espetáculos, debates, exposições, visitas guiadas e workshops. Mais informações sobre o evento em https://festivalpolitica.pt/.
Sem comentários:
Enviar um comentário