25-abril-billboard

terça-feira, 20 de setembro de 2022

Festival Política chega a Loulé a 22 de Setembro, com debates, filmes, música, Cara a Cara com Deputados e Hugo van der Ding

O Festival Política estará em Loulé, de 22 a 24 de Setembro, para reflectir sobre a Desinformação. Debates, conversas, filmes, música e humor são algumas das ofertas do evento.

Após as edições de Lisboa e de Braga, em Abril e Maio passados, o festival segue agora para o Algarve. São quatro os locais que vão receber a programação: o Cineteatro Louletano, o Palácio Gama Lobo, o Auditório Solar da Música Nova e os Banhos Islâmicos.

Cinema, Debates, Humor e Música

A abrir o Festival Polícia, a 22 de Setembro, o Cineteatro Louletano recebe a sessão de anúncio dos vencedores do Programa de Bolsas para Jovens, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude. Os dois jovens vencedores apresentam as suas peças: João Diogo Veiga com uma instalação em torno da sustentabilidade e Raquel Rodrigues estreia um tema original com voz e guitarra. Também Sílvia Barros apresenta um showcase do seu álbum Nua.

Segue-se a sessão de cinema Corpos Políticos I, com destaque para o filme Alcindo, de Miguel Dores, "sobre o brutal assassinato de Alcindo Monteiro por um grupo de etno-nacionalistas portugueses". À noite será exibido, Quo Vadis, Aida?, de Jasmila Zbanic, que segue uma tradutora da ONU, durante a guerra da Bósnia, que assiste impotente à crise dos refugiados, onde se inclui a própria família.

Alcindo, de Miguel Dores

23 de Setembro é dia de Cara a Cara com os Deputados, "um encontro entre cidadãos e deputados representantes dos partidos com assento parlamentar em que, durante cinco minutos, cada participante e deputado conversam individualmente sobre um tema ou questão". O evento tem lugar no Palácio Gama Lobo, onde também acontece o debate entre Anselmo Crespo (TVI/CNN Portugal) e Catarina Carvalho (Mensagem de Lisboa), "sobre o estado actual do jornalismo e a sua responsabilidade no combate à desinformação".

A fechar o dia 23, o Cineteatro Louletano recebe o humorista Hugo van der Ding, que "promete desmistificar alguns dos grandes mitos da História de Portugal, no espectáculo A grande mentira"; e ainda uma sessão para maiores de 18 anos intitulada Sexo no Feminino.

O último dia do Festival Política "começa com uma visita guiada pelo centro de Loulé para conhecer melhor a História Islâmica da cidade, conduzida por Alexandra Pires. O percurso termina nos Banhos Islâmicos, com uma conversa com o sheik Zabir Edriss e Dália Paulo (Câmara Municipal de Loulé)". Ao final da tarde, o Auditório Solar da Música Nova recebe o documentário A Música Invisível, de Tiago Pereira, sobre a presença da comunidade cigana em Portugal e como a sua música tem sido esquecida e pouco divulgada. O filme faz parte do projecto A Música Cigana a Gostar Dela Própria, que o realizador tem vindo a desenvolver junto da comunidade. Ao filme, segue-se um concerto.

A encerrar os três dias de festival, o Cineteatro Louletano recebe a música de Luca Argel, que apresenta o quarto disco de originais, Samba de Guerrilha, onde reflecte sobre "a resistência política, a escravidão e o racismo"; e ainda a exibição de O Teu Nome É, de Paulo Patrício, sobre o caso real do homicídio de Gisberta Salce Jr; e de Tracing Utopia, de Catarina de Sousa e Nick Tyson, "que mostra um olhar diferente sobre a identidade de género e a geração Z".

O Teu Nome É, de Paulo Patrício

Exposições e Workshop Educativo

Falsos títulos é a instalação de Rui Sebastian sobre o papel dos tipógrafos e a sua responsabilidade na indução do erro, patente no Palácio Gama Lobo; e Revelação, exposição de fotografia apresentada no Auditório Solar da Música Nova pela CooLabora (Cooperativa de Intervenção Social da Covilhã), sobre os "sonhos e aspirações das crianças e jovens ciganos que, muitas vezes, lhes vêm negadas as oportunidades". No Cineteatro Louletano, estará o projecto de João Diogo Veiga (vencedor do Programa de Bolsas para Jovens), Eco-nomica, "uma exposição em torno do sustentável, da economia e da importância da consciência ambiental".

Na vertente educativa, destaque para o workshop Desinformação, Regulação e Literacia Mediática, "onde serão analisados alguns temas, como a covid-19 e a guerra na Ucrânia, com o objectivo de ajudar a compreender os desafios que a Desinformação traz aos responsáveis pela comunicação social, mas também a cada cidadão".

O Festival Política é de acesso gratuito, todas as sessões de cinema têm legendagem em português (incluindo os filmes de língua portuguesa) e todas as actividades são acompanhadas por tradução em Língua Gestual Portuguesa.

Todas as inscrições devem ser feitas através do e-mail: participa.politica@gmail.com. Mais informação em www.festivalpolitica.pt.

Sem comentários: