quinta-feira, 30 de maio de 2013

Estreias da Semana #66

Seis são as estreias nas salas de cinema nacionais esta Quinta-feira. As atenções centram-se especialmente no terceiro e último capítulo da trilogia A Ressaca.

A Ressaca - Parte III (2013)
The Hangover Part III
Dois anos depois, Phil (Bradley Cooper), Stu (Ed Helms) e Doug (Justin Bartha) vivem uma vida tranquila em casa. A última coisa que ouviram sobre o desastre-ambulante Leslie Chow (Ken Jeong) é que tinha sido preso na Tailândia, e com ele fora do caminho a Matilha já quase recuperou das noites que deambularam atordoados pelo lado obscuro de Las Vegas. O único membro da Matilha que não está nada contente é Alan (Zach Galifianakis), que deixou de tomar os medicamentos e volta aos seus instintos naturais em grande forma – sem fronteiras, filtros ou julgamentos – até uma crise familiar o forçar a procurar a ajuda que tanto precisa. E quem melhor do que os seus três melhores amigos para assegurarem que Alan dá o primeiro passo. Desta vez, não há casamento. Não há despedida de solteiro. Mas quando a Matilha se reúne, ninguém está a salvo.

Epic - O Reino Secreto (2013)
Epic
Dos criadores de A Idade do Gelo e Rio, Epic - O Reino Secreto relata uma batalha entre as forças do bem, que mantêm o mundo natural vivo, e as forças do mal, que querem destruí-lo. Quando uma adolescente se vê transportada, por magia, para esse universo secreto, ela alia-se a uma equipa de soldados de elite e a um gang de figuras cómicas para salvar o seu mundo... e o nosso.

A acompanhar as sessões de Noutro País está a curta-metragem documental portuguesa Fragmentos de uma observação participativa. O filme acompanha três mulheres brasileiras que residem em Portugal. Coloca-nos junto de Monique, Paulinha e Verônica, testemunhando o seu quotidiano e as suas conversas, numa curta-metragem cheia de cor.

Noutro País (2012)
Da-reun na-ra-e-suh
Mãe e filha desesperam com dívidas acumuladas e mudam-se de Seul para uma praia da costa coreana. A jovem começa então a escrever o argumento de uma curta-metragem. Na história, Anne é uma mulher francesa que visita um amigo realizador e conhece um salva-vidas que tenta conquistá-la. Duas francesas também chamadas Anne chegam ao local e lidam com os mesmos personagens.

Para lá das Colinas (2012)
Dupa dealuri
Da Roménia, chega Para lá das Colinas. Alina e Voichita são amigas dos tempos do orfanato e também amantes desde que se tornaram sexualmente adultas. Apesar das suas juras de fidelidade, Alina não consegue suportar mais a pobreza e emigra para a Alemanha. Quando regressa à Moldávia com objectivo de levar Voichita consigo para a Alemanha, descobre que ela devotou o seu amor a Deus. Relutante, o padre do convento aceita receber Alina antes da partida de ambas, mas acaba por descobrir nela não só uma jovem materialista como também hostil e problemática.

Quarteto (2012)
Quartet
Realizado por Dustin Hoffman, chega-nos esta semana Quarteto. Em Beecham House, o lar para músicos aposentados, corre o rumor que está para breve a chegada de um novo residente e é uma grande estrela. Para Reginald Paget (Tom Courtenay), Wilfred Bond (Billy Connolly) e Cecily Robson (Pauline Collins), este tipo de conversa é habitual, sendo apenas mais um boato. Mas eles têm uma surpresa ao descobrir que o novo inquilino é a sua antiga parceira de canto, Jean Horton (Maggie Smith). A carreira de solista de Jean, e o seu ego, acabaram por dividir a longa amizade entre os quatro e levar ao fim do casamento de Jean com Reggie, que não aceita da melhor forma a sua chegada à casa. Pode o tempo curar feridas antigas?

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Sugestão da Semana #65

A Sugestão da Semana de hoje recai sobre um blockbuster, porque no cinema também há espaço para a diversão e entretenimento.

VELOCIDADE FURIOSA 6


Ficha Técnica:
Título Original: Fast & Furious 6
Realizador: Justin Lin
Actores:  Vin Diesel, Paul Walker, Michelle Rodriguez, Dwayne Johnson, Gina Carano, Jordana Brewster, Tyrese Gibson, Sung Kang, Luke Evans, Gal Gadot
Género: Acção, Crime, Thriller
Classificação: M/12
Duração: 130 minutos

domingo, 26 de maio de 2013

Cannes 2013: Os Vencedores

O 66º Festival de Cannes chegou ao fim, e ficámos há pouco a conhecer os grandes vencedores desta edição. O Júri, presidido pelo realizador Steven Spielberg, atribuiu a Palma de OuroLa Vie d'Adèle, de Abdellatif Kechiche. O filme debruça-se sobre o amor entre duas mulheres - interpretadas por Adèele Exarchopulos e Léa Seydoux.


Bérénice Bejo (Le Passé) e Bruce Dern (Nebraska) arrecadaram os prémios de interpretação e, por sua vez, Amat Escalante foi premiado pelo seu trabalho como realizador de Heli.

Aqui fica a lista completa dos principais vencedores desta 66ª edição do Festival de Cannes:

PALMA DE OURO
La Vie d'Adèle, de Abdellatif Kechiche

GRANDE PRÉMIO
Inside Llewyn Davis, de Ethan Coen e Joel Coen

PRÉMIO DE INTERPRETAÇÃO FEMININA
Bérénice Bejo (Le Passé)

PRÉMIO DE INTERPRETAÇÃO MASCULINA
Bruce Dern (Nebraska)

PRÉMIO DE REALIZAÇÃO
Amat Escalante (Heli)

PRÉMIO DO JÚRI
Tal Pai, Tal Filho, de Hirokazu Kore-eda

PRÉMIO DE ARGUMENTO
Jia Zhang-ke (A Touch of Sin)

PALMA DE OURO PARA MELHOR CURTA-METRAGEM
Safe, de Moon Byoung-Gon

sábado, 25 de maio de 2013

Crítica: Velocidade Furiosa 6 / Fast & Furious 6 (2013)

"You've got the best crew in the world standing right in front of you, give them a reason to stay."
Dominic Toretto
*6.5/10*
Chegou mais um dos grandes blockbusters do ano. Velocidade Furiosa 6 vem dar seguimento à saga que começou em 2001 e não promete mais do que puro e descomprometido divertimento. Justin Lin, à frente da saga desde 2006 com Velocidade Furiosa – Ligação Tóquio, mergulha em cenários impressionantes e oferece-nos momentos inacreditáveis, recheados de adrenalina.

Desengane-se desde já quem espera que daqui saia um filme de culto – todos sabemos há muito tempo que não é isso que vamos ver. Velocidade Furiosa 6 oferece-nos, como os seus antecessores, um filme leve, para entreter, como o bom blockbuster que é. Um filme para homens, mas que agradará igualmente ao público feminino, e onde o lema é, apenas e só, acção e diversão.

Dom (Vin Diesel) e Brian (Paul Walker) estão de regresso. Desde  que fizeram o golpe no Rio de Janeiro, que rendeu 100 milhões de dólares à equipa, o grupo espalhou-se pelo globo, mas a impossibilidade de voltarem a casa e estarem sempre em fuga deixou-lhes uma vida incompleta. Contudo, Dom e Brian reformaram-se da vida do crime, até que surge Hobbs (Dwayne Johnson) com uma proposta. Ele tem perseguido por 12 países uma organização de condutores mercenários, cujo líder, Shaw (Luke Evans), conta com um violento braço direito que se descobre ser o amor que Dom pensou que tinha morrido, Letty (Michelle Rodriguez). A única forma de parar esta máquina criminosa é então vencê-los nas ruas, por isso Hobbs pede a Dom para reunir a sua equipa de elite em Londres.


O argumento, como não poderia deixar de ser, segue a linha a que a saga nos tem habituado — e até há, para agrado dos fãs, o regresso de Letty. A história, cheia de cenas impossíveis mas nem por isso menos entusiásticas, é intrincada, repleta de momentos de acção – alguns deles protagonizados pelas duas mulheres de força do filme, Michelle Rodriguez e Gina Carano -, corridas de carros e um toque de romance. As reviravoltas são inesperadas – umas vezes mais surpreendentes que outras -, e resultam, como seria de esperar, na adrenalina da plateia a aumentar, até ao fim (com uma cena extra que anuncia um sétimo Velocidade Furiosa). 

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Estreias da Semana #65

Seis novos filmes chegam aos cinemas nacionais esta Quinta-feira. A estreia mais sonante é o sexto filme da saga Velocidade Furiosa.

Grandes Esperanças (2012)
Great Expectations
Pip é um jovem órfão que, graças a um misterioso benfeitor, tem a oportunidade de se tornar num cavalheiro, frequentador da mais ilustre sociedade de Londres. Através desta posição, Pip tenta conquistar o amor de Estella, uma mimada herdeira e a sua paixão desde os tempos de infância. Só que a revelação sobre a origem da herança de Pip irá ter consequências devastadoras na sua vida e na de todos ao seu redor.

O Fundamentalista Relutante (2013)
The Reluctant Fundamentalist
Enquanto violentos protestos estudantis ecoam nas ruas de Lahore, o professor paquistanês Changez Khan (Riz Ahmed) é entrevistado pelo jornalista americano Bobby Lincoln (Liev Schreiber). Licenciado pela Universidade de Princeton, Changez vai falando a Lincoln do seu passado brilhante como analista financeiro de Wall Street, do seu mentor Jim Cross (Kiefer Sutherland), da sua namorada Erica (Kate Hudson) e do futuro brilhante que ambos tinham pela frente. Mas com o 11 de Setembro e o ataque às torres gémeas, Changez vê-se confrontado com um ambiente de perseguição e suspeita, motivado pela sua naturalidade, que o levam a regressar ao seu país e à família. O insuspeito encontro entre Lincoln e Changez rapidamente acaba por revelar o seu verdadeiro objectivo – um professor estrangeiro residente em Lahore foi raptado por extremistas e o tempo dado até à sua execução está a chegar ao fim.

Rugas (2012)
Arrugas
De Espanha chega o filme de animação Rugas, baseado na banda-desenhada homónima, de Paco Roca, (Prémio Nacional del Cómic 2008). Rugas mostra a amizade entre Emilio (voz de Rui Mendes) e Miguel (voz de Rui Oliveira), dois idosos fechados num lar de terceira idade. O recém-chegado Emílio,  numa fase inicial de Alzheimer, é ajudado por Miguel a evitar que o transfiram para o temido andar de cima do lar, também conhecido como o andar dos "assistidos" ou das causas perdidas. O seu louco plano, que irá também incluir a sua amiga Antónia (voz de Custódia Gallego) enche o dia-a-dia dos idosos de humor e ternura, porque apesar de para alguns as suas vidas estarem a terminar, para eles é só o começo.

Selecção Natural (2011)
Natural Selection
Linda White é uma dona de casa cristã, que não consegue ter filhos, e vive uma vida simples num subúrbio do Texas. Mas o seu mundo sofre uma reviravolta quando descobre que o marido, Abe está a morrer e tem um filho ilegítimo de 23 anos chamado Raymond a viver na Florida. Com um sentimento misto de culpa e solidão, Linda promete a Abe cumprir o seu último desejo e inicia assim uma viagem para encontrar Raymond e levá-lo de volta ao seu pai antes que este morra. Ao longo desta viagem, Lisa acaba por estabelecer um relacionamento bizarro com Raymond, que a vai ensinar mais sobre si do que ela podia imaginar, levando-a também a aceitar o seu passado conturbado.

Um Planeta Solitário (2011)
The Loneliest Planet


Alex e Nica são jovens, estão apaixonados e noivos. No Verão antes do casamento, vão de mochilas às costas até às montanhas do Cáucaso, na Geórgia. O casal contrata um guia local para levá-los numa expedição pelas montanhas e partem em direcção a uma paisagem deslumbrante. Os três andam a pé durante horas, vão trocando histórias e fazendo jogos. É então que acontece um deslize momentâneo, um gesto que acaba logo após ter começado, mas que já não pode ser desfeito e põe em risco tudo aquilo em que o casal acreditava saber sobre si mesmo.

Velocidade Furiosa 6 (2013)
Fast & Furious 6
Desde que Dom (Vin Diesel) e Brian (Paul Walker) fizeram o golpe no Rio de Janeiro, que rendeu 100 milhões de dólares à equipa, o grupo espalhou-se pelo globo. Mas a impossibilidade de voltarem a casa e estarem sempre em fuga deixou-lhes uma vida incompleta. Entretanto, Hobbs (Dwayne Johnson) tem perseguido por 12 países uma organização de letais condutores mercenários, cujo líder (Luke Evans) conta com um violento braço direito que se descobre ser o amor que Dom pensou que tinha morrido, Letty (Michelle Rodriguez). A única forma de parar esta máquina criminosa é vencê-los nas ruas, por isso Hobbs pede a Dom para reunir a sua equipa de elite em Londres.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Judaica - 1ª Mostra de Cinema e Cultura começa Quarta-feira

Judaica - 1ª Mostra de Cinema e Cultura começa já esta Quarta-feira dia 22 de Maio, e prolonga-se até dia 25, Sábado, no Cinema São Jorge. A abrir a mostra está o filme O Comboio da Vida, de Radu Mihaileanu, que marcará presença na sessão. A encerrar Judaica está Hannah Arendt, da realizadora Margarethe von Trotta, protagonizado pela actriz Barbara Sukowa.


Esta mostra de cinema e cultura é resultado de um sonho da directora executiva Elena Piatok que por fim se vê realizado, confirmando a convicção de que também Lisboa, "como em tantas outras cidades do mundo, existe espaço para um certame de temática judaica". O evento tem "ênfase na exibição de estreias absolutas, mas enriquecido com uma série de actividades culturais paralelas".

Entre os convidados da mostra estão, para além de Radu Mihaileanu, Dina Zvi-Riklis e Eran Riklis, que viajam até Lisboa para apresentar os seus filmes - O Quinto Céu e Zaytoun, respectivamente.

Para além das longas-metragens, não faltam sessões para escolas, debates e uma Festa de Encerramento que conta com um concerto de música Klezmer com a Lisbon Klezmer Brass, na Sala Montepio.

Mais informação, programa e horários das sessões podem ser consultados AQUI.

domingo, 19 de maio de 2013

Globos de Ouro SIC 2013: Cinema

Foram há poucos minutos anunciados os vencedores dos Globos de Ouro Sic, nas categorias de Cinema: Melhor Filme, Melhor Actor e Melhor Actriz.

Tabu, Nuno Lopes e Dalila Carmo conquistaram os galardões nas suas categorias.

Aqui fica a lista completa de nomeados:

Melhor Filme
Tabu
Florbela
Linhas de Wellington
O Gebo e a Sombra


Melhor Actor
Nuno Lopes (Linhas de Wellington)
Carlos Santos (Operação Outono)
Carloto Cotta (Tabu)
Rui Morrison (Em Câmara Lenta)


Melhor Actriz
Dalila Carmo (Florbela)
Ana Moreira (Tabu)
Laura Soveral (Tabu)
Rita Durão (A Vingança de Uma Mulher)

Sugestão da Semana #64

Numa semana de estreias onde O Grande Gatsby está a cativar a grande maioria das atenções, a Sugestão da Semana do Hoje Vi(vi) um Filme vira-se para a longa-metragem protagonizada por Nicole Kidman e Aaron Eckhart.

O OUTRO LADO DO CORAÇÃO


Ficha Técnica:
Título Original: Rabbit Hole
Realizador: John Cameron Mitchell
Actores:  Nicole Kidman, Aaron Eckhart, Dianne Wiest
Género: Drama
Classificação: M/12
Duração: 91 minutos

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Estreias da Semana #64

Oito novas estreias chegaram aos cinemas esta semana.O Grande Gatsby cativa a maioria das atenções, mas outros títulos se destacam - é o caso de O Outro Lado do Coração, que estreia com alguns anos de atraso.

A Música Nunca Acabou (2011)
The Music Never Stopped
Passados 20 anos, Henry tenta restabelecer a relação com o seu filho Gabriel, a quem é diagnosticado um tumor cerebral que o impede de criar novas memórias. Com Gabriel incapaz de continuar a manter os interesses e motivações que levaram ao seu afastamento, Henry vê uma nova oportunidade ao estabelecer com ele uma ligação através da música.

Aprovado (2013)
Admission
Todas as primaveras, os finalistas aguardam com ansiedade a carta de aprovação para a Universidade, que irá afirmar e encorajar o seu potencial. Na Universidade de Princeton, a responsável pelas admissões Portia Nathan (Tina Fey) avalia milhares de candidatos. Ano após ano, Portia tem vivido a sua vida seguindo todas as regras no trabalho e em casa, que partilha com o professor Mark (Michael Sheen). Quando se faz à estrada para a sua viagem anual de recrutamento, tudo parece correr normalmente. Mas na visita a New Quest, um liceu alternativo, encontra Jonh Pressman (Paul Rudd), um professor idealista que recentemente supôs que Jeremiah (Nat Wolff), um estudante de New Quest, pudesse ser o filho que Portia secretamente deu para adopção quando ainda era estudante.

A República de Mininus (2012)
De Portugal chega-nos A República de Mininus, de Flora Gomes. Num país em Guerra, assustados pelas tragédias que eles próprios provocaram, os adultos desaparecem, abandonando as crianças à sua sorte. Para sobreviver a esta nova realidade, elas serão obrigados a unir-se numa República di Mininus, onde são elas mesmas o polícia, o político, o médico, o patrão e o empregado. Nesta nova sociedade a união, respeito e harmonia são palavras de ordem, mas subitamente a paz instituída é quebrada quando ali chegam cinco crianças soldados.

Deadfall - A Sangue Frio (2012)
Deadfall
Addison (Eric Bana) e Liza (Olivia Wilde) são irmãos e encontram-se em fuga depois de um assalto a um casino ter corrido mal. Quando o carro em que seguem se despista e na sequência disso mata um polícia estadual e um dos companheiros do golpe, os irmãos decidem separar-se para assim tentarem chegar despercebidos à fronteira do Canadá. Enquanto Addison resolve seguir o caminho mais curto, fazendo corta-mato pelo território e deixando atrás de si um rasto de destruição, Liza acaba por ser resgatada por Jay (Charlie Hunnam), um ex-boxer que está de regresso a casa para passar o dia de Ação de Graças com os pais, June (Sissy Spacek) e Chet (Kris Kristofferson). Vai ser nessa casa que os irmãos se acabam por reunir, num confronto que levará todas as pessoas ali reunidas a limites que desconheciam.

O Grande Gatsby (2013)
The Great Gatsby
De Baz Luhrmann, chega-nos O Grande Gatsby, adaptação cinematográfica do romance homónimo de FitzgeraldNick Carraway é um  um aspirante a escritor que deixa o Midwest para chegar a Nova Iorque na primavera de 1922, numa era de baixa moral, de um jazz deslumbrante e de reis do contrabando. Perseguindo o sonho americano, Nick instala-se perto da casa do misterioso milionário Jay Gatsby, bem como da sua prima Daisy e do seu mulherengo marido de sangue-azul, Tom Buchanan. É assim que Nick é atraído para o cativante mundo dos super-ricos, das suas ilusões, dos seus amores e decepções.

O Guarda (2011)
The Guard
O sargento Gerry Boyle é um polícia de uma pequena cidade irlandesa, com uma personalidade conflituosa, um sentido de humor subversivo, uma mãe com uma doença terminal, uma inclinação para prostitutas e absolutamente nenhum interesse no gang internacional de traficantes de cocaína cuja investigação acaba por trazer o agente do FBI Wendell Everett até á Irlanda e à porta de sua casa. Por pouco convencional que Gerry Boyle seja, estes eventos ofendem o seu sentido de honra e a única forma de resolver o problema é agir por conta própria, acabando por descobrir que o agente Everett, apesar das diferenças inconciliáveis que os separam, é a única pessoa em quem pode confiar.

O Outro Lado do Coração (2010)
Rabbit Hole
Becca e Howie Corbett (Nicole Kidman e Aaron Eckhart) estão a tentar retomar o dia-a-dia após o choque sofrido pela repentina perda do filho. Há oito meses, os Corbertt eram uma família feliz, mas encontram-se agora presos num labirinto de emoções, memórias, desejo, culpa, recriminação, sarcasmo e raiva, do qual não conseguem sair. Enquanto Becca apenas sente sofrimento nas coisas familiares que estão ao seu redor, Howie encontra nelas algum conforto. Becca abre-se com a sua  mãe (Dianne Wiest), ao mesmo tempo que, em segredo, procura o adolescente (Miles Teller) envolvido no acidente que mudou a sua vida.

Os Nossos Filhos (2012)
À perdre la raison
Baseado numa história verídica, Os Nossos Filhos conta a história do casal Muriel e Mounir, dois jovens verdadeiramente apaixonados. Infelizmente os problemas começam a surgir rapidamente após o casamento. No centro do problema está o Dr. Pinget, o homem que cuidou de Mounir desde criança e que passa a exercer uma forte influência sobre os dois – o casal não só vive em sua casa como também depende financeiramente dele. Aos poucos, ela começa a sentir-se aprisionada neste clima emocional doentio e uma sombra trágica começa a pairar sobre esta família.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

O Festival de Cannes já começou


Começou na noite de Quarta-feira (dia 15) e tem todas as atenções cinéfilas do mundo centradas em si até dia 26 de Maio. Falo, é claro, do Festival de Cannes, que cumpre este ano a sua 66ª edição. A abrir esteve o muito esperado THE GREAT GATSBY, de Baz Luhrmann - com estreia marcada em Portugal para esta Quinta-feira -, a fechar, o filme de Jérôme Salle, ZULU.


EM COMPETIÇÃO temos diversos títulos, todos eles com temáticas cativantes. São eles:

BEHIND THE CANDELABRA, de Steven Soderbergh

BORGMAN, de Alex Van Warmerdam

GRIGRIS, de Mahamat-Saleh Haroun

HELI, de Amat Escalante

INSIDE LLEWYN DAVIS, de Ethan Coen e Joel Coen

JEUNE & JOLIE (YOUNG & BEAUTIFUL), de François Ozon

JIMMY P. (PSYCHOTHERAPY OF A PLAINS INDIAN), de Arnaud Desplechin

LA GRANDE BELLEZZA (THE GREAT BEAUTY), de Paolo Sorrentino

LA VÉNUS À LA FOURRURE (VENUS IN FUR), de Roman Polanski


LA VIE D'ADÈLE - CHAPITRE 1 & 2 (BLUE IS THE WARMEST COLOUR), de Abdellatif Kechiche

LE PASSÉ (THE PAST), de Asghar Farhadi

MICHAEL KOHLHAAS, de Arnaud Des Pallières

NEBRASKA, de Alexander Payne

ONLY GOD FORGIVES, de Nicolas Winding Refn

ONLY LOVERS LEFT ALIVE, de Jim Jarmusch

SOSHITE CHICHI NI NARU (LIKE FATHER, LIKE SON), de Kore-Eda Hirokazu

THE IMMIGRANT, de James Gray


TIAN ZHU DING (A TOUCH OF SIN), de Jia Zhangke

UN CHÂTEAU EN ITALIE (A CASTLE IN ITALY), de Valeria Bruni Tedeschi

WARA NO TATE (SHIELD OF STRAW), de Takashi Miike
 
As minhas atenções estão especialmente viradas para os novos filmes de Soderbergh, Polanski, Refn, Payne e James Gray, mas todos, no geral, me suscitam interesse.


Na secção UN CERTAIN REGARD - que abre com o novo filme de Sofia Coppola, The Bling Ring -, os filmes são os seguintes: 

AS I LAY DYING, de James Franco


BENDS, de Flora Lau

DAST-NEVESHTEHAA NEMISOOZAND (MANUSCRIPTS DON'T BURN), de Mohammad Rasoulof

DEATH MARCH, de Adolfo Alix Jr.

FRUITVALE STATION, de Ryan Coogler

GRAND CENTRAL, de Rebecca Zlotowski

L'IMAGE MANQUANTE (THE MISSING PICTURE), de Rithy Panh

L'INCONNU DU LAC (STRANGER BY THE LAKE), de Alain Guiraudie

LA JAULA DE ORO, de Diego Quemada-Diez

LES SALAUDS (BASTARDS), de Claire Denis

MIELE, de Valeria Golino

MY SWEET PEPPER LAND, de Hiner Seleem

NORTE, HANGGANAN NG KASAYSAYAN (NORTE, THE END OF HISTORY), de Lav Diaz

OMAR, de Hany Abu-Assad

SARAH PRÉFÈRE LA COURSE (SARAH PREFERS TO RUN), de Chloé Robichaud

THE BLING RING, de Sofia Coppola


TORE TANZT (NOTHING BAD CAN HAPPEN), de Katrin Gebbe

WAKOLDA, de Lucía Puenzo



Por seu lado, as CURTAS-METRAGENS seleccionadas para Cannes este ano são as seguintes:

37°4 S, de Adriano Valerio

BISHTAR AZ DO SAAT (MORE THAN TWO HOURS), de Ali Asgari

CONDOM LEAD, de Mohammed Abunasser (ARAB), Ahmad Abunasser (TARZAN)

HVALFJORDUR (WHALE VALLEY), de Gudmundur Arnar Gudmundsson

INSEKI TO IMPOTENCE (METEORITE + IMPOTENCE), de Omoi Sasaki

MONT BLANC, de Gilles Coulier

OLENA, de Elzbieta Benkowska

OPHELIA, de Annarita Zambrano


SAFE, de Byoung-Gon Moon


Todas as informações sobre o Festival podem ser consultadas AQUI, bem como todos os filmes da selecção oficial.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Sugestão da Semana #63

Em mais uma semana de muitas estreias, a Sugestão da Semana recai sobre o novo filme de Terrence Malick.

A ESSÊNCIA DO AMOR


Ficha Técnica:
Título Original: To The Wonder
Realizador: Terrence Malick
Actores: Olga Kurylenko, Ben Affleck, Rachel McAdams, Javier Bardem
Género: Drama, Romance
Classificação: M/12
Duração: 112 minutos

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Crítica: A Essência do Amor / To The Wonder (2012)

"Love that loves us..."
Marina

Depois de, em 2011, A Árvore da Vida ter chegado aos cinemas para dividir opiniões, mas também para oferecer um filme com uma dimensão muito poderosa, Malick regressou com A Essência do Amor (To the Wonder). A espera não foi grande – principalmente se tivermos em conta filmes anteriores, já que entre Dias do Paraíso e A Barreira Invisível tivemos de esperar 20 anos -, mas o resultado não é tão marcante como se poderia fazer esperar.

O amor e a fé são o centro da questão, num filme, apesar de tudo, cheio de características que o tornam singular no cinema actual. A espiritualidade continua a envolver o trabalho de Malick que, mais uma vez, convida o espectador a reflectir sobre o que vê no ecrã mas, ao mesmo tempo, sobre si mesmo e a sua forma de encarar a vida.

A Essência do Amor centra-se na relação entre Neil e Marina, uma mulher europeia que viajou para os Estados Unidos para estar com ele. Contudo, o reencontro com Jane, que conhece desde jovem, faz reacender uma velha chama. A par destes três protagonistas, e relacionado com eles surge o Padre local, que coloca uma série de questões a Deus.


Não tão brilhante como o seu antecessor, A Essência do Amor não deixa contudo de cativar atenções, seja pelo estilo, sempre profundo, do realizador que nos consegue fazer arrepiar. Mais uma vez, Malick joga com os nossos sentidos e com as nossas emoções – seja através da grandiosidade das imagens que nos oferece, seja pela realidade das relações humanas que filma. Nesta longa-metragem, sente-se que o rumo não está totalmente definido – muito possivelmente será essa a vontade do realizador -, no entanto, um série de más opções – a montagem muito contribui para tal – deixarão o espectador sem norte a partir da metade da película.

Ao mesmo tempo, as personagens constroem, ou pelo menos ajudam a construir, a narrativa. Neil parece-nos, desde o primeiro momento, incapaz de amar, distante e de poucas palavras ou gestos de carinho. Por outro lado, ambas as mulheres protagonistas – Marina e Jane – apesar das claras diferenças e experiências que as distinguem, são apaixonadas e entregam-se por inteiro à pessoa amada. A fé entra em jogo com o surgimento do Padre Quintana, que atravessa uma crise e se questiona a si mesmo, pedindo a Deus provas da sua verdadeira existência e bondade. A Quintana ligam-se todas as outras personagens – Marina (presença assídua na Igreja) e Jane, muito religiosas e crentes -, ao contrário de Neil que aparenta não ter fé.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Ads & Cinema #3

Amanda Seyfried é a cara do perfume Very Irrésistible da Givenchy. Misteriosa e elegante, a actriz surgiu há poucos dias num spot publicitário vestida de negro - de casaco, luvas e chapéu -, captando todas as atenções de um café parisiense.

Assiste aqui ao spot televisivo:

Estreias da Semana #63

Nove estreias marcam esta Quinta-feira nos cinemas portugueses. As atenções viram-se principalmente para o novo filme de Malick - A Essência do Amor - e para o regresso aos cinemas de Lawrence da Arábia.

A Essência do Amor (2012)
To the Wonder
Terrence Malick está de regresso depois de A Árvore da Vida. A Essência do Amor centra-se na relação entre Neil e Marina, uma mulher europeia que viajou para os Estados Unidos para estar com ele. Contudo, o reencontro com Jane, que conhece desde jovem, faz reacender uma velha chama. A par destes três protagonistas, e relacionado com eles surge o Padre local, que coloca uma série de questões a Deus.

Além de Ti (2013)
De Portugal chega-nos Além de Ti, que conta a história de Tomás e Sofia, casados há cinco anos. Ele é cartoonista no jornal local, ela trabalha num hotel. Tomás sonha ser artista plástico, mas falta-lhe a força interior para sê-lo. Raul, o seu melhor amigo, insiste na qualidade das suas pinturas. Contudo, quando tudo parece renascer, Tomás entra numa crise emocional que o afasta de Sofia, a ponto de ela não o reconhecer. Ao mesmo tempo, Sofia começa a perder a lucidez, vive num isolamento que não quer.

Assalto à Casa Branca (2013)
Olympus Has Fallen
Em Assalto à Casa Branca, um grupo de terroristas invade a Casa Branca (que tem como nome de código ”Olympo”) e aprisiona o Presidente dos Estados Unidos. Durante a invasão, Mike Banning (Gerard Butler), um ex-agente dos serviços secretos da guarda do Presidente, que acaba por ficar involuntariamente preso no edifício, decide juntar-se à batalha e fazer o trabalho para o qual treinou durante toda a sua vida: proteger o presidente, a todo custo. Banning usa o seu treino e profundo conhecimento da residência oficial do presidente, tornando-se nos olhos e ouvidos da equipa de segurança nacional, chefiada por Allan Trumbull (Morgan Freeman), no interior da Casa Branca. Com o passar do tempo, os terroristas começam a executar reféns e prometem concretizar todas ameaças, caso as suas exigências não sejam atendidas. A única esperança para resgatar o Presidente é Banning.

Beat Girl (2013)
Quando se muda para casa do pai, nos subúrbios, Heather leva consigo a melhor recordação da mãe - o seu piano. O mesmo piano onde, em criança, ensaiava as primeiras notas musicais, guiada pela mãe, e lhe fazia uma promessa: quando fosse grande, seria uma famosa pianista, tal como ela. Contudo, nunca se sabe o que a vida reserva.

Incompatíveis e Não Só... (2012)
De l'autre Côté du Périph
De França chega-nos Incompatíveis e Não Só... Certa manhã, numa cidade de Bobigny, perto de um velho armazém de jogo clandestino, é encontrada sem vida Eponine Chaligny, a mulher do influente Jean-Eric Chaligny, primeiro presidente da França. Nessa manhã duas vidas opostas vão cruzar-se: Ousmane Diakite, polícia da secção financeira de Bobigny e François Monge, o director da famosa esquadra criminal de Paris. As suas investigações vão levá-los ao outro lado do periférico.

Lawrence da Arábia (1962)
Lawrence of Arabia
O clássico de David Lean está de regresso aos cinemas. Baseado nas memórias do militar britânico T.E.Lawrence, Os Sete Pilares da Sabedoria, o filme acompanha as aventuras de Lawrence no deserto e a sua corajosa jornada que reuniu diversas facções árabes numa única frente contra o Império Turco, aliado da Alemanha, durante a Primeira Guerra Mundial.

Photo (2012)
A mãe acaba de morrer e o pai não é aquele que ela julgava. Elisa sente-se perdida entre um passado incerto e um futuro fechado pela perspectiva do casamento. A sua busca de um pai improvável, que é também uma fuga ao presente, leva-a de Paris a Lisboa, do fantasma dos anos 70 aos primeiros anos de um novo século.

Renoir (2012)
Também de França chega Renoir. Em Côte d'Azur, no ano de 1915, nos seus últimos anos Pierre-Auguste Renoir (Michel Bouquet) é atormentado pela morte da sua mulher, as dores da artrite reumatóide e a terrível notícia de que o seu filho Jean (Vincent Rottiers) foi ferido em combate. Mas o aparecimento da jovem Andrée (Christa Theret) desperta no velho pintor uma nova e totalmente inesperada energia. A bela Andrée torna-se a última musa de Renoir e fonte do seu notável rejuvenescimento. De volta a casa para convalescer, Jean acaba também por se apaixonar pela misteriosa ruiva, perante a oposição feroz do seu pai. À medida que a paixão cresce, dentro de um Jean frágil e atormentado pela guerra, começa a florescer um realizador.

Só Precisamos de Amor (2012)
Den skaldede frisør
Directamente da Dinamarca, Só Precisamos de Amor é o novo filme de Susanne Bier. Depois de apanhar o seu marido na cama com uma jovem colega de trabalho, Ida decide viajar sozinha para Sorrento, em Itália, onde vai realizar o casamento da filha. No caminho, tem um pequeno acidente de carro e conhece Philip, o pai do noivo, causando de imediato uma primeira má impressão. Já na casa à beira-mar onde Philip viveu em tempos com a falecida mulher, uma série de confusões e mal entendidos acontecem, mas aquela primeira impressão depressa se desvanece, e Ida pode bem ter encontrado a oportunidade de refazer a sua vida.

domingo, 5 de maio de 2013

Sugestão da Semana #62

E numa semana de muitas estreias mas onde nenhum dos títulos merece verdadeiro destaque, a Sugestão da Semana - que surge excepcionalmente num formato um pouco diferente - debruça-se sobre o cinema português. Uma oportunidade quase rara é a de assistir a três curtas-metragens nacionais numa só sessão, mas é isso mesmo que a produtora O Som e a Fúria nos proporcionam desde Quinta-feira passada.


AS ONDAS, de Miguel Fonseca
SINAIS DE SERENIDADE POR COISAS SEM SENTIDO, de Sandro Aguilar
SOLO, de Mariana Gaivão