sábado, 26 de março de 2022

Oscars 2022: As Actrizes Secundárias

Começo a análise pré-Oscars aos nomeados com a categoria de Melhor Actriz Secundária. Uma veterana e já vencedora de um Oscars e quatro estreantes nas nomeações para a estatueta dourada, reúne-se um grupo de interpretações de qualidade e bastante equilibradas. Eis as nomeadas, por ordem de preferência.


1. Kirsten Dunst (The Power of the Dog)


Kirsten Dunst sofre e desespera como Rose, a jovem viúva que vê no casamento com George a esperança de uma vida feliz, arruinada pelo cunhado Phil. Protectora do filho, que sabe não se enquadrar com as expectativas da sociedade, compreende-o e apoia-o. Uma estranha em terra estranha, solitária e inadaptada à nova vida: o seu rosto espelha o desencanto que sente, e os seus actos a revolta que tenta esconder.

2. Jessie Buckley (The Lost Daughter)

A prestação de Jessie Buckley na pele de Leda enquanto jovem é quase a de uma actriz principal - com menos tempo de antena. Mais ingénua, dividida entre trabalho, tarefas domésticas e o cuidado das filhas, Leda experimenta a harmonia e o desespero, e toma as decisões mais polémicas do filme. Da sua parte, Buckley entrega-se à personagem de corpo e alma.

3. Ariana DeBose (West Side Story)

Ariana DeBose tinha em mãos um papel de grande responsabilidade, ou não tivesse já sido interpretado (e premiado com um Oscar) por Rita Moreno. Como Anita, Ariana canta, dança e emociona-se. É uma mulher determinada e apaixonada, mas dificilmente se deixa levar pelo coração. Será a provável vencedora e será merecido, ainda que tenha concorrentes à altura.

4. Judi Dench (Belfast)

Belfast não terá sido um desafio para Judi Dench, com uma carreira tão longa e muitos papéis icónicos. Ora, é claro que é fabulosa na pele desta avó atenta e de conselho pronto a dar.

5. Aunjanue Ellis (King Richard)

Aunjanue Ellis interpreta a mãe de Serena e Venus Williams, que também se torna treinadora quando é necessário e aguenta todas as exigências do marido. Apesar disso, sabe impor-se quando necessário, mas é apenas um apoio para a família. A actriz é competente no papel, mas não se distingue tanto como as restantes nomeadas.

Sem comentários: