sábado, 7 de novembro de 2020

Caminhos do Cinema Português 2020 divulga programa das Secções Competitivas

O Festival Caminhos do Cinema Português divulgou a programação das três secções competitivas. O evento regressa a Coimbra de 9 de Novembro a 5 de Dezembro, com sessões no Cinema Avenida - Estúdio 2 e no Teatro Académico de Gil Vicente.

Listen, de Ana Rocha de Sousa

Serão quase 150 os filmes exibidos ao longo desta 26.ª edição do festival. A Selecção Caminhos conta com 44 filmes, entre eles: Um Animal Amarelo, de Felipe Bragança, Surdina, de Rodrigo Areias, Patrick, de Gonçalo Waddington, Entre Leiras, de Cláudia Ribeiro, O Fim do Mundo, de Basil da Cunha, Listen, de Ana Rocha de SousaNheengatu - A Língua da Amazónia, de José Barahona, O Cordeiro de Deus, de David Pinheiro Vicente, Fantasmas do Império, de Ariel de Bigault, e 28½, de Adriano Mendes. Submissão, de Leonardo António, e Aos Nossos Filhos, de Maria de Medeiros, terão a sua estreia nacional nesta secção do Caminhos

De destacar são também a Seleção Ensaios, que  reúne trabalhos de escolas portuguesas e estrangeiras, e a Seleção Outros Olhares, com exercícios ensaísticos e experimentais. Na primeira encontram-se títulos como: Offbeat, de Myrte Ouwerkerk, Mãos de Prata, de Catarina Gonçalves, Panopticon, de João Pedro Mateus, Loop, de Ricardo M. Leite, Nestor, de João Gonzalez, e Corte, de Afonso Rapazote e Bernardo Rapazote, entre muitos outros. 

O painel de jurados da Selecção Caminhos é constituído pela animadora e ilustradora Joana Toste, o realizador João Nuno Pinto, as produtoras Pandora da Cunha Telles e Tathiani Sacilotto e o dramaturgo Tiago Salazar. O Júri de Imprensa CISION é composto pelo jornalista Manuel Halpern, a editora da Cision Portugal Patrícia Troca e a jornalista e crítica Teresa Vieira. Já o Júri Ensaios conta com o realizador David Bonneville, a professora e investigadora Raquel Schefer e a socióloga e investigadora Tânia Leão. Por fim, o Júri Outros Olhares é composto pelo ilustrador André Caetano, o músico e locutor Emanuel Botelho e o designer e professor Nuno Coelho

Este ano, o Caminhos estende a programação ao longo de quase um mês, de forma a reduzir "o número de contactos e interacções", havendo apenas duas sessões por dia no mesmo espaço, com mais medidas de segurança. A cerimónia de encerramento acontece na noite de 28 de Novembro, mas o Caminhos terá ainda para apresentar mostras paralelas e exposições até ao dia 5 de Dezembro.

Todas as informações sobre o festival, programa completo e horários das sessões podem ser consultados em https://www.caminhos.info/.

Sem comentários: