mw-billboard

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

25.º Caminhos do Cinema Português: De 22 a 30 de Novembro em Coimbra

A 25.ª edição do Festival Caminhos do Cinema Português acontece de 22 a 30 de Novembro, em Coimbra. Este ano, Isabel Ruth irá receber o Prémio Ethos.


No dia 22 de Novembro, às 21h45, o festival abre a celebrar Isabel Ruth, homenageada nesta edição. Um número artístico vai reunir, no mesmo palco, a melodia da guitarra de Coimbra e os ritmos electrónicos do DJ Stereossauro

As secções competitivas Outros Olhares, Seleção Ensaios e Seleção Caminhos apresentam diversos filmes a concurso como: Les Extraordinaires Mésaventures de la Jeune Fille de Pierre, de Gabriel AbrantesEm Caso de Fogo, de Tomás Paula Marques, Erva Daninha, de Guilherme Daniel, Past Perfect, de Jorge Jácome, Eva, de Bernardo Lopes, Dia de Festa, de Sofia Bost, Raposa, de Leonor Noivo, e Actos de Cinema, de Jorge Cramez.


A questão de memória no cinema português é apresentada, este ano, em filmes como Fordlandia Malaise, de Susana de Sousa Dias, Variações, de João Maia, Serpentário, de Carlos Conceição, e Vitalina Varela, de Pedro Costa. Ainda de destacar é a projecção do filme de Tiago Guedes, Tristeza e Alegria na Vida das Girafas, que estreou dia 21 nas salas de cinema; bem como de outros títulos que já passaram (em sala ou festivais) ou ainda vão estrear: Mutant Blast, de Fernando Alle, Prazer, Camaradas!, de José Filipe Costa, Um Punk Chamado Ribas, de Paulo Antunes, Alva, de Ico Costa, Batida de Lisboa, de Rita Maia e Vasco Viana, Campo, de Tiago Hespanha, Gabriel, de Nuno Bernardo, Hálito Azul, de Rodrigo Areias, Viveiro, de Pedro Filipe Marques, Infância, Adolescência, Juventude, de Rúben Gonçalves, Vadio – Não Sou Poeta, de Stefan Lechner, Golpe de Sol, de Vicente Alves do Ó, entre outros.

Serão realizadas ainda três exposições: Caminhos em Cartaz, que promove a programação da Selecção Caminhos na FLUC e coloca os Pósteres do seus filmes a lutar pelo Prémio de Melhor Cartaz; no TAGV estarão patentes a exposição Ethos, em homenagem a Isabel Ruth, na Sala Branca, e, no bar do Teatro, a exposição 25 anos, 25 ilustradores, propondo uma nova roupagem para algumas obras do Cinema Português.

As sessões do Caminhos decorrem no Teatro Académico de Gil Vicente, Mini-Auditório Salgado Zenha e Cinemas NOS do Alma Shopping, em Coimbra.

Toda a programação e informação pode ser consultada em https://www.caminhos.info/.

Sem comentários: