quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Caminhos do Cinema Português 2021: De 6 a 20 de Novembro, em Coimbra

A 27.ª edição do Festival Caminhos do Cinema Português acontece entre os dias 6 a 20 de Novembro, em Coimbra. A organização vai apresentar ainda a 1.ª edição do programa “incentivar” (a produção de cinema na região centro).

A Seleção Caminhos traz diversos títulos nacionais que se têm destacado ao longo do ano: A Metamorfose dos Pássaros, de Catarina Vasconcelos, Alcindo, de Miguel Dores, Diários de Otsoga, de Miguel Gomes e Maureen Fazendeiro, Sombra, de Bruno Gascon, No Táxi de Jack, de Susana Nobre, Hotel Royal, de Salomé Lamas, O Último Banho, de David Bonneville, Paraíso, de Sérgio TréfautVisões do Império, de Joana Pontes, entre muitas outras obras.

Na Selecção Ensaios, dedicada a filmes produzidos em contexto académico ou de formação técnica e profissional, encontram-se obras como: A Casa do Norte, de Inês Lima, Barbas de Baleia, de Mariana Bártolo, Baseado Numa História Verídica, de João Azevedo, Jamaika, de Alexander Sussman, O Intervalo, de Navid Nikkhah Azad, ou Viagem à Lua, de Leonor Arrimar.

A secção competitiva Outros Olhares apresenta uma selecção de obras, onde se destacam: A Nossa Terra, o Nosso Altar, de André GuiomarA Távola de Rocha, de Samuel BarbosaDiálogo de Sombras, de Júlio Alves, Mudança e Urubu é o Amigo Desconhecido, de Welket Bungué, e Timkat, de Ico Costa, entre outras.

Também na secção Turno da Noite, dedicado a obras mais subversivas, do erotismo ao terror ou fantástico, encontram-se filmes como A Máscara dos Porcos, de Tiago Pimentel, Meu Castelo, Minha Casa, de José Mira, Os Abismos da Alma, de Guilherme Daniel, ou Porque Odeias o Teu Irmão, de Pedro Martins e Inês Marques

Juntam-se ainda à programação as secções Filmes do Mundo, Filmes da Lusofonia e Juniores, esta última dedicada aos mais novos.

A par da programação competitiva e mostras do festival, há ainda algumas Sessões Especiais de filmes portugueses lançados ao longo do último ano, fora de competição. São eles: Eunice ou Carta a uma Jovem Actriz, de Tiago Durão, Checkmate, de Bruna PiantinoEcos da Vermelha, de Bruno Teixeira, Pathos Ethos Logos, Joaquim Pinto e Nuno LeonelO Movimento das Coisas, de Manuela Serra, e Mar Infinito, de Carlos Amaral.

As sessões acontecem na Casa do Cinema de Coimbra nos dias 3, 22, 23, 25, 26, 27, 29 e 30 de Novembro, sempre às 21h45. Consulta as datas em https://www.caminhos.info/2021/sessoes-especiais/. Mais informações e programação completa do Festival Caminhos do Cinema Português em https://www.caminhos.info/.

Sem comentários: