quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Estreias da Semana #475

Esta Quinta-feira, chegam aos cinemas portugueses cinco novos filmes, com James Bond a dominar as atenções. No streaming, contam-se mais duas estreias.

007: Sem Tempo Para Morrer (2021)
No Time to Die
Retirado do serviço activo, 007 tenta levar uma vida calma e pacífica na Jamaica quando recebe uma visita do seu amigo Felix Leiter, da CIA que procura ajuda para resgatar um cientista raptado. Mais perigosa do que inicialmente aparentava, a missão acaba por levar 007 até um misterioso vilão armado com uma nova e perigosa tecnologia.

Coisas de Homens (2021)
Des hommes
Foram chamados para combater na Argélia em 1960. Dois anos depois, Bernard, Rabut, Février e outros voltaram a França. Permaneceram em silêncio e viveram as suas vidas. No entanto, às vezes basta uma insignificância, um aniversário, um presente que cabe no bolso, e 40 anos depois o passado irrompe na vida de quem pensava poder negá-lo.

France (2021)
Paris, na atualidade. A famosa jornalista France de Meurs corre entre a presença na televisão, as reportagens numa guerra distante e a agitada vida familiar. Um mundo frenético de grande visibilidade interrompido por um estranho acidente de viação. A inesperada irrupção da realidade muda tudo. France tenta abrandar a rotina e levar uma vida simples e anónima, mas a fama continua a persegui-la...

Imunes (2020)
Songbird
Em 2024, uma pandemia arrasa o mundo e as suas cidades. Durante uma quarentena, Nico, um jovem que tem uma rara imunidade à doença, tem de superar a lei marcial, vigilantes assassinos e uma família poderosa para se reunir com, Sara, a mulher que ama.

Um Monstro de Mil Cabeças (2015)
Un Monstruo De Mil Cabezas
Uma mulher luta desesperadamente para conseguir o tratamento médico necessário para o marido doente. Mas diante da corrupção e má vontade da empresa de seguros, ela decide tomar medidas drásticas para garantir os seus direitos.

Amazon Prime Video

Estreia a 1 de Outubro:

Bingo Hell (2021)
Após 60 e poucos anos, a activista de bairro Lupita (Adriana Barraza) descobre que o seu amado salão de bingo local foi tomado por um misterioso homem de negócios chamado Sr. Big (Richard Brake). Reúne os velhos amigos para lutar contra o empresário, mas quando estes começam a aparecer mortos em circunstâncias horríveis, Lupita descobre subitamente que a gentrificação é o menor dos seus problemas. Algo aterrorizante fez casa no tranquilo bairro de Oak Springs, e a cada grito de "Bingo!" outra vítima cai presa da sua presença diabólica. À medida que os prémios em dinheiro aumentam e número de corpos sobe, Lupita tem de enfrentar a constatação de que este jogo leva literalmente tudo.

Netflix Portugal

Estreia a 1 de Outubro:

O Culpado (2021)
The Guilty
O filme tem lugar ao longo de uma única manhã num centro de atendimento de chamadas de emergência. O operador Joe Baylor (Jake Gyllenhaal) tenta salvar um interlocutor em perigo - mas descobre que nada é o que parece, e enfrentar a verdade é a única saída.

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Globoplay chega a Portugal em Outubro

A plataforma de streaming da Globo, Globoplay, chega a Portugal a 14 de Outubro. Entre os conteúdos disponíveis estarão séries originais, novelas clássicas e inéditas, filmes, documentários, desporto, jornalismo, reality shows e variedades.

Para além dos seis canais lineares - TV Globo, Multishow, GloboNews, GNT, Premiere e VIVA -, a plataforma oferece um catálogo on demand, a que os assinantes poderão aceder através de smart TV, smartphone, tablet, computador ou notebook. 

Além do Brasil, a Globoplay já se encontra disponível nos EUA desde o início de 2020. Em Outubro, a plataforma alarga a sua operação a nível mundial ao ser lançada em Portugal e noutros países da Europa, e no Canadá. 

Para mais informações em https://www.vemaigloboplay.com/.

Cinema-Concerto 'Charlie Chaplin' no MaiaShopping a 3 de Outubro

O MaiaShopping recebe o Cinema-concerto Charlie Chaplin, com orquestra ao vivo, no dia 3 de Outubro. O espectáculo tem entrada livre.

Este cine-concerto vai exibir dois filmes de Charlie Chaplin - O Emigrante e A Loja de Penhores (The Pawnshop) - que serão acompanhados pela Orquestra da Costa Atlântica, dirigida pelo maestro Luís Miguel Clemente, e constituída por 16 músicos com instrumentos de cordas, sopros e percussão.

O espectáculo irá decorrer na Sala 1 dos Cinemas NOS do MaiaShopping, no Piso 2, às 11h30, e dirige-se a maiores de quatro anos. Embora seja gratuito, o evento requer inscrição em maiashopping.pt.



Data: 3 de Outubro, Domingo

Horário: 11h30

Local: MaiaShopping, Piso 2, Cinemas NOS

Entrada: Gratuita

Reservas online em: www.maiashopping.pt (limitação da sala: 123 lugares)

Idade: M/4 anos

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Festa do Cinema Italiano 2021: A partir de 2 de Novembro, com homenagem às divas

A 14.ª Festa do Cinema Italiano percorre o país a partir de 2 de Novembro e presta homenagem às divas do cinema italiano, assinalando também os 20 anos dos confrontos antiglobalização na Cimeira do G8 em Génova.

Este ano, a Festa dedica um programa às grandes actrizes e intérpretes do cinema italiano através de Siamo Donne - Divas do Cinema Italiano, uma retrospectiva (secção Amarcord) em colaboração com a Cinemateca Portuguesa. Será um ciclo com mais de 15 filmes, do cinema mudo à actualidade. 

Entre os filmes em destaque estão: Além do Bem e do Mal (Al di là del bene e del male, 1977), de Liliana Cavani , com Virna Lisi, que "conta a história do triângulo amoroso entre o filósofo Nietzsche, a russa Lou von Salomé e o judeu alemão Paul Rée"; Malizia (Malícia, 1973), de Salvatore Samperi , "sobre uma mulher provocadora e muito sensual", que transformou Laura Antonelli num símbolo sexual na Itália da época; e Malombra (1917), de Carmine Gallone, filme mudo que adapta o romance homónimo de 1881, de Antonio Fogazzaro. Outras actrizes em foco nesta retrospectiva são Sophia Loren, Monica Vitti, Silvana Mangano, Claudia Cardinale, Alida Valli, Anna Magnani e muitas mais nomes.

A acompanhar este programa no feminino (e para além da imagem desta edição partir desta referência), a Festa do Cinema Italiano apresenta a exposição fotográfica PHOTOCALL - Atrizes do Cinema Italiano, realizada em colaboração com o Museu de Cinema de Turim. 

O festival assinala ainda os 20 Anos dos confrontos da Cimeira do G8, em Génova, com uma mesa redonda com vários convidados e com a projecção de filmes e documentários relacionados com a temática, entre eles, Diaz - Don't Clean Up This Blood, de Daniele Vicari.  

Uma das novidades desta edição será a presença na Culturgest, em Lisboa, de 6 a 10 de Novembro com filmes, debates e outras actividades.

A Festa do Cinema Italiano acontece de 2 a 10 de Novembro, em Lisboa (Cinema São Jorge, UCI El Corte Inglés, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, Culturgest), de 2 a 4 de Novembro em Coimbra (TAGV – Teatro Académico Gil Vicente), de 3 a 5 de Novembro, em Beja (Pax Júlia Teatro Municipal), de 4 a 7 de Novembro, em Setúbal (Auditório Charlot), de 4 a 7 de Novembro, em Penafiel (Cinemas Cinemax), de 4 a 10 de Novembro no Porto (Cinema Trindade), de 4 a 7 de Novembro, em Cascais (Cinema da Villa), 6 e 7 de Novembro, em Alverca do Ribatejo (TEIV – Teatro Estúdio Ildefonso Valério), de 15 a 16 de Novembro, em Aveiro (Teatro Aveirense), de 18 a 25 de Novembro, em Tomar (Cine-Teatro Paraíso), de 23 a 26 de Novembro, em Almada (Auditório Fernando Lopes Graça), seguindo para outras cidades portuguesas a anunciar em breve.

A programação completa será anunciada em breve. Mais informações sobre a Festa do Cinema Italiano em https://festadocinemaitaliano.com/.

domingo, 26 de setembro de 2021

Sugestão da Semana #474

Das estreias da passada Quinta-feira, a Sugestão Semana destaca o novo filme de Woody AllenRifkin's Festival

RIFKIN'S FESTIVAL


Ficha Técnica:
Título Original: Rifkin's Festival
Realizador: Woody Allen
Elenco: Wallace Shawn, Gina Gershon, Louis Garrel, Elena Anaya, Enrique Arce, Steve Guttenberg, Christoph Waltz, Sergi López
Género: Comédia
Classificação: M/12
Duração: 88 minutos

sábado, 25 de setembro de 2021

Queer Lisboa 25: Vencedores

O Queer Lisboa 25 terminou este Sábado, 25 de Setembro, e na Sessão de Encerramento foram anunciados os vencedores desta edição. Minyan, de Eric SteelLas Flores de la Noche, de Eduardo Esquivel e Omar Robles; e Fou de bassan, de Yann Gonzalez, foram alguns dos filmes premiados da noite.

Eis a lista completa de vencedores:

Competição Longas-Metragens

Melhor Filme: Minyan, Eric Steel (EUA, 2020) 

Menção Especial: Até o Fim, Glenda Nicácio, Ary Rosa (Brasil, 2020) 

Prémio do Público: La Nave del Olvido, Nicol Ruiz (Chile, 2020)


Competição Documentários

Melhor Filme: Las Flores de la Noche, Eduardo Esquivel, Omar Robles (México, 2020)

Menção Especial: Sedimentos, Adrián Silvestre (Espanha, 2021)

Prémio do Público: Limiar, Coraci Ruiz (Brazil, 2020)


Competição Curtas-Metragens

Melhor Filme: Fou de bassan, Yann Gonzalez (França, 2021)

Menção Especial: Hi, Sweety., Celeste Prezioso (Argentina, 2020)

Prémio do Público: Dustin, Naïla Guiguet (França, 2020)


Competição In My Shorts

Melhor Filme: Scum Mutation, Ov (França, 2020)

Menção Especial: Jo, Ann Sophie Wieder (França, 2020)


Competição Queer Art

Melhor Filme: Vaga Carne, de Ricardo Alves Jr., Grace Passô (Brasil, 2019)


O Queer Lisboa 26 está marcado para as datas de 16 a 24 de Setembro de 2022. Mais informações sobre o festival em https://queerlisboa.pt/.

sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Cinema na TV generalista no fim-de-semana: Setembro #4

FEST 2021 fecha programa com Irvine Welsh, Tony Grisoni e Tetsuo Nagata em Espinho

A 17.ª edição do FEST - Novos Realizadores | Novo Cinema já tem programa fechado, com o anúncio de presenças de destaque e outras novidades.

De regresso ao Multimeios de Espinho, estará um alargado programa de actividades profissionais. No Training Ground estarão a cineasta Isabel Coixet, o escritor Irvine Welsh, o argumentista Tony Grisoni, o director de fotografia Tetsuo Nagata, a consultora de cinema Dörte Schneider e o editor de som Eddy Joseph

O programa PRO completa-se com dias temáticos que olham para o presente e futuro da indústria cinematográfica: Dia de Produção Virtual, que contará com masterclasses dedicadas ao tema, orientadas pela produtora da Epic Games, Nancy Xu, e o produtor executivo da Glassbox Technologies, Johannes Wilkes; e o dia dedicado à Representação e a Relação Actor/Realizador, que conta já com as confirmações da directora de casting Nancy Bishop e a acting manager Caprice Crawford.

O tema central desta edição do FEST é a Esperança, onde será incorporado um olhar transversal pelas obras de cineastas emergentes da actualidade, nas competições do Lince de Ouro e Lince de Prata; uma selecção de obras produzidas em Portugal, no Grande Prémio Nacional; e uma retrospectiva do trabalho da realizadora catalã Isabel Coixet em Espinho e na Culturgest, em Lisboa. A Catalunha será o destaque na secção Flavours of the World, que integrará dois programas de curtas dedicados ao potencial criativo da região.

O FEST vai ainda receber a antestreia dos dois primeiros episódios de Capitães do Açúcar, série realizada pelo espinhense Ricardo Leite, a estrear em breve na RTP. A série retrata um grupo de estudantes das Belas Artes do Porto, que se envolvem num esquema de produção e distribuição de uma substância psicotrópica chamada Açúcar. De destacar também é o filme de encerramento, The Sacred Spirit, de Chema Garcia Ibarra.

A 17.ª edição do FEST acontece entre 4 e 11 de outubro nas cidades de Espinho, Porto e Lisboa. Haverá ainda 14 filmes disponível na plataforma de streaming Filmin.

Mais informações sobre o festival em https://site.fest.pt/pt.

Cinema Drive-In regressa ao AlgarveShopping de 24 a 26 de Setembro e de 8 a 10 de Outubro

A 2.ª edição do Cinema Drive-In no AlgarveShopping acontece entre os dias 24 e 26 de Setembro e de 8 a 10 de Outubro, às 21h30. Serão, ao todo, seis sessões gratuitas no parque de estacionamento exterior.

A programação arranca esta Sexta-feira, 24 de Setembro, com o filme de animação As Aventuras de Sammy — A Passagem Secreta. No dia 25, é a vez de My Little Pony The Movie — A Magia dos Póneis; e, no Domingo, 26, será exibido o filme português Ladrões de Tuta e Meia

Em Outubro, no dia 8, poderá ser visto Upsss! Lá Se Foi a Arca; no dia 9, chega Power Rangers; e Masterminds — Golpada de Mestre encerra o fim-de-semana, no dia 10. 

Ainda que as sessões de Cinema Drive-In sejam gratuitas, é necessário efetuar inscrição em algarveshopping.pt para garantir o seu lugar — cada inscrição inclui a participação de todos os ocupantes do mesmo carro. As sessões têm início às 21h30, sendo o check-in realizado entre as 20h30 e as 21h00 na zona norte do parque de estacionamento exterior.

Calendário de sessões:

As Aventuras de Sammy — A Passagem Secreta – 24 de Setembro | 88 minutos | Animação/Infantil

My Little Pony The Movie — A Magia dos Ponéis – 25 de Setembro | 99 minutos | Animação/Infantil

Ladrões de Tuta e Meia – 26 de Setembro | 120 minutos | Comédia Portuguesa

Upsss! Lá Se Foi a Arca – 8 de Outubro | 87 minutos | Animação/Infantil

Power Rangers – 9 de Outubro | 124 minutos | Ação e Aventura

Masterminds — Golpada de Mestre – 10 de Outubro | 96 minutos | Comédia

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Estreias da Semana #474

Esta Quinta-feira, chegam aos cinemas portugueses seis novos filmes, entre eles a mais recente longa-metragem de Woody Allen, Rifkin's Festival. Contam-se também mais três estreias nas plataformas de streaming.

Agente Haxe (2020)
La Daronne
Patience Portefeux (Isabelle Huppert) trabalha na polícia como intérprete de francês e árabe, especializada em escutas telefónicas na unidade de narco-tráfico. O trabalho é duro, mal pago e nem o pequeno romance com o comandante o torna mais entusiasmante. Um dia, ao escutar traficantes procurados, apercebe-se de que um deles é filho da mulher que toma conta da sua mãe. Decide protegê-lo e dá por si no meio de uma rede de droga. Quando mete as mãos num grande carregamento de haxixe, com a ajuda do seu novo parceiro, um antigo cão-polícia, aproveita a oportunidade e torna-se a Agente Haxe, uma dealer por grosso, graças à sua experiência de campo e toda a informação privilegiada que consegue no trabalho.

Até à Morte (2021)
Till Death
Emma (Megan Fox) sente-se presa num casamento moribundo. Como surpresa para o 10.º aniversário, o marido leva-a até uma casa isolada à beira de um lago onde prepara um serão romântico. Antes que Emma tenha tempo para fazer perguntas, Mark algema-se a ela, levanta uma arma e dá um tiro na cabeça. Emma fica em choque. Coberta pelo sangue do marido, tenta perceber o que aconteceu e como sair daquela situação. Dá por si presa na casa do lago, no meio do nada, em pleno Inverno, sem roupa para trocar, sem telefone para pedir ajuda, sem um carro que funcione, sem objetos que lhe permitam libertar-se do corpo e das algemas. Mas esse é apenas o início do plano retorcido de Mark... Será Emma capaz de enfrentar o seu pior pesadelo e libertar-se finalmente – e literalmente – do seu casamento morto?

Copshop - Não Fazemos Prisioneiros (2021)
Copshop
Através do deserto do Nevada, num carro cravado de balas, o vigarista Teddy Murretto traça um plano para se esconder do assassino Bob Viddick: espancar a agente da polícia Valerie Young para ser preso e encarcerado na esquadra de uma pequena cidade. Mas a prisão não pode proteger Murretto por muito tempo, e Viddick em breve planeia o seu próprio caminho para a detenção e acaba numa cela próxima. A chegada de outro assassino lança o caos total e as ameaças crescentes forçam Viddick a ser criativo se quiser terminar o trabalho e escapar à situação explosiva.

Nova Ordem (2020)
Nuevo Orden
Num futuro próximo, um levantamento popular na Cidade do México interrompe um casamento que se realiza na propriedade de uma família rica. Assim que os motins são reprimidos e o exército mexicano usa a desordem causada como pretexto para estabelecer uma ditadura, a família descobre que a noiva desapareceu e tenta chegar a acordo com os militares para que ajudem a encontrá-la.

Rifkin's Festival (2020)
O cinéfilo Mort Rifkin (Wallace Shawn) acompanha a mulher, a assessora de imprensa Sue (Gina Gershon), ao Festival de Cinema de San Sebastián, em Espanha, pois teme que o fascínio dela por um cliente, o jovem realizador Philippe (Louis Garrel), não seja meramente profissional. Mort espera ainda aliviar a pressão que sente para escrever um primeiro romance que corresponda aos seus exigentes padrões. Aqui, Mort deixa-se envolver pelos clássicos do cinema de mestres como Bergman, Fellini, Godard, Truffaut e Buñuel, sobre os quais deu aulas na faculdade. O encantamento de Sue por Philippe e o desdém de Mort por este, prejudicam a já desgastada relação conjugal. A disposição de Mort só melhora quando conhece a Dra. Jo Rojas (Elena Anaya), uma alma gémea a quem o casamento com o intempestivo pintor Paco (Sergi López) também traz sofrimento. Enquanto Sue passa os dias com Philippe, a relação entre Mort e Jo aprofunda-se e ele reaviva o amor pelo cinema clássico. Ao reflectir sobre a sua vida através do prisma desses grandes filmes, Mort encontra uma renovada esperança no futuro.

Silêncio - Vozes de Lisboa (2020)
Documentário que tem uma Lisboa gentrificada como pano de fundo. Seguindo os passos de Céline – uma estrangeira "local" que vive há 20 anos em Portugal – conhecemos Ivone Dias e Marta Miranda, duas artistas de diferentes gerações que lutam pela sobrevivência da sua arte e comunidade. A linguagem que partilham é o fado, um estilo de música tradicional que fala sobre a dureza da existência humana. Com as letras de fado a transportar-nos através da história, o filme explora a relação entre os fadistas e o mundo, sempre em mudança, que os envolve.

Netflix Portugal

Estreou a 22 de Setembro:

Intrusão (2021)
Intrusion
Quando um marido e uma esposa se mudam para uma pequena cidade, uma invasão deixa a esposa traumatizada e desconfiada de que as pessoas à sua volta podem não ser quem parecem.

Estreia a 24 de Setembro:

O Estorninho (2021)
The Starling
Uma mulher, que se ajusta à vida depois de uma perda, ocupa o seu tempo com um pássaro combativo que tomou conta do seu jardim - e com um marido que luta por encontrar um caminho.

Amazon Prime Video

Estreia a 24 de Setembro:

Birds of Paradise (2021)
Birds of Paradise acompanha a história de Kate Sanders, uma ambiciosa, sobredotada, mas algo maria-rapaz, aspirante a bailarina da Virgínia que, por ter poucos recursos financeiros, consegue uma bolsa para frequentar uma prestigiada Academia de Ballet Parisiense. Lá, a sua confiança e estabilidade emocional são postas à prova pela colega Marine Durand. Após o confronto inicial, a relação de ambas evolui para um novo patamar emocional e para uma união competitiva assente em mentiras e num despertar sexual, que culmina num forte desgaste, à medida que arriscam tudo para conseguir um lugar na Ópera de Paris. 

Festa do Cinema Francês 2021 anuncia programa completo

A 22.ª edição da Festa do Cinema Francês já tem programa fechado. Aos destaques já anunciados, junta-se um programa dedicado às novas vozes do cinema francês (em parceria com a ACID), um ciclo de cinema Fantástico, o programa Segunda Chance, que dará uma segunda oportunidade a filmes estreados durante a pandemia, e uma programação escolar e infanto-juvenil. 

Os dois filmes em estreia nacional - que integraram a selecção da ACID em Cannes - são Um Verão na Córsega, de Pascal Tagnati, sobre as relações e segredos familiares, e Autárquica, de Thomas Paulot, uma comédia sobre a política autárquica e a manipulação em tempo de eleições. 

O cinema fantástico chega pela primeira vez à Festa com uma selecção de cinco filmes: A Hora de Saída, de Sébastien Marnier, é um thriller interpretado por Laurent Lafitte, um professor substituto que tem de lidar com os planos de uma misteriosa turma de alunos prodígios; Elle, de Paul Verhoeven, narra a história de Michèle Leblanc (Isabelle Huppert), uma mulher de negócios bem sucedida, vítima de abuso sexual, que mantém uma relação com o seu agressor; Mandíbulas, o mais recente filme de Quentin Dupieux; Evolução, de Lucile Hadzihalilovic; e Clímax, de Gaspar Noé

A Festa do Cinema Francês irá recuperar 16 filmes estreados em período de pandemia e trazê-los novamente para o público. Miss, de Ruben Alves, Os Miseráveis, de Ladj Ly, A Troca das Princesas, de Marc Dugain, Doutor?, de Tristan Séguéla, Annette, de Leos CaraxRetrato De Uma Rapariga Em Chamas, de Céline Sciamma, ou O Homem Que Vendeu a Sua Pele, de Kaouther Ben Hania, entre outros.

A fechar o programa deste ano, a secção de cinema familiar e infanto-juvenil será composta por seis filmes de produção recente: Fahim, de Pierre-François Martin-Laval; Gagarine, de Fanny Liatard e Jérémy Trouilh; O Espaço Entre Nós, de Alice Winocour; Um Príncipe Em Apuros, de Michel Hazanavicius; Uma Pequena Mentira, de Julien Rappeneau; e Voo Para A Liberdade, de Nicolas Vanier.

A 22.ª edição do festival decorrerá nas seguintes datas: Lisboa (7 a 20 de outubro), Almada (12 a 16 de outubro), Oeiras (9, 10, 16, 17, 18 e 19 de outubro), Coimbra (12 a 16 de outubro), Porto (19 a 27 de Outubro), Braga (21 a 24 de outubro), Évora (28 a 31 de outubro), Viseu (28 a 31 de outubro) e Faro (21 a 24 de outubro). A Festa do Cinema Francês complementa-se com um programa especial online, em parceria com a plataforma Filmin.

Mais informações em https://www.festadocinemafrances.com/.

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Ciclo 'Alexander Kluge, a Utopia do Cinema': Até 10 de Novembro na Casa do Cinema Manoel de Oliveira

A Casa do Cinema Manoel de Oliveira, no Museu de Serralves, retoma o ciclo de cinema Alexander Kluge, a Utopia do Cinema, esta Quarta-feira, 22 de Setembro. O ciclo, desenvolvido em parceria com a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, prolonga-se até 10 de Novembro.

A sessão de dia 22 de Setembro, às 19h00, conta com a exibição de K de Kairosfilm e Todos os Sentimentos Creem Num Final Feliz - Sobre Alexander Kluge.

Será apresentada uma "entrevista sobre aspetos importantes da obra de Alexander Kluge em que este nos revela como as 'história de base' são as histórias de amor, e a 'intensificação' é a chave do seu trabalho. Trata-se de um fragmento de um documentário inacabado, cujo entrevistador é o poeta e documentarista francês Eric Sarner". Segue-se a projecção de mais um "documentário sobre o cineasta realizado por Angelika Wittlich. Nele visita-se Kluge no seu apartamento em Munique, que também acomoda um pequeno estúdio usado para os programas televisivos que produz, ou Kluge lê em voz alta e reconta histórias como a do bombardeamento de Halberstadt, a sua cidade natal." 

Conhece as restantes sessões do ciclo Alexander Kluge, a Utopia do Cinema:

26 SET | DOM | 18H00 

ABSCHIED VON GESTERN, 1966

Anita G. / Despedida de Ontem

88 min.


29 SET | QUA | 19H00 

BRUTALITÄT IN STEIN, 1961

Brutalidade em Pedra

Co-realizado com Peter Schamoni


DER 30. APRIL 1945: DER TAG, AN DEM HITLER SICH ERSCHOSS, 2013

30 de abril de 1945: O Dia em que Hitler se Suicidou


ICH WAR HITLERS BODYGUARD, 2015

Fui Guarda-Costas de Hitler


IN DER WALPURGISNACHT VOM 30. APRIL ZUM 1. MAI 1945. TRIPTYCHON, 2020

Na Noite de Walpurgis, de 30 de abril a 1 de maio de 1945. Tríptico

131 min.


3 OUT | DOM | 18H00 

GELEGENHEITSARBEIT EINER SKLAVIN, 1973

Trabalhos Ocasionais de uma Escrava

91 min.


6 OUT | QUA | 19H00 

HOMMAGE À MANOEL DE OLIVEIRA, 2019

Homenagem a Manoel de Oliveira


DER ZAUBER DER VERDUNKELTEN SEELE, 2007

A Magia da Alma Obscurecida


MEHRFACHBILDER FÜR 5 PROJEKTOREN, 2017

Múltiplas Imagens para 5 Projetores


BLINDE LIEBE – GESPRÄCH MIT JEAN-LUC GODARD, 2001

Amor Cego – Conversa com Jean-Luc Godard

87 min.


10 OUT | DOM | 18H00 

IN GEFAHR UND GRÖßTER NOT BRINGT DER MITTELWEG DEN TOD

No Perigo e Maior Angústia, o Caminho do Meio é o da Morte

90 min.


13 OUT | QUA | 19H00 

IM STURM DER ZEIT, 1985-2007

Na Tempestade do Tempo

76 min.


17 OUT | DOM | 18H00

DEUTSCHLAND IM HERBST, 1978

A Alemanha no Outono

De Alf Brustellin, Rainer W. Fassbinder, Alexander Kluge, Edgar Reitz, Katja Kupe, Hans Peter Cloos, Bernhard Sinkel, Volker Schlöndorff, Maximiliane Mainka, Beate Mainka-Jellinghaus

125 min.


20 OUT | QUA | 19H00

DER MIT DEN BILDERN TANZT, 2017

Dançando com as Imagens

90 min.


24 OUT | DOM | 18H00

DIE PATRIOTIN, 1979

A Patriota

121 min.


27 OUT | QUA | 19H00

HAPPY LAMENTO, 2018

90 min.


31 OUT | DOM | 18H00

DER ANGRIFF DER GEGENWART AUF DIE ÜBRIGE ZEIT, 1985

O Ataque do Presente ao Tempo que Resta

113 min.


1 NOV | SEG | 18H00

VERMISCHTE NACHRICHTEN, 1986

Informações Diversas

101 min.


3 NOV | QUA | 19H00

100 JAHRE SOS, 2013

100 Anos SOS

90 min.


7 NOV | DOM | 18H00

AUF DES MESSERS SCHNEIDE: 1929, 2020

No Fio da Navalha: 1929

83 min.


10 NOV | QUA | 19H00

NACHRICHTEN AUS DER IDEOLOGISCHEN ANTIKE: MARX – EISENSTEIN – DAS KAPITAL, 2008

Notícias da Antiguidade Ideológica: Marx – Eisenstein – O Capital

83 min. (versão curta)

A sessão será precedida por uma conferência do escritor António Guerreiro, intitulada Alexander Kluge: Fábulas de um Cineasta Obstinado.


Mais informações sobre este ciclo em https://www.serralves.pt/en/ciclo-serralves/2107-alexander-kluge-a-utopia-do-cinema/.

terça-feira, 21 de setembro de 2021

International Ocean Film Tour: Digressão por Portugal com selecção dos melhores filmes em Outubro e Novembro

O International Ocean Film Tour regressa a Portugal pelo terceiro ano, com a primeira digressão nacional, de Outubro a Novembro de 2021. A Best of Ocean Collection inclui quatro dos melhores filmes dos últimos sete anos, e cada evento terá um programa de apoio com anfitriões, oradores, convidados e sorteio de prémios. 

Para já, as cidades e vilas confirmadas que irão receber o evento são: Setúbal (2/10), Lisboa (4/10), Porto (13/10), Ponta Delgada (20/10), Portimão (27/10), Faro (29/10), Coimbra (3/11), Nazaré (6/11), Figueira da Foz (9/11) e Ericeira (13 e 14/11).

Os títulos a exibir nesta edição do Internacional Ocean Film Tour serão: Chasing The Thunder, um o thriller em alto mar onde Bob Barker, do Sea Shepherd, persegue caçadores ilegais na Antártida; The Weekend Sailor, onde uma tripulação amadora mexicana teve a coragem necessária para concorrer com a elite da vela, na primeira volta ao mundo à vela competitiva; Paradigm Lost, sobre a evolução do surfista Kai Lenny; e Sonic Sea, que mostra como a poluição sonora ameaça a vida sob as ondas.

O International Ocean Film Tour é produzido pela Moving Adventures Medien e apresentado em Portugal pela Adventure Entertainment. A digressão tem parceria com a Embaixada Britânica em Portugal, para enfatizar a organização do COP26 por parte do Reino Unido em Glasglow 2021. A digressão é cofinanciada pelo Programa Garantir Cultura, integrante dos apoios concedidos pelo Compete 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)

Para o programa, trailer, bilhetes e mais informações www.oceanfilmtour.pt.

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Porto/Post/Doc 2021: Theo Anthony em foco e Basir Mahmood com sessão especial

O Festival Porto/Post/Doc 2021 anunciou um foco na filmografia de Theo Anthony e uma sessão especial com obras de Basir Mahmood.

All Light, Everywhere, filme-ensaio sobre a videovigilância e a utilização de câmaras pelas forças policiais nos EUA, fez destacar o jovem cineasta Theo Anthony. A sua estreia na longa-metragem aconteceu em 2016, com Rat Film, sobre "os problemas raciais, de urbanismo, de influência estatal na segregação e as condições de vida de certas camadas da população mais pobres e racializadas de Baltimore". Foi, contudo, com a curta-metragem Subject to Review, "uma encomenda do canal televisivo de desporto ESPN, que Anthony se afirmaria enquanto autor". O filme, supostamente dedicado à utilização do sistema “olho de falcão” nos jogos profissionais de Ténis, revelava-se uma parábola sobre os limites da percepção da realidade e da justiça. O foco que o Porto/Post/Doc lhe dedica irá exibir: All Light, Everywhere (2021), Chop My Money (2014), Peace In The Absence Of War (2015), Rat Film (2016) e Subject To Review (2019). Theo Anthony estará no Porto para apresentar a retrospectiva. 

Espaço de Cinema Para o Ar Entrar e Circular é este o nome da sessão especial de 70 minutos, dedicada à obra do artista paquistanês Basir Mahmood. Uma selecção de seis trabalhos entre a videoarte e o cinema, que trabalham sobre o limites da percepção da realidade e revelam as recorrências e obsessões do realizador. Ainda presente na obra de Mahmood está "o subtexto político, tanto no choque cultural entre ocidente e oriente, como no papel da farsa na dramaturgia eleitoral ou o papel dominante da masculinidade e a violência de género que lhe está associada", a que se junta também "a sua relação com a história do cinema do seu país, e as ruínas de Lollywood (como é chamada a indústria de cinema do Paquistão, que nos anos 1970 foi a quarta maior do mundo, e hoje está reduzida a subprodutos televisivos)".

O Porto/Post/Doc realiza-se de 20 a 30 de Novembro no Teatro Municipal do Porto - Rivoli, Passos Manuel, Coliseu Porto Ageas, Casa Comum da Reitoria da Universidade Porto e Planetário do Porto - Centro Ciência Viva. Haverá ainda uma extensão ao online, onde será possível visualizar grande parte dos filmes seleccionados. 

Mais informações em http://portopostdoc.com/.


FOCO THEO ANTHONY

All Light, Everywhere, Theo Anthony, DOC, 2021, EUA, 109'

Chop My Money, Theo Anthony, DOC, 2014, Congo, 13'

Peace In The Absence Of War, Theo Anthony, DOC, 2015, EUA, 5'

Rat Film, Theo Anthony, DOC, 2016, EUA, 83'

Subject To Review, Theo Anthony, DOC, 2019, EUA, 37'

 

BASIR MAHMOOD

Espaço de Cinema Para o Ar Entrar e Circular

All Voices Are Mine, Basir Mahmood, DOC/EXP, 2018, Paquistão, 20'

Death, At Least Once, Basir Mahmood, DOC/EXP, 2020, 10'

Manmade, Basir Mahmood, DOC/EXP, 2010, 13'

Power Between Weak, Basir Mahmood, DOC, EXP, 2015, 4'

Sunsets, Everyday, Basir Mahmood, FIC, 2020, Itália, 15'

Thank You For Coming, Basir Mahmood, DOC, EXP, 2013, 7'

Emmy Awards 2021: Vencedores

Os Emmy Awards 2021 foram entregues na noite de Domingo, dia 19 de Setembro. Nesta 73.ª edição, The Crown e The Queen's Gambit foram as séries mais premiados.

Fica com a lista de vencedores:

Melhor Drama

The Boys (Amazon Prime Video)

Bridgerton (Netflix)

The Crown (Netflix)

The Handmaid's Tale (Hulu)

Lovecraft Country (HBO)

The Mandalorian (Disney Plus)

Pose (FX)

This Is Us (NBC)


Melhor Comédia

Black-ish (ABC)

Cobra Kai (Netflix)

Emily in Paris (Netflix)

Hacks (HBO Max)

The Flight Attendant (HBO Max)

The Kominsky Method (Netflix)

Pen15 (Hulu)

Ted Lasso (Apple TV Plus)


Melhor Minissérie

I May Destroy You (HBO)

Mare of Easttown (HBO)

The Queen's Gambit (Netflix)

The Underground Railroad (Amazon Prime Video)

WandaVision (Disney Plus)


Melhor Actor - Drama

Sterling K. Brown (This Is Us)

Jonathan Majors (Lovecraft Country)

Josh O'Connor (The Crown)

Regé-Jean Page (Bridgerton)

Billy Porter (Pose)

Matthew Rhys (Perry Mason)


Melhor Actriz - Drama

Uzo Aduba (In Treatment)

Olivia Colman (The Crown)

Emma Corrin (The Crown)

Elisabeth Moss (The Handmaid's Tale)

Mj Rodriguez (Pose)

Jurnee Smollett (Lovecraft Country)


Melhor Actor - Comédia

Anthony Anderson (Black-ish)  

Michael Douglas (The Kominsky Method)  

William H. Macy (Shameless)  

Jason Sudeikis (Ted Lasso)  

Kenan Thompson (Kenan)


Melhor Actriz - Comédia

Aidy Bryant (Shrill)

Kaley Cuoco (The Flight Attendant)

Allison Janney (Mom)

Tracee Ellis Ross (Black-ish)

Jean Smart (Hacks)


Melhor Actor em Minissérie ou Telefilme

Paul Bettany (WandaVision)

Hugh Grant (The Undoing)

Ewan McGregor (Halston)

Lin-Manuel Miranda (Hamilton)

Leslie Odom Jr. (Hamilton)


Melhor Actriz em Minissérie ou Telefilme

Michaela Coel (I May Destroy You)

Cynthia Erivo (Genius: Aretha)

Elizabeth Olsen (WandaVision)

Anya Taylor-Joy (The Queen's Gambit)

Kate Winslet (Mare of Easttown)


Melhor Telefilme

Dolly Parton's Christmas On The Square

Oslo

Robin Roberts Presents: Mahalia

Sylvie's Love

Uncle Frank


Melhor Actor Secundário - Drama

Giancarlo Esposito (The Mandalorian)

O-T Fagbenie (The Handmaid's Tale)

John Lithgow (Perry Mason)

Tobias Menzies (The Crown)

Max Minghella (The Handmaid's Tale)

Chris Sullivan (This Is Us)

Bradley Whitford (The Handmaid's Tale)

Michael K. Williams (Lovecraft Country)


Melhor Actriz Secundária - Drama

Gillian Anderson (The Crown)

Helena Bonham Carter (The Crown)

Madeline Brewer (The Handmaid's Tale)

Ann Dowd (The Handmaid's Tale)

Aunjanue Ellis (Lovecraft Country)

Emerald Fennell (The Crown)

Yvonne Strahovski (The Handmaid's Tale)

Samira Wiley (The Handmaid's Tale)


Melhor Actor Secundário - Comédia

Carl Clemons-Hopkins (Hacks)

Brett Goldstein (Ted Lasso)

Brendan Hunt (Ted Lasso)

Nick Mohammed (Ted Lasso)

Paul Reiser (The Kominsky Method)

Jeremy Swift (Ted Lasso)

Kenan Thompson (Saturday Night Live)

Bowen Yang (Saturday Night Live)


Melhor Actriz Secundária - Comédia

Aidy Bryant (Saturday Night Live)

Hannah Einbinder (Hacks)

Kate McKinnon (Saturday Night Live)

Rosie Perez (The Flight Attendant)

Cecily Strong (Saturday Night Live)

Juno Temple (Ted Lasso)

Hannah Waddingham (Ted Lasso)


Melhor Actor Secundário em Minissérie ou Telefilme

Thomas Brodie Sangster (The Queen's Gambit)

Daveed Diggs (Hamilton)

Paapa Essiedu (May Destroy You)

Jonathan Groff (Hamilton)

Evan Peters (Mare Of Easttown)

Anthony Ramos (Hamilton)


Melhor Actriz Secundária em Minissérie ou Telefilme

Renée Elise Goldsberry (Hamilton)

Kathryn Hahn (WandaVision)

Moses Ingram (The Queen's Gambit)

Julianne Nicholson (Mare Of Easttown)

Jean Smart (Mare Of Easttown)

Phillipa Soo (Hamilton)


Melhor Talk Show

Conan

The Daily Show With Trevor Noah

Jimmy Kimmel Live

Last Week Tonight With John Oliver

The Last Show With Stephen Colbert


Melhor Concurso

The Amazing Race

Nailed It

RuPaul's Drag Race

Top Chef

The Voice

Conhece todos os vencedores da 73.ª edição dos Emmy Awards em https://www.emmys.com/awards/nominees-winners.

FILM FEST – Festival de Cinema Musicado ao Vivo 2021: De 12 a 24 de Outubro em Setúbal

O FILM FEST – Festival de Cinema Musicado ao Vivo 2021 acontece de 12 a 24 de Outubro, em Setúbal, e visa promover e expandir o formato tradicional do cine-concerto.

Rapsódia satânica (1917), de Nino Oxilia

Esta 3.ª edição conta com 11 cine-concertos, dois dos quais para escolas e um para famílias, quatro oficinas de cinema direccionadas para as escolas e público juvenil e ainda duas palestras sobre o processo criativo na construção de bandas sonoras originais.

A apresentação pública do evento está marcada para dia 12 de Outubro, às 19h00 no espaço A Gráfica— Centro de Criação Artística, onde será disponibilizado o catálogo oficial, com informação detalhada da programação, e decorrerá um dos cine-concertos dedicados às mulheres pioneiras na indústria cinematográfica, com o filme Convite à Viagem (L’Invitation au voyage, 1927), de Germaine Dulac, musicado ao vivo por Sara Ribeiro (voz) e Alexandre Bernardo (guitarra). Os músicos Adolfo Luxúria CanibalAntónio Rafael e Miguel Pedro estarão em Setúbal no âmbito de uma residência artística para o Film Fest e marcarão presença neste dia.

O arranque oficial do Film Fest 2021 acontece no dia 14 de Outubro, às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi, com a actuação dos Mão Morta na sua versão Redux, musicando ao vivo o filme Rapsódia satânica (1917), de Nino Oxilia.

Destaque ainda para a exibição do filme português Surdina (2019), de Rodrigo Areias, musicado ao vivo por Tó Trips, que compôs a banda sonora da longa-metragem. O cine-concerto acontece no dia 15 de Outubro, às 21h30, no Cinema Charlot.

Surdina (2019), de Rodrigo Areias

No dia 21 de Outubro, às 21h30, o Fórum Municipal Luísa Todi recebe o filme Terje Vigen (1917), de Victor Sjöström, musicado ao vivo pelo Coro Setúbal Voz. No dia seguinte, às 21h30, o Cinema Charlot irá exibir o filme Viagem a Marte (1918), de Holger-Madsen, musicado ao vivo por Gonçalo Simões, Josefina Alcaide e Pedro Carvalho.

O festival foca-se na "relação entre a música e a imagem, onde a leitura de um filme pode ser completamente alterada em função da banda sonora escolhida – inclusivamente através da interpretação de composições musicais inéditas". O Film Fest quer também recuperar "filmes 'esquecidos' em arquivo e dar-lhes uma nova dimensão, com o objectivo de passar a mensagem de que o cinema mudo deve continuar a ser visto, tanto como manifestação artística como registo histórico-cultural insubstituível".

Mais informações sobre o Film Fest - Festival de Cinema Musicado ao Vivo e programação completa em:

www.festivalfilmfest.com

www.instagram.com/film.fest.pt

www.facebook.com/filmfest.pt

Prémios Sophia 2021: Vencedores

A cerimónia dos Prémios Sophia, que premeiam anualmente o cinema português, decorreu este Domingo à noite, no Casino Estoril. Listen e Mosquito foram os grandes vencedores desta 10.ª edição.


Eis a lista completa de vencedores:

MELHOR FILME

MELHOR REALIZADOR/A

MELHOR DOCUMENTÁRIO EM LONGA-METRAGEM
Alis Ubbo
Paulo Abreu (real.) Rodrigo Areias (prod.)
Um Bando à Parte


Viveiro
Pedro Filipe Marques (real.) Luís Urbano e Sandro Aguilar (prod.)
O Som e a Fúria

Zé Pedro Rock’n’Roll
Diogo Varela Silva (real. e prod.)
Hot Chilli Films

MELHOR SÉRIE/TELEFILME
A Espia
Jorge Paixão da Costa (real.) Pablo Iraola e Pandora da Cunha Telles (prod.)
Ukbar Filmes

Crónica dos Bons Malandros
Jorge Paixão da Costa (real.) Pablo Iraola e Pandora da Cunha Telles (prod.)
Ukbar Filmes

Esperança
Pedro Varela (real.) César Mourão, Pedro Varela (prod.)
lanche Filmes

Terra Nova
Joaquim Leitão (real.) Ana Costa (prod.)
Cinemate AS

MELHOR ARGUMENTO ORIGINAL

MELHOR ACTOR PRINCIPAL

MELHOR ACTRIZ PRINCIPAL

MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO

MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA
Ana Bustorff - Surdina
Teresa Sobral - Patrick

MELHOR DIRECÇÃO DE FOTOGRAFIA

MELHOR SOM

MELHOR MONTAGEM

MELHOR DIRECÇÃO ARTÍSTICA
Cláudia Lopes Costa - O Ano da Morte de Ricardo Reis
Nádia Henriques - Patrick

MELHOR GUARDA-ROUPA
Lola Sousa - O Nosso Cônsul em Havana
Silvia Grabowski - O Ano da Morte de Ricardo Reis

MELHOR EFEITOS ESPECIAIS/CARACTERIZAÇÃO
João Rapaz, ANIBRAIN e Paulo Leite - Inner Ghosts
Pedro Vicente e Rita de Castro - O Ano da Morte de Ricardo Reis

MELHOR MAQUILHAGEM E CABELOS
Bárbara Brandão - O Nosso Cônsul em Havana
Rita de Castro - O Ano da Morte de Ricardo Reis

MELHOR BANDA SONORA ORIGINAL
Bruno Pernadas - Patrick
Tó Trips - Surdina

MELHOR CURTA-METRAGEM DE FICÇÃO
Adeus Senhor António Júlia Buisel
A Margem Rodrigo Tavares
Nha Mila - Denise Fernandes

MELHOR CURTA-METRAGEM DE DOCUMENTÁRIO
A Vida Dura Muito Pouco - Dinis Leal Machado
Mulher Como Árvore - Alejandro Vásquez, Carmen Tortosa, Daniela Cajías, Flávio Ferreira e Helder Faria

MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO
Elo Alexandra Ramires
Estou? Pedro Martins

PRÉMIO SOPHIA ESTUDANTE
Alvorada - Carolina Neves - Escola das Artes – Universidade Católica Portuguesa
Mãos de Prata - Catarina Gonçalves - Escola das Artes – Universidade Católica Portuguesa
No Fim do Mundo - Abraham Escobedo-Salas - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Nós os Lentos Jeanne Waltz - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

PRÉMIO SOPHIA MELHOR FILME EUROPEU
J'accuse - O Oficial e o Espião, de Roman Polanski

PRÉMIO SOPHIA CARREIRA
Sinde Filipe
Maria do Céu Guerra